Pesquisa analisa influência dos cursos de Agronomia no RS
Estudo também mostra dados de origem de estudantes de Agronomia na UFFS – Campus Cerro Largo

Publicado em: 07 de maio de 2019 12h05min / Atualizado em: 07 de maio de 2019 15h05min

Uma pesquisa que vem para clarear e ampliar o olhar sobre o curso de bacharelado em Agronomia da UFFS – Campus Cerro Largo e de outros dessa área no Rio Grande do Sul. É o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante Marlon Rodrigo Rauber, que analisou dados dos cursos de Agronomia de 29 Instituições de Ensino Superior (IES), além de detalhar a origem dos estudantes de Agronomia do Campus.

As 29 instituições do estado são responsáveis por oferecer 2859 vagas anuais de Agronomia. Segundo Marlon, as instituições federais representam 26,5% e estão distribuídas de maneira equilibrada no estado, porém geralmente situadas em cidades com grande número de habitantes e com infraestrutura adequada. As vagas públicas representam 36,4% do total. “Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no número de cursos e vagas de Agronomia no Rio Grande do Sul. Um dos fatores importantes que se tem observado é a diminuição nas diferenças regionais com a interiorização do ensino superior, regiões onde não existiam estes cursos de Agronomia, hoje estão contribuindo em inovações em pesquisa e tecnologia, qualificando a mão de obra, gerando desenvolvimento regional”, explica Marlon.

No âmbito da UFFS, o estudante de Agronomia coletou dados de 546 alunos (incluindo os que já estão formados) de 2010 a 2018. A maioria dos acadêmicos, ou seja, 80%, são oriundos das cidades de um raio de 50 quilômetros de distância do Campus Cerro Largo. Os alunos têm origem em 74 municípios representando quase 15% do total do RS. Cerro Largo é o que apresenta o maior número de estudantes, cerca de 70, seguido por Guarani das Missões, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo. Além disso, há estudantes oriundos do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pará. “Esse dado mostra que a UFFS está atingindo seu público-alvo, porém expandindo sua área de influência para além das fronteiras do Rio Grande do Sul”, analisa. Marlon também destaca que 33 dos 74 municípios gaúchos têm apenas um aluno cursando Agronomia na UFFS. Assim, ele compreende que os 495 alunos restantes têm sua origem concentrada em 41 municípios.

Segundo o orientador do TCC, o professor Mário Wolski, o estudo contribui para “subsidiar outros estudos na UFFS e para saber qual é a atuação da UFFS na região, pois está transformando muitas vidas e direcionando pessoas”, argumenta.

Agronomia no Rio Grande do Sul

Segundo a pesquisa, o município de Passo Fundo é o que oferta o maior número de vagas no estado: são 365 vagas anuais. Getúlio Vargas, Bagé, Pelotas e Caxias do Sul vêm em seguida, nessa ordem. São 29 municípios no estado com IES com cursos de Agronomia. Com relação à região, o Noroeste do RS oferece cerca de 15% do total das vagas gaúchas, ou seja, é a segunda maior região do estado com vagas em Agronomia.

Marlon também analisou os dados dos profissionais de Agronomia por município e cruzou com a quantidade de áreas em que um Engenheiro Agrônomo é responsável. O cálculo foi realizado apenas em relação a municípios sobre os quais o CREA-RS forneceu dados e que possuem um curso de Agronomia, devido a grande quantidade de municípios no Estado. “É possível analisar que há uma grande diferença de um município para o outro. Essas diferenças podem ter diversos motivos como por exemplo, universidade com mais tempo em atividade, valorização dos serviços prestados, ofertas de trabalho, entre outras. Esses dados podem auxiliar no futuro para a recomendação de profissionais para certas regiões onde a área por profissional é demasiada”, explica o aluno. Na região de influência da UFFS cada profissional é responsável, em média, por 800 hectares.

O trabalho de Marlon é intitulado “Análise da Distribuição Espacial dos Cursos de Bacharelado em Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul” e foi orientado pelo professor Mario Sergio Wolski e coorientado pelo professor Douglas Rodrigo Kaiser. O TCC completo pode ser acessado no Repositório Digital da UFFS, no link: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2390