Inaugurado Coworking Integra EJ
Espaço é adequado para que empresas juniores busquem soluções integradas para problemas complexos

Publicado em: 14 de dezembro de 2023 12h12min / Atualizado em: 14 de dezembro de 2023 13h12min

O Coworking Integra EJ foi inaugurado na tarde de terça-feira (12). O espaço abrigará as atividades das quatro Empresas Juniores (EJs) do Campus Chapecó. Também será um ponto de apoio do Núcleo Potência da Federação das Empresas Juniores do Estado de SC e um local de trocas, busca por resoluções de problemas coletivamente e ideias interdisciplinares.

Atualmente, na UFFS – Campus Chapecó, estudantes de quatro cursos têm organizadas suas Ejs: Sem Fronteiras Consultoria Jr, do curso de Administração; Fronteira Tec, do curso de Ciência da Computação; Ambienta Jr, do curso de Engrenharia Ambiental e Sanitária; e FCA Jr do curso de Agronomia. A sala de trabalho das quatro (e das demais que poderão ser criadas) está localizado na sala 106 do Bloco A.

A criação do Coworking Integra EJ foi possível a partir da proposição de um projeto no Edital de Apoio ao Empreendedorismo Universitário da Fapesc. Inserido no guarda-chuva do movimento Empreende UFFS, o projeto visa, além da construção do espaço físico do coworking, o desenvolvimento de competências empreendedoras nos membros das EJs, por meio de ações formativas e de capacitação.

Conforme a professora e coordenadora do projeto Integra EJ, Kelly Tosta, a partir da disponibilização da sala pela gestão do Campus, em julho, foi realizado o “planejamento coletivo, com apoio do Instituto Converse, empresa com experiência no planejamento de espaços colaborativos, e, assim concretizamos o sonho nesse espaço. Ainda faltam alguns detalhes mas o espaço já está funcional e pronto para a execução dos projetos!”, ressalta ela.

Antes, como relata a professora, as EJs tinham espaços improvisados e que não atendiam suas necessidades. O Coworking pode contribuir para o conforto das empresas juniores, além de gerar mais e melhores soluções. “Cada vez mais percebemos que os problemas da sociedade e das organizações são complexos e multidisciplinares. O espaço de coworking favorece o compartilhamento de ideias e a proposição de soluções coletivas, dialogadas e interdisciplinares para os problemas que se apresentam”, reforça ela.

A professora também destacou que o protagonismo estudantil despertado naqueles que vivenciam as empresas juniores e a possibilidade e esperança do espaço ser o “berço para novas EJs, especialmente nas licenciaturas”.

O Pró-Reitor de Graduação, Elsio Corá, na ocasião representando o Reitor, João Alfredo Braida, comemorou a inauguração do espaço. “Quem passa pelas empresas juniores tem diferenças – no trato, na participação, na interação. Também tem mais vontade de permanecer no curso, de ficar na universidade”. Por fim, ele agradeceu pelo empenho e parabenizou a todos pela concretização do Coworking.

O professor e coordenador do Empreende UFFS, Humberto Tosta, também bastante envolvido no movimento Empreende UFFS, ressaltou que a inauguração marca é um momento marcante tanto quanto em 2012, quando nasceu o primeiro projeto de EJ na universidade ou em 2016, quando foi fechado o acordo com o Sebrae. “É uma data muito importante para a UFFS. E é preciso ressaltar que esse espaço está em uma região que pouco sabe sobre a UFFS e não sabe o que é uma Empresa Junior. Este é um novo salto nos serviços e nas ações empreendedoras desta universidade”, frisou ele.

O estudante e vice-presidente da Ambienta Junior, Gabriel Luft, disse esperar que o espaço atraia novos estudantes e professores a criarem novos projetos. Além disso, deseja que haja ainda mais parcerias para trabalhos futuros.

O grupo já iniciou os trabalhos para a criação das regras de funcionamento do Coworking, com o apoio da mesma empresa que auxiliou o Impact Hub – ou seja, uma empresa com expertise, conforme a professora, que conseguiram contratar graças à Fapesc.

Além de ter contribuído com a expansão de novas EJs, inclusive em outros campi da UFFS, o movimento que nasceu no Campus Chapecó, mais especificamente com a Sem Fronteiras, promoverá, no próximo ano, o I Encontro MEJ. “A intenção é discutir o regramento institucional e falar sobre as demandas das EJs, finaliza a professora”.