EDITAL Nº 7/ACADPF/UFFS/2020

Processo de seleção de monitores(as) de ensino, para participarem do Programa de Monitoria de Ensino da UFFS e atuarem junto aos projetos selecionados e/ou renovados

A COORDENAÇÃOACADÊMICADO CAMPUSPASSO FUNDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL –UFFS, no uso de suas atribuições, considerando a competência atribuída pela Resolução nº 1/CONSUNI-CGAE/UFFS/2018, bem como os Editais nº 15/PROGRAD/UFFS/2020e nº 16/PROGRAD/UFFS/2020, torna público o processo de seleção de monitores(as) de ensino, para participarem do Programa de Monitoria de Ensino da UFFS e atuarem junto aos projetos selecionados e/ou renovados nos termos do Edital nº 20/PROGRAD/UFFS/2020.

1. DO OBJETIVO

1.1 O presente edital objetiva selecionar estudantes regularmente matriculados no Curso de Medicina do Campus Passo Fundo da UFFS, para participarem do Programa de Monitoria de Ensino da UFFS e atuarem junto aos projetos selecionados e/ou renovados nos termos do Edital nº 20/PROGRAD/UFFS/2020.1.2 A finalidade e objetivos do Programa de Monitorias de Ensino estão descritos na Resolução nº 1/CONSUNI/CGAE/UFFS/2018, bem como no Edital nº 15/PROGRAD/UFFS/2020.

2. DAS ATRIBUIÇÕES DOS(AS) MONITORES(AS)

2.1 As atribuições dos(as) monitores selecionados(as) estão descritas no item 7 do Edital nº 15/PROGRAD/UFFS/2020.

3. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA DE MONITORIAS DE ENSINO

3.1Para participar da seleção regida por este edital, o(a) estudante interessado deve atender aos requisitos estabelecidos no item11.1doEdital nº 15/PROGRAD/UFFS/2020, quais sejam:

a) ser acadêmico da UFFS regularmente matriculado, cursando, no mínimo, 12 (doze) créditos semestrais;

b) atender aos requisitos explicitados no Projeto de Monitoria de Ensino, no caso dos projetos vinculados às modalidades por curso e por público-alvo;

c) ter cursado, com aprovação, o(s) componente(s) curricular(es) objeto da monitoria, ou ter validado componente curricular equivalente cursado em outra universidade, no caso dos projetos vinculados à modalidade por componente curricular.

4. DAS VAGAS

4.1 São disponibilizadas 4 (quatro) vagas para monitorias remuneradas e 18 (dezoito) vagas para monitorias não remuneradas, distribuídas entre os projetos selecionados e renovados, conforme as informações descritas no quadro a seguir:

4.1.1 Distribuição das vagas de monitorias entre os projetos e respectivas modalidades

MODALIDADE DE MONITORIA DE ENSINO POR CURSO
Projeto Coordenador(a) Objeto da monitoria Vagas remuneradas Vagas não remuneradas
Monitoria de ensino por Curso -Campus Passo Fundo Leandro Tuzzin Propiciar suporte prático laboratorial na área de clínica cirúrgica. 1 (uma) 4 (quatro)
MODALIDADE DE MONITORIA DE ENSINO POR PÚBLICO-ALVO
Projeto Coordenador(a) Objeto da monitoria Vagas remuneradas Vagas não remuneradas
Monitoria de ensino por público-alvo Lissandra Glusczak Propiciar suporte teórico e prático laboratorial nas áreas de anatomia humana, fisiologia humana, biologia celular, bioquímica e histologia/patologia. 1 (uma) 7 (sete)
MODALIDADE DE MONITORIA DE ENSINO POR COMPONENTE CURRICULAR
Projeto Coordenador(a) Objeto da monitoria Vagas remuneradas Vagas não remuneradas
Práticas de monitoria nos CCRs Proc. Biológicos (PB) 3 e 4 Caroline Rizzi Propiciar suporte prático laboratorial nas áreas de imunologia e microbiologia. - 1(uma)
Monitoria de Trabalho de Curso Ivana Loraine Lindemann Propiciar suporte no processo de elaboração e execução do projeto de Trabalho de Curso. 1 (uma) 3 (três)
Monitoria de Anatomia Humana Regina Inês Kunz Propiciar suporte teórico e prático na área de anatomia humana. 1 (uma) 3 (três)

 

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma eletrônica, por meio do envio de mensagem para os endereços de correio eletrônico institucional dos(as) respectivos(as)coordenadores(as), cujo projeto(a) estudante tenha interesse em atuar:

I. Caroline Rizzi<caroline.rizzi@uffs.edu.br>;

II. Ivana Loraine Lindemann<ivana.lindemann@uffs.edu.br>;

III. Leandro Tuzzin<leandro.tuzzin@uffs.edu.br>;

IV. Lissandra Glusczak<lissandra.glusczak@uffs.edu.br>;

V. Regina Inês Kunz<regina.kunz@uffs.edu.br>.

5.2 Ao enviar a inscrição, o(a) estudante deve referenciar, no assunto da mensagem, o nº deste edital; o nome do projeto pretendido; e o nome do(a) interessado(a), conforme o seguinte exemplo:

“Edital 7-ACAD-PF/2020–inscrição –nome do projeto–nome completo (do(a) estudante).”

5.3 Devem ser anexados os seguintes documentos, digitalizados em formato “pdf”:

I. Atestado de matrícula, que comprove cursar, no mínimo, 12 (doze) créditos curriculares (disponível no Portal do Aluno);

II. Histórico Escolar de Graduação (disponível no Portal do Aluno);

III. Carta de intenção assinada, que deverá contemplar, pelo menos:

                a) Justificativa do interesse em participar no projeto;

                b) Disponibilidade do(a) estudante para auxiliar nos períodos de monitoria;

                c) Plano(s) de execução das ações do projeto pretendido.

6. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

6.1 A avaliação consistirá em análise curricular e análise da carta de intenção, a ser realizada por uma banca examinadora, conforme os critérios indicados nesta seção deste edital.

6.2 Avaliação curricular (peso 6,0):

a) Média geral dos CCRs cursados-valor máximo: 4,0;

b) Média do(s) CCRs(s) cursado(s) integralmente, objeto da seleção-valor máximo: 5,0;

c) Monitoria na área do concurso -valor máximo:1,0.

6.2.1 CCRs objeto da seleção de cada projeto:

Projeto de Monitoria Coordenador(a)  Componentes Curriculares
Práticas de monitoria nos CCRs Proc. Biológicos (PB) 3 e 4 Caroline Rizzi

Processos Biológicos III

Processos Biológicos IV

Monitoria por CCr em Trabalho de Curso Ivana Loraine Lindemann

Pesquisa em Saúde

Trabalho de Conclusão de Curso I

Monitoria de ensino por Curso* Leandro Tuzzin

Clínica Cirúrgica I

Clínica Cirúrgica II

Monitoria de ensino por público-alvo* Lissandra Glusczak

Processos Morfofuncionais I e II

Processos Biológicos I e II

Processos Patológicos I e II

 Monitoria de Anatomia Humana* Regina Inês Kunz

Processos Morfofuncionais I

Processos Morfofuncionais II

* Poderão se inscrever os acadêmicos que cursaram, com aprovação, pelo menos um dos componentes curriculares exigidos em cada modalidade.  

6.3 Análise da carta de intenção(peso4,0):

a) A carta de intenção será analisada pela banca examinadora, que será composta por, no mínimo,2 (dois) integrantes, sendo um destes o coordenador do projeto;

b) Cada avaliador atribuirá uma nota de 0(zero)à 10(dez);

c) A nota atribuída será resultado da média aritmética das notas conferidas, individualmente, pelos avaliadores;

d) Acarta deve ser limitada a uma página, com uso de fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, margens da página em 1,5 cm.

6.4 Em caso de empate serão utilizados como critérios de desempate, respectivamente:

a) Média do(s) CCRs(s) cursada(s), objeto da seleção;

b) Nota atribuída à carta de intenção.

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 A distribuição das vagas considerará a ordem de classificação em cada modalidade/projeto.

7.2 Os(As)estudantes classificados, para além do nº de vagas, farão parte de um cadastro reserva, podendo ser chamados a qualquer momento para ingressar no programa na condição de bolsista ou voluntário, caso haja disponibilidade de bolsas ou quando houver desistência ou desligamento dos titulares.

7.3 Caso o(a)próximo(a)estudante classificado(a)não esteja mais com matrícula ativa na UFFS, o(a)coordenador(a)do projeto poderá convidar o(a) subsequente na lista de classificação.

8. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

8.1 Poderão ser interpostos recursos ao resultado preliminar da seleção, por meio de envio de mensagem eletrônica ao endereço da Coordenação Acadêmica <coord.acad@uffs.edu.br>.

8.2 Ao protocolar o recurso, deve-se referenciar, no assunto da mensagem, o nº deste edital, e do nome do(a) interessado(a), conforme o exemplo a seguir.

“Edital 7-ACAD-PF/2020 –recurso –nome do projeto -nome completo(do(a) interessado).”

8.3 Somente serão aceitos recursos referentes ao item 6.2“Avaliaçãocurricular”.

8.4. As considerações dos recursos, devidamente motivadas e justificadas, devem ser registradas no corpo do texto da mensagem.

8.5 Os recursos serão analisados pela Comissão Local de Monitorias do Campus Passo Fundo, designada pela Portaria nº 147/PROGRAD/UFFS/2019.

9. DO CRONOGRAMA

ETAPA PERÍODO OBSERVAÇÃO
Inscrições 5 a 9/10/020 (até às 23h59) Por meio de envio de mensagem ao correio eletrônico do(a)coordenador(a) do projeto, conforme item 5.1
Resultado preliminar 16/10/2020 *
Interposição de recurso 18/10/2020 (até às 23h59) Por meio de envio de mensagem ao correio eletrônico da Coordenação Acadêmica, conforme item 8
Resultado final 20/10/2020 *
Início das atividades de monitoria A partir de 21/10/2020 Mediante chamada do professor coordenador
Envio do Termo de Compromisso pelos estudantes selecionados Na primeira semana do primeiro mês do início das atividades de monitoria Por meio do envio de mensagem ao correio eletrônico do(a)coordenador(a) do projeto

*Os atos deste edital serão publicizados no endereço eletrônico: <https://www.uffs.edu.br/campi/passo-fundo/publicacoes/editais>.

10. DAS MONITORIAS REMUNERADAS

10.1 As monitorias remuneradas receberão uma bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), por um período de 12 (doze) meses, contados a partir do início das atividades.

11. DOS COMPROMISSOS DOS MONITORES

11.1 Conhecer integralmente o conteúdo do Edital nº 15/PROGRAD/UFFS/2020e cumprir o disposto em seus itens 7 e 13.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Os(As) estudantes selecionados(as), após a divulgação do resultado final, serão contatados(as)pela coordenação do projeto, por meio de correio eletrônico ou telefone, para o envio do Termo de Compromisso e demais informações relativas à formalização do vínculo de monitores(as)junto ao projeto.

12.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica em diálogo com a Comissão Local de Monitorias

 

 

 

 

Data do ato: Passo Fundo-RS, 05 de outubro de 2020.
Data de publicação: 05 de outubro de 2020.

Leandro Tuzzin
Coordenador Acadêmico do Campus Passo Fundo

Documento Histórico

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