Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação Brasileira inicia na sexta-feira (7)
Interessados em estudos e pesquisas na área podem participar

Publicado em: 06 de abril de 2017 11h04min / Atualizado em: 06 de abril de 2017 14h04min

Interessados em participar do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira e desenvolver pesquisas e estudos na área podem participar dos encontros que iniciam na sexta-feira (7).
Com reuniões quinzenais, o grupo discute temas ligados às suas linhas de pesquisa como Educação e Infância, Estudos Quantitativos em Educação e Estado, Políticas Educacionais e Instituições Escolares. Atualmente, o grupo dedica-se ao estudo da atual reforma do Ensino Médio na perspectiva da História da Educação Brasileira, revisitando as principais reformas do ensino secundário já realizadas no país.
Para coordenadora do grupo, Marilda Merencia Rodrigues, o aprofundamento deste debate, na atual conjuntura nacional, é de extrema relevância, já que a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, modifica importantes dispositivos da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, trazendo noções problemáticas sobre a concepção de docência e mexe diretamente com a matriz curricular das escolas de Educação Básica. “O grupo é um espaço que tem buscado contribuir para o fortalecimento do elo com a Graduação, buscando dar concretude à indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão”, explicou.
Neste semestre as reuniões acontecerão às sextas-feiras, das 16 às 18 horas, na sala 208 do Bloco B, do Campus Chapecó. As reuniões do primeiro semestre ocorrerão nas seguintes datas: 7/4, 28/4, 12/5, 26/5, 9/6, 23/6, 7/7 e 21/7.