Audiência Pública sobre II COEPE tem grande público na UFFS – Campus Chapecó

Publicado em: 21 de fevereiro de 2017 19h02min / Atualizado em: 07 de março de 2017 08h03min

A UFFS – Campus Chapecó realizou, nesta terça-feira (21), a Audiência Pública preparatória para a II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE). O auditório do Bloco A esteve cheio, já que dirigentes, professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFFS estiveram presentes, assim como representantes de movimentos sociais.

Auditório com público sentado de costas em nível mais baixo do que a mesa de honra, cujos oito componentes estão voltados para frente

A diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, iniciou o evento tratando da questão do “popular”. Ela abordou aspectos e reflexões feitas pela mestra em Educação pela UFFS e diretora de Cultura da instituição, Marlei Dambrós. Ressaltou que, como concluiu Marlei, não há um entendimento único sobre “popular”.

A vereadora Marcilei Vignatti falou em nome do Legislativo Municipal. Citou que mais de 90% dos estudantes da Graduação saíram da Escola Pública e comentou a pertinência dos debates da audiência.

O vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, comentou os desafios da UFFS desde sua criação, como ter inclusão social e excelência acadêmica, manter o diálogo entre as comunidades regional e acadêmica, realizar, ao mesmo tempo, a expansão e a consolidação da Instituição. Lembrou que quando a I COEPE foi realizada, a UFFS tinha apenas um terço dos professores que tem agora e que, também por esse motivo, é necessário retomar as discussões.

Num segundo momento, os pró-reitores de Graduação, João Alfredo Braida, e de Extensão e Cultura, Emerson Neves da Silva, e os diretores de Pesquisa, Rosiléa Garcia França, e de Pós-Graduação, José Carlos Radin, traçaram um panorama de suas áreas desde a realização da I COEPE.

Depois, o público pode levantar temas que serão debatidos nos fóruns temáticos. Foram inquietações, problemáticas e possíveis soluções envolvendo a UFFS – Campus Chapecó. Por fim, os temas dos fóruns foram ajustados. A partir desta audiência até o mês de setembro, grupos discutirão os seguintes temas:

- Agricultura Familiar e Agroecologia;

- Consolidação e Expansão, Inclusão, Ações Afirmativas e Evasão;

- Direitos Humanos e Cidadania;

- Educação Básica e Formação de Professores;

- Conhecimento, Currículo e Interdisciplinaridade na Perspectiva da Universidade Popular;

- Meio Ambiente e Sustentabilidade;

- Mobilidade Acadêmica e Internacionalização;

- Saúde Pública

- Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social;

- Educação do Campo;

- Desenvolvimento Regional e Urbano;

- Gestão, Cooperativismo e Economia Solidária.

A diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia, saiu satisfeita da audiência. “A avaliação é muito positiva. Tivemos uma participação enorme da comunidade regional e representação importante da comunidade acadêmica. Conseguimos cumprir com o objetivo da audiência, fazendo a avaliação das ações implementadas a partir da I COEPE e aprovar os fóruns que serão discutidos durante este ano, até setembro”, finalizou.