PALESTRANTES CONFIRMADOS

PALESTRANTES NACIONAIS

 

ESCS-DF/CEBES - Ana Maria Costa

Graduada em Medicina pela Universidade de Brasília onde também concluiu o Doutorado em Ciências da Saúde em 2004. Docente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde do DF. Já ocupou diversos cargos na gestão federal do Sistema Único de Saúde. Exerce docência e pesquisa em Saúde Coletiva, com ênfase aos estudos em Avaliação de Políticas, Gênero e Saúde, Saúde da Mulher e em Gestão Participativa. Integra Grupo de Pesquisa Analises de Políticas de Saúde no Brasil.2013-2017. A produção científica está direcionada aos temas: Políticas e Gestão de Saúde, Gestão Participativa, Gênero e Saúde, Avaliação de Políticas, Saúde da Mulher. Compõe o Grupo Temático Gênero e Saúde da ABRASCO (Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva). Diretora do CEBES (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde)

 

UFFS - Antonio Inácio Andrioli

Graduação em Filosofia pela UNIJUÍ (1998). Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2000). Doutorado em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Osnabrück/Alemanha (2006). Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade Johannes Kepler de Linz/Áustria (2009). Membro da Comissão de Implantação da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul. Concursado na Área de Sociologia e Ciência Política na UFFS. Diretor Geral do Campus da UFFS em Cerro Largo - RS. Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina da UFFS no Campus Chapecó - SC. Professor de Epistemologia da Ciência no Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável no Campus da UFFS em Laranjeiras do Sul - PR. Vice-Reitor da UFFS em Chapecó - SC. Membro Titular da CTNBio - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, como especialista em Agricultura Familiar, desde 2011. É membro do GEA - Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade, coordenado pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Membro do NECOOP - Núcleo de Estudos em Cooperação da UFFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Teorias e Processos de Desenvolvimento, registrado no CNPq. Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público da UFFS. Experiência nas áreas de Sociologia, Educação e Filosofia, com ênfase em Sociologia Agrária, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Movimentos Sociais, Transgênicos, Agricultura Familiar, Educação e Cooperativismo.

 

UFRGS- Claunara Schilling Mendonça

Médica de Família e Comunidade, com título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Professora Adjunta de Medicina  de Família no Departamento de Medicina Social da UFRGS e Docente do Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Coordenou a Saúde da Família de Porto Alegre entre 1998 e 2001. Foi consultora e assessora do Ministério da Saúde de 2002 a 2008. Diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde entre 2008 e 2010. Foi gerente do SSC/GHC de 2011 a 2014. Faz parte do Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção  Primária à Saúde (ABRASCO). Áreas de interesse: Gestão e Regulação do SUS, Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Condições Crônicas e Internações por Condições Sensíveis à APS.

 

Juiz Federal/UNIVALI- Clênio Jair Schulze

Doutorando e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí- Univali (Capes5). Professor da Escola da Magistratura Federal de Santa Catarina ESMAFESC. Professor da Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina ESMESC. Professor da Escola da Magistratura do Trabalho de Santa Catarina- Amatra 12. Professor da Escola do Ministério Público de Santa Catarina. Juiz Federal da 4ª região, lotado na Subseção Judiciária de Brusque/SC. Foi juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça CNJ (2013/2).

 

CEBES-UFSC - Eleonor Minho Conill

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1975), Residência em Medicina Interna no Hospital de Clínicas/UFRGS (1977), Mestrado em Santé Communautaire - Université de Montréal (1982) e doutorado em Developpement Economique Et Social - Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1982), atuando nas seguintes áreas: políticas, planejamento, avaliação e organização de serviços de saúde; análise comparada de sistemas de saúde e atenção primária. Atuou em ensino , pesquisa e extensão nas seguintes instituições: Faculté de Médécine de Bobigny, Université de Paris-Nord, UFRGS, UFRJ, UFSC, ENSP/FIOCRUZ e IFF/FIOCRUZ. Atualmente é Editora Associada da Revista Ciência e Saúde Coletiva da ABRASCO; Consultora dos Cadernos de Saúde Pública e Membro do corpo editorial da Revista Saúde em Debate do CEBES; Consultora de la Red de Investigación en Sistemas y Servicios de Salud en el Cono Sur de la America Latina. 

 

UFC- Henry de Holanda Campos

Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1989). Atualmente é Professeur Associe - Université Paris-Descartes e Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação nas profissões da saúde, transplante renal, profilaxia da rejeição, imunossupressão, terapia renal substitutiva e hemodiálise. Reitor da Universidade Federal do Ceará. Membro da Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos.  Membro do Comitê Especial do Ministério da Educação para Formação em Saúde, de caráter consultivo com objetivo de assessorar o Ministro de Estado da Educação. 

 

CEBES-ENSP/FIOCRUZ- Isabela Soares Santos

Pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Daps/Ensp/Fiocruz). Diretora Executiva do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES). Coordenação do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz (PDTSP/VPPLR). Experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em: Economia da Saúde e Políticas de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Mix Público-Privado em Saúde, Financiamento do Setor de Saúde e Desigualdades em Saúde. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1997). Mestrado (2000) e Doutorado em Saúde Pública (2009) pela ENSP/Fundação Oswaldo Cruz. Direito Universal à Saúde: Ação Política para efetivação do acesso universal no Brasil.

 

 CEBES- FIOCRUZ- José Gomes Temporão

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977). Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1984). Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Professor e pesquisador titular aposentado da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Membro do Cancer Control Advisory Committee - World Health Organization. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: SUS, Saúde Coletiva, Vacinas, Medicamentos, Saúde e Desenvolvimento. Ministro da Saúde  2007-2010. Diretor Executivo do Instituto Sulamericano de Governo em Saúde ISAGS – UNASUL 2011-2016. Diretor Geral do Instituto Nacional de Câncer INCA 2003-2005. Setor Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro 1991-1999. Consultor da OPAS 1984-2002. Secretário de Planejamento do INAMPS 1983-1888.

 

 

CEBES- UFRJ- Ligia Bahia

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1990). Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999). Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde Planejamento nos seguintes temas: Sistemas de Proteção Social e Saúde, Relações entre o Público e o Privado no Sistema de Saúde Brasileiro, Mercado de Planos e Seguros de Saúde, Financiamento Público e Privado, Regulamentação dos Planos de Saúde.

 

UNIRIO - Liliana Angel Vargas

Graduada em Enfermagem - Universidad Surcolombiana, Colômbia (1986). Especialista em Saúde Pública pela Fiocruz (1992). Especialista em Planejamento Estatégico e Gerência de Saúde pela Fiocruz (1993). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995). Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2001). Professor associado do departamento de Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora das Relações Internacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Diretora do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas 2012-2014. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde coletiva, políticas públicas de saúde e sustentabilidade ambiental e saúde ambiental. Coordenadora, no Brasil, do Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão - GIEI, que conta entre seus membros a Universidade de Roma-Foro Itálico, a Universidad de la Rioja (Espanha), Universidad Distrital de Bogotá (Colômbia), UFRJ, UFF e UERJ, Universidade Pedagógica de Moçambique, Universidade de Dourtmont (Alemanha) entre outras. Presidente do Conselho Consultivo Internacional - Erasmus Mundus, do curso de Mestrado em Emergência e Cuidados Críticos de Enfermagem. Diretora do Colégio Doutoral de Enfermagem do Grupo Tordesillas 2014-2016. Membro na UNIRIO da rede Latin American Social Innovation Network (LASIN) coordenado pela Universidade de Glasgow (Escócia). Membro do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva- Universidade de Bolonha (Itália). Membro da Rede de Assessorias de Relações internacionais no Estado de Rio de Janeiro- REARI.

 

MP-PR- Marco Antônio Teixeira

Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná. Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do MP-PR. Membro da Comissão Permanente de Saúde do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça. Membro do Fórum de Saúde do Conselho Nacional do MP-PR. Membro do Comitê Executivo de Saúde criado pelo Conselho Nacional de Justiça no Estado do Paraná. Professor convidado de Direito Público Sanitário do Curso de Especialização do Instituto de Direito Sanitário Aplicado de Campinas.

 

CEBES - UNOESTE – Maria Lúcia Frizon Riggotto

Professora Associada na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com Graduação em Enfermagem (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorado pela UFSC (2007), tendo realizado parte dos estudos do pós-doutorado no CENDES - Centro de Estudios del Desarrollo/ UCV/ Venezuela. Atua no Curso de Graduação em Enfermagem, no Mestrado em Biociências e Saúde e no Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Lider do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS). Diretora de Política editorial do Cebes e Editora responsável da Revista Saúde em Debate.

 

CEBES- Unicamp- Nelson Rodrigues dos Santos

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1961). Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1967). Especialização em Saúde Pública (Faculdade de Saúde Pública da USP). Professor Titular de Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina. Consultor da OPAS/OMS. Professor de Medicina Preventiva e Social da Unicamp. Assumiu funções de direção no Sistema Público de Saúde, nos níveis municipal, estadual e nacional. Atualmente é Professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA). Atua principalmente nas seguintes áreas: Desenvolvimento do SUS, controle social e Políticas Públicas na área social. 

 

UFC- Raquel Rigotto

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979). Especialista em Medicina do Trabalho pela Fundacentro (1980). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Professora titular do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos temas: Desenvolvimento, Saúde & Ambiente e Saúde do Trabalhador. Linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFC: Produção, Ambiente, Saúde e Cultura no Nordeste Brasileiro. Conduz investigações sobre agrotóxicos, mineração de urânio e territorialização em saúde no Ceará. Conselheira Titular do Conselho Nacional de Saúde. Participa do GT Saúde e Ambiente da Abrasco. Compõe o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco 2015-2018. Membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental.

 

UFRGS – Ricardo Burg Ceccim

Sanitarista (Especialista pela Escola Nacional de Saúde Pública), Mestre em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS), Doutor em Psicologia (Processos de singularização na clínica e na cultura, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pós-doutor em Antropologia Médica (Universitat Rovira i Virgili, Espanha). Atualmente é Professor Titular na Área de Saúde Coletiva (Departamento de Assistência e Orientação Profissional, UFRGS), responsável pelo Grupo Temático de Educação em Saúde inserido nas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS e de Educação e Cultura da Saúde, entre as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, UFRGS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino da Saúde (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq), coordenador da Comissão de Residência em Área Profissional da Saúde/Multiprofissional (Coremu), UFRGS, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol), UFRGS, membro do Comitê Local de Iniciação Científica (Pró-Reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação), UFRGS e do Núcleo Docente-Estruturante do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, UFRGS. Desde 2005 conduz o Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde - EducaSaúde, criado na Faculdade de Educação e hoje uma parceria com a Escola de Enfermagem. O EducaSaúde integra os grupos de Pesquisa & Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

 

IMS- UERJ- Rossano Cabral Lima

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995). Residência em Psiquiatria (1998) e Psiquiatria Infantil (1999) pelo Instituto Municipal Philippe Pinel – RJ. Mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche no Instituto Max Planck de História da Ciência (Berlim, Alemanha). Professor Visitante do NUPPSAM/IPUB/UFRJ (2011). Professor Adjunto e Vice-Diretor do Instituto de Medicina Social da UERJ. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, Políticas Públicas de Saúde Mental, Diagnósticos Psiquiátricos e Identidades Sociais, Saúde Mental Global, Medicalização, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtornos do Espectro Autista.

 

CEBES-FMUSP- Stephan Sperling

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (2013). Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2017). Médico Assistente e Tutor do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2017). Câmara Temática de políticas de Saúde do CREMESP. Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares.

 

IMS/UERJ - Sulamis Dain

Doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas em 1980 e o pós-doutorado em Berkeley em 1989. Livre docente pelo Instituto de Economia da UFRJ. Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora da área de Assuntos Internacionais da FACAMP, Universidades de Campinas. Experiência em Economia do Setor Público, Seguridade Social e Previdência, Saúde Coletiva e Economia Política da Saúde, Finanças Públicas, Descentralização e Relações Intergovernamentais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Federalismo, Financiamento e Política de Saúde, Seguridade Social, Economia do Setor Público. Alia à sua vida acadêmica participação na Sociedade Civil, tendo sido presidente do instituto de Economistas do Rio de Janeiro, e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e do Conselho Nacional de Saúde. Sempre em funções técnicas, foi Secretaria Executiva da Comissão de Reforma Tributária do executivo à Constituinte de 1988 e também Secretária Executiva da Comissão responsável pelo projeto de reforma de Previdência que defendeu a Seguridade Social no mesmo período.

 

 

   

 PALESTRANTES INTERNACIONAIS

 
UNIBO- Itália - Ardigò Martinho - 
Graduado, 2003, em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Bologna, onde também obteve o título de Doutor (2012). Especializou-se em Medicina Preventiva (2007) pela Escola de Especialização em Higiene e Medicina Preventiva da Universidade de Bologna. Atua como pesquisador no Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural - Alma Mater Studiorum, Universita Di Bologna. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Saúde Global, Saúde Dos Migrantes e Pesquisa-ação, trabalhando com temas como: medicina de família e comunidade, prevenção e promoção da saúde, epistemologia, determinantes sociais da saúde, participação social, metodologia de pesquisa em saúde, educação e formação em saúde.

 

UNAM- Argentina - Susana Beatriz Prysiazniy - La formación de grado, la actividad profesional en la formación de RRHH en salud y la formación postgrado, centrada en el área Educativa, permitió la aplicación de dichos conocimientos, a través de la investigación cualitativa (con diferentes diseños metodológicos, en particular la investigación-acción) en el campo de la salud y en la educación. La trayectoria de 21 años de antigüedad en Proyectos de Investigación acreditados pertenecientes al Programa de Incentivos a Docentes Investigadores (Co-Directora: 10 años e investigadora: 11 años) contribuyeron a reforzar el diseño cualitativo y sus técnicas de recolección de datos. Estas investigaciones fueron transferidas al campo de la docencia, extensión, formación de docentes e investigadores, la dirección y asesoramiento en Tesinas de grado. También contribuyo a elaborar Curso de Postgrado, e integrar diferentes sistemas de evaluaciones (institucionales: Administradora de Contenidos e Integrante Comisión Institucional y de Redacción de la Autoevaluación ARCU-SUR), jurados para cobertura de cargos docentes, de tesinas de grados.

 

    UNAM- Argentina – Erica Fernandez - Licenciada en Enfermería. Magister en Políticas Sociales. Docente Regular de la Escuela de Enfermería de la Universidad Nacional de Misiones. Co-Coordenadora de Biblioteca Virtual en Salud (BVS) Enfermería Argentina.

 

UNAM- Argentina – Nora Margarita Jacquier - Es Licenciada en Enfermería por la UNaM, Magister en Salud Pública por la UNNE y doctoranda en Antropología Social. Trabajó en el Ministerio de Salud Pública de Misiones. Fue presidente del Colegio de Profesionales de Enfermería. Profesora Titular de la carrera de Licenciatura en Enfermería en las Cátedras “Enfermería Familiar y Comunitaria”, “Antropología y Cuidado” y “Prácticas de Salud Integrativa” de la Escuela de Enfermería de la UNaM, además dirige proyectos de investigación y extensión. Participa en la gestión y docencia de Maestrías en el campo de la salud colectiva en la UNNE, UNSE y UNaM de la Argentina. Investigación en el campo de la Salud Pública con metodologías cuali-cuantitativas. Los temas de interés están vinculados a la organización de los servicios de salud, indagando los obstáculos que operan en el momento del ejercicio del derecho a la salud, considerando la perspectiva de los actores sociales que operan en el campo de la salud (usuarios de servicios de salud y prestadores). Actualmente, incorporo la aplicación de técnicas etnográficas para profundizar el estudio de las prácticas de salud que dan cuenta de los habitus, por un lado de los prestadores de servicios de salud en el primer nivel de atención. Y, por el otro, significar las practicas de salud en el nivel de autoatención de la población (usuaria y no usuaria de servicios de salud).