Incubadora de Negócios oferece suporte a novos empreendimentos ou projetos
Integrantes dos empreendimentos escolhidos terão a oportunidade de imersão em conceitos de inovação e empreendedorismo, de apoio para o refinamento e a validação do modelo de negócio, de mentoria e suporte para dúvidas, de desenvolvimento da rede de networking e de integração na rede de mentores

Publicado em: 06 de fevereiro de 2018 15h02min / Atualizado em: 07 de fevereiro de 2018 07h02min

Estão abertas, até o dia 16, as inscrições para o Processo Seletivo de Pré-Incubação de Projetos de Empreendedorismo, promovido pela Incubadora de Negócios (INNE), laboratório do Curso de Administração, da UFFS – Campus Chapecó. Conforme o Edital nº 1/INNE/UFFS/2017, são oferecidas quatro vagas para pré-incubação: uma para empreendimento tecnológico, uma para empreendimento cooperativista, uma para empreendimento tradicional e uma para empreendimento social.

Para a inscrição – que é gratuita – cada equipe deverá preencher um formulário digital. É necessário fornecer dados pessoais dos integrantes da equipe, currículos, resumo da ideia de negócio, descrição do estágio atual do negócio ou projeto, gravar um vídeo de cinco minutos explicando o projeto e enviar a declaração de disponibilidade horária.

As equipes podem sanar dúvidas até o dia da inscrição com os componentes da INNE. Para tal, é preciso agendar um horário, antes da inscrição, pelo (49) 2049-3749, ou por e-mail: inne@uffs.edu.br.

A equipe deve ser formada por no mínimo dois e no máximo quatro integrantes. Todos deverão ter idade igual ou superior a 18 anos. Os pré-incubados têm como compromisso se dedicar ao processo no mínimo 16 horas por semana e participar das capacitações e mentorias.

Os integrantes dos empreendimentos escolhidos terão a oportunidade de imersão em conceitos de inovação e empreendedorismo, de apoio para o refinamento e a validação do modelo de negócio, de mentoria e suporte para dúvidas, de desenvolvimento da rede de networking e de integração na rede de mentores.
“Oferecemos um suporte de imersão prática. Contribuímos na gestão e modelagem, o que dá uma segurança para o sucesso do negócio”, ressalta o coordenador geral da INNE, professor Humberto Tonani Tosta. Além dele, a INNE conta com três professores coordenadores de áreas: Fabrício Maia (Cooperativismo), Larissa Trindade (Tradicional e Social) e Graziela Tonin (Tecnológica).

A assessoria das áreas é feita por 16 estudantes de Graduação, de vários cursos, que atuam com a parte administrativa, de comunicação e de apoio ao incubado. Também contribuem no processo, mentores cadastrados ainda em 2017, que trazem suas experiências para a INNE e os empreendimentos pré-incubados.
Conforme Tosta, a Incubadora de Negócios optou pelo coworking, apostando que a interação traz bons resultados. O espaço tem conceito aberto, facilitando essa troca.

Para os estudantes, segundo Tosta, a oportunidade de atuar na incubadora é bastante relevante. Ao mesmo tempo que estão contribuindo com os empreendimentos incubados, os graduandos estão crescendo enquanto futuros profissionais e/ou empreendedores, e tornando-se visíveis ao mercado de trabalho. Naquele ambiente propício à inovação, podem reconhecer oportunidades de negócio e, quem sabe, futuramente, terem projetos ou negócios incubados. “Também passam a ter uma visão mais multidisciplinar, com empatia com outras áreas e se capacitando à medida que ajudam”, explica o professor.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 26 de fevereiro. O período de pré-incubação inicia em 15 de março.