RESOLUÇÃO Nº 19/CCLPCH/UFFS/2023

Delibera sobre a inclusão de CCR optativo no PPC 2019, do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura do campus Chapecó-SC.

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir no item ?8.10 Rol de componentes optativos? do PPC 2019 do curso de Pedagogia - Licenciatura da UFFS? o componente curricular Educação do Campo: processos de escolarização, conforme informações abaixo:

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1787

EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO

30

EMENTA

Questão agrária e os povos do campo no Brasil. Os sujeitos da Educação do Campo: trabalho, organização, cultura, ambiente, políticas e conflitos. O Movimento por uma Educação do Campo: história e desenvolvimento. Fundamentos epistemológicos e político-pedagógicos da Educação do Campo. A Legislação da Educação do Campo. A Escola do Campo.

OBJETIVO

    1. Compreender teórica e politicamente o processo histórico de constituição do Movimento Nacional de Educação do Campo e produzir análises sobre o processo histórico, político e social da escola rural no Brasil e a constituição da Educação do Campo e seus sujeitos no processo de escolarização.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CALDART, Roseli. Função Social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo. URGS, 2020.

COSTA Lucinete Gadelha da. RODRIGUES Ana Cláudia da Silva. COSTA Lucielio Marinho da. Educação do campo nos últimos 20 anos: conquistas, retrocessos e resistências. In. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 24, n. 41, jan./abr. 2019. Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFPI | ISSN 2526-8449 (Eletrônico) 1518-0743 (Impresso) p. 135 ? 166

FERNANDES Bernardo Mançano. Educação do Campo e Território Camponês no Brasil. In. Educação do Campo: campo- políticas públicas ? educação N° 7 / Bernardo Mançano Fernandes ... [et al.]; organizadora, Clarice Aparecida dos Santos. -- Brasília: Incra; MDA, 2008

FILHO José Luiz Alcantara. FONTES Rosa Maria Olivera. A formação da propriedade e a concentração de terras no Brasil. IN. Revista de História Econômica & Economia Regional Aplicada ? Vol. 4 Nº 7 Jul-Dez 2009.

KOLLING, Edgar Jorge. CERIOLI, Paulo Ricardo. CALDART, Roseli (organizadores). Educação do Campo: identidade e política pública. Brasília/DF articulação nacional por uma educação do campo, 2002. Coleção Por uma Educação do Campo, nº 4 http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livrosdiversos/educacao-do-campoidentidade-e-politicas-publicas.pdf/view

SANTOS, Clarice Aparecida dos. (et al, organização) Dossiê da educação do campo: documentos 1998-2018. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BENJAMIN, C. e CALDART, R. S. (orgs). Projeto Popular e Escolas do Campo. Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, nº 3. 2 ed. Brasília: UnB, 2001 disponível em http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/projeto-popular-e-escolas-docampo-colecao-por-uma.pdf

CURY, Carlos R. Jamil. A Educação Básica como Direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, 293-303, maio/ago. 2008 Disponível em: www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf

Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. ? Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf

HENRIQUES, Ricardo. MARANGON Antônio, DELAMORA Michiele. CHAMUSCA Adelaide. (orgs) Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Cadernos SECADI n° 2. Brasília, março/2007.

PEREIRA Caroline Nascimento. CASTRO Cesar Nunes de. Educação no meio rural: diferenças entre o rural e o urbano. / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ? IPEA - Brasília: 2021.

 

 

Art. 2º Esta resolução entra em vigor no dia 1º de dezembro de 2023.

 

 

Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia ? Licenciatura do Campus Chapecó10ª Reunião Ordinária, em Chapecó/SC, 23 de novembro de 2023.

 

Data do ato: Chapecó-SC, 24 de novembro de 2023.
Data de publicação: 05 de dezembro de 2023.

Andrea Simoes Rivero
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Chapecó