Campus Cerro Largo agora tem três bolsistas Produtividade do CNPq
Professor Benhur de Godoi foi contemplado no mês de março com bolsa nível 2 PQ-2

Publicado em: 16 de junho de 2023 14h06min / Atualizado em: 19 de junho de 2023 14h06min

O professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis da UFFS – Campus Cerro Largo Benhur de Godoi foi contemplado com a bolsa Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, bolsa nível 2 PQ-2, destinada a pesquisadores de destaque em sua área. Com a conquista, o Campus Cerro Largo passa a ter três bolsistas Produtividade do CNPq.

Benhur desenvolve um projeto de “síntese de heterociclos via reações de ciclização intramolecular de calcogenetos alquinílicos”, que tem por objetivo o desenvolvimento de metodologias sintéticas para a obtenção de substâncias heterocíclicas e derivadas de organocalcogênios, que possuem características estruturais com potencial para apresentar atividades farmacológicas e biológicas relevantes, além de aplicabilidade sintética. Na linguagem popular, pode-se dizer que é a síntese de substâncias inéditas com potencial farmacológico.

O pesquisador pretende aprimorar e desenvolver metodologias que sejam ambientalmente menos agressivas e com boa relação custo-benefício. Seguindo com as colaborações mantidas com grupos de pesquisa de outras instituições de ensino superior, foi possível viabilizar maior suporte estrutural e analítico para a concretização dos estudos propostos, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados, promovendo a difusão e a troca de conhecimentos, possibilitando, por exemplo, o intercâmbio de alunos de iniciação científica e pós-graduação, tanto da UFFS como de outras instituições de ensino superior.

“Uma vez obtido êxito no desenvolvimento do projeto, os resultados alçados representarão um avanço científico significativo para esta área de pesquisa, bem como para outras áreas direta ou indiretamente relacionadas, como a farmacologia e as ciências dos materiais, servindo como base para novos estudos voltados para síntese de substâncias orgânicas e, em especial, para o desenvolvimento de novas moléculas com potencial farmacológico e tecnológico. Caso os resultados pretendidos sejam satisfatórios, eles têm potencial para gerar publicações de alto impacto, em periódicos indexados e de nível internacional”, pontua Benhur.

No contexto social, destaca-se que a proposta está centrada em contribuir, efetivamente, para a formação de recursos humanos qualificados, através da orientação de alunos de pós-graduação (mestrado) do Campus Cerro Largo, fortalecendo o programa para que esse possa se consolidar e dar origem a um programa de doutoramento. Dessa forma, se preza pela capacitação dos mestrandos para que possam dar continuidade em suas pesquisas, ingressando em programas de doutorado e, na graduação, a orientação de alunos de iniciação científica, capacitando-os a se inserirem em programas de pós-graduação, da UFFS e de outras instituições de ensino superior, para que possam dar seguimento em suas pesquisas e desenvolver ainda mais suas aptidões, incrementando a sua qualificação, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da pesquisa.

O professor ressalta que a formação de jovens pesquisadores na UFFS, em especial, no Campus de Cerro Largo, que está situado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (região interiorana que faz fronteira com a Argentina), contribui de forma significativa para a ascensão social destes jovens e suas famílias, que em sua maioria são de origem humilde e, muitas vezes, vivem da agricultura de subsistência, em pequenas propriedades rurais. “Acredito que a obtenção dessa bolsa seja um dos grandes objetivos e anseios de todo o jovem pesquisador brasileiro, pois se trata de um reconhecimento quanto a excelência e o volume de trabalho desenvolvido pelo pesquisador, em conjunto com seus colaboradores (alunos de pós-graduação e iniciação científica, e outros colegas pesquisadores). Sem dúvidas, vem a agregar não somente em termos de currículo, mas serve como um fator motivacional para dedicar-se ao desenvolvimento de novas pesquisas científicas, mesmo diante de todas as dificuldades encontradas, como a escassez de recursos financeiros e infraestrutura”, afirma Benhur.

No âmbito institucional, a conquista desta bolsa demonstra a qualidade dos professores e pesquisadores que compõe o quadro da UFFS, bem como evidencia o comprometimento da Instituição com o desenvolvimento científico e social, nos contextos regional, nacional e internacional.

“Não poderia deixar de agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para que se chegasse a essa conquista, aos alunos e ex-alunos de mestrado e iniciação científica do Laboratório de Química Orgânica da UFFS campus Cerro Largo, aos pesquisadores dessa e de outras IES pelos trabalhos em cooperação e, especialmente aos professores pesquisadores Gilson Zeni e Cristina W. Nogueira, pelos inúmeros aportes e incansável apoio em todos os momentos”, finaliza Benhur.

Sobre o pesquisador

Benhur de Godoi é professor associado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis do Campus Cerro Largo. Ingressou na carreira acadêmica em 2012, na UFFS em Cerro Largo. Graduou-se em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2007), onde também obteve título de mestre, em 2008, e de doutor, em 2012, em Química.

Os três Bolsistas Produtividade

Benhur é o terceiro bolsista PQ-2 do Campus Cerro Largo, contemplado em março de 2023. Os outros dois bolsistas são Tiago Vecchi Ricci, doutor em Astronomia pela USP, e Fernando Henrique Borba, doutor em Engenharia Química pela UEM.

Galeria de Imagens: