Revista do Campus Cerro Largo é avaliada como Qualis A4 pela Capes
A RIS – periódico da área de Ensino – iniciou suas publicações em junho de 2018

Publicado em: 01 de agosto de 2019 12h08min / Atualizado em: 02 de agosto de 2019 08h08min

A Revista Insignare Scientia (RIS), da área de Ensino, anunciou, neste mês de julho, a avaliação da Capes: ela agora carrega o status de Qualis A4. Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Os periódicos são avaliados e então enquadrados em indicativos que vão de A1 (estrato mais elevado) a C (menos elevado). “Isso significa que a revista tem visibilidade, tem impacto na área de pesquisa e que ela está indexada nos principais buscadores, como o Google Acadêmico”, explica o professor Roque Gullich, que é editor da revista.

Para ele, o sentimento é de reconhecimento: “Editar uma revista é uma tarefa difícil, ela depende diretamente do editor principal e dos editores de área, nós contamos também com o apoio de duas bolsistas do mestrado, para revisar a formatação, fazer indexação que é toda manual no sistema. A gente está comemorando e sentimo-nos bem porque é um trabalho em equipe, grande, volumoso, porém que está tendo retorno. Agora a equipe está habilitada a trabalhar ainda mais”, brinca orgulhoso o professor.

A revista fez sua primeira publicação em 20 de junho de 2018 e já recebe artigos científicos de pesquisadores da área do Brasil todo e também de outros países. “Já estamos recebendo artigos da Argentina e Colômbia”, informa Roque. O professor também afirma que o resultado de ter um Qualis A4 veio bem antes do  esperado. “Estávamos nos programando para alcançar este nível em cerca de quatro anos, mas trabalhamos muito e hoje estamos mais do que felizes”, comemora.

A RIS é resultado do trabalho de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) do Campus Cerro Largo, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), do Programa de Extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática, com apoio da direção do Campus Cerro Largo, da UFFS e do Setor de Bibliotecas.

A publicação é quadrimestral e é voltada para a pesquisa, experiências, propostas didáticas e resenhas na área de ensino de Ciências e suas Interfaces.

A RIS é a primeira revista do Campus e uma das cinco que fazem parte da UFFS.

Acesse a revista: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/about

Galeria de Imagens: