Documentário sobre artesanato indígena Guarani foi exibido em Nova Iorque
Trabalho foi desenvolvido pela professora Bedati Finokiet, da UFFS – Campus Cerro Largo

Publicado em: 18 de abril de 2024 10h04min / Atualizado em: 18 de abril de 2024 14h04min

Um projeto desenvolvido na UFFS - Campus Cerro Largo, sob a coordenação da professora Bedati Finokiet, foi selecionado e convidado para participar da Mostra de Cine Clacpi Film Showcase, evento paralelo da 23ª Sessão do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas, realizada nos dias 15 e 16 de abril, na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O documentário também participará da mostra especial de cine e vídeo indígena de Abya Yala, com as películas que fizeram parte do FIC Clacpi 2022 Equador.

A mostra intitulada “Tejiendo lo visible: Miradas Cultivadas com Semillas del Futuro”, com o tema “Territorialidade e Juventude”, apresentou o curta-metragem “Mbyá Rembiapó Nhemombe'u - Arte Mbyá-Guarani e suas Histórias”, contemplado no edital PROEXT/MEC/SESu/2014. O documentário teve a sua produção iniciada em 2014, sendo lançado em 2015. Realizado por meio do Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, e coordenado pela professora Bedati.

O curta evidencia e divulga a arte e as histórias dos Mbyás-Guaranis da comunidade Tekoá Koenju, do município de São Miguel das Missões (RS), manifestadas no seu artesanato. Aborda o processo de fabricação, desde o ato de buscar a matéria-prima na mata, moldar e preparar as peças, até o deslocamento dos indígenas para as ruínas de São Miguel – a 30 quimômetros da comunidade – onde os objetos são vendidos.

Segundo a professora Bedati, o documentário teve o objetivo de “dar visibilidade para esses saberes e fazeres dos Guarani, considerando-se que essa é a base da sua fonte de renda. Além de mostrar o cotidiano da/na aldeia, onde a produção do artesanato não está separada da educação das crianças, da transmissão dos conhecimentos tradicionais e da sua cosmogonia e espiritualidade”.

Todo o processo foi dirigido pelo cineasta indígena Ariel Ortega (Kuaray Poty), as imagens captadas pela indígena Patrícia Ferreira (Para Yxapy) e cineasta Ariel, e o roteiro foi escrito por Ralf Ortega (Vera Poty), Ariel Ortega e professora Bedati. A coordenadora do projeto destaca que o vídeo – desde a direção até sua edição – teve como realizadores, os cineastas indígenas da própria comunidade Tekoá Koenju. “São cineastas reconhecidos internacionalmente pelos trabalhos que já realizaram”, diz.

O material foi lançado em agosto de 2015, durante a programação da XXIII Semana Cultural de Santo Ângelo, momento em que foi realizada uma roda de conversa. Bedati informa que o material já foi exibido em algumas oportunidades:

- Jornadas Antropológicas, promovidas pela UFSC;

- XXVIII Simpósio Nacional de História, UFSC;

- Reunião do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, em Posadas (Argentina);

- Mostra Audiovisual da XI Reunião de Antropologia do Mercosul, em Montevidéu (Uruguai);

- Fiesta del Cine y la Comunicación - FIC Clacpi, Equador (2022).

O curta-metragem Mbyá Rembiapó Nhemombeú foi distribuído gratuitamente para universidades de Portugal, da Polônia, do Paraguai, do Uruguai, da Argentina e, no Brasil, para a UFPel, UFGD, UFPE, URI, Unipampa, UFBA e UFSC, para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, entre outras instituições.

^Esse é um material que servirá como subsídio para que os professores possam ensinar sobre a cultura e a história dos povos indígenas, conforme preconiza a Lei n° 11645/2008. Outro objetivo é inscrever o documentário em concursos de curtas e levá-lo para outras universidades do exterior”, informa Bedati.

Para mais informações sobre a mostra acesse: https://clacpifilm.org/

Assista o curta-metragem Mbyá Rembiapó Nhemombe'u - Arte Mbyá-Guarani e suas Histórias: https://www.youtube.com/watch?v=J-Hh6ZDmYhc

Galeria de Imagens: