Bolsistas do PETCiências realizam trilha ecológica com estudantes do Ensino Fundamental
Atividade alusiva à Semana do Meio Ambiente ocorreu na unidade Seminário, do Campus Cerro Largo

Publicado em: 13 de junho de 2023 16h06min / Atualizado em: 15 de junho de 2023 11h06min

Na manhã de 6 de junho, os bolsistas Lucas Lafaiete e Joana Ferronato do PETCiências realizaram uma trilha ecológica com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollenbach na unidade Seminário da UFFS - Campus Cerro Largo. A atividade foi desenvolvida em alusão à Semana do Meio Ambiente.

Ao longo da trilha de 400 metros de extensão, foram feitas paradas em 10 estações com intuito de trabalhar conceitos de botânica, zoologia e ecologia. Foram tratados temas como as relações ecológicas entre plantas epífitas, parasitas, simbiose entre algas e fungos (líquens), formas de dispersão de sementes, anemocórica e zoocórica, além das plantas nativas (em especial as frutíferas) e exóticas da região e algumas curiosidades sobre elas, como a importância econômica, uso medicinal e origem.

Na trilha, também foram desenvolvidos jogos didáticos para ampliar a compreensão dos alunos sobre a natureza e foi possível perceber, ainda, o efeito da construção da estrutura da unidade Seminário da UFFS, ocorrida há vários anos, que ocasionou diversas alterações no ambiente. No entanto, conforme os bolsistas, nota-se que a natureza e sua diversidade se mantém conservadas no local.

Foram feitas, também, atividades lúdicas com o objetivo de demonstrar como funciona um ecossistema em relação à cadeia alimentar, com seres vivos fictícios, como predadores (jaguatirica), consumidores (lebre) e fornecedores primários (plantas). A realização dessa trilha na unidade Seminário foi importante por ser uma área que concentra grande diversidade de espécies vegetais, ideal para observação da natureza.

A trilha ecológica surgiu em 2010 por iniciativa do professor Roque Ismael da Costa Güllich, ministrante da disciplina Ecologia Básica na época. Ele percebeu a necessidade de aulas práticas de campo para alunos do curso de graduação em Ciências. Ao longo dos anos, a trilha foi sendo modificada para atender alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas nas atividades de estágios de educação não formal orientados pelo professor Roque. Nos últimos anos, o PETCiências assumiu a trilha, utilizando-se desse recurso pedagógico para ensinar sobre educação ambiental e seus conceitos bio-ecológicos a partir do campo prático.

Galeria de Imagens: