ATA Nº 12/CONSC RE/UFFS/2021

ATA DA 10ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2021 DO CONSELHO DO CAMPUS

Aos oito dias do mês de novembro do ano de dois mil e vinte e um, às treze horas e quarenta minutos, por meio do sistema de videoconferência, foi realizada a 10ª Sessão Ordinária de 2021 do Conselho do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Diretor do Campus, Marcos Antônio Beal. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Adelita Maria Linzmeier (Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Biológicas), Ademir Roberto Freddo (Coordenador Acadêmico), Aline Portella Biscaino (Coordenadora do Curso de Graduação em Física), Antonio Marcos Myskiw (Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Administração Pública), Clovis Piovezan (Coordenador do Curso de Graduação em Química), Cristiane de Quadros (Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia), Denise Maria Souza de Mello (Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veteriária), Edinéia Paula Sartori Schmitz (Coordenadora Administrativa), Eloá Angélica Koehnlein (Coordenadora Adjunta do Curso de Graduação em Nutrição), Jonatas Cattelam (Coordenador do Curso de Mestrado em Saúde, Bem-estar Animal e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul), Marcos Roberto da Silva (Coordenador do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol); representantes docentes: Adalgiza Pinto Neto, Bárbara Grace Tobaldini de Lima, Clóvis Alencar Butzge, Emerson Martins, Gilza Maria de Souza Franco, Marcelo Zanetti, Sabrina Casagrande, Sergio Roberto Massagli; representantes técnico-administrativos em educação: André Luiz Zabott; representantes discentes: Cassio Antonio Klein, Larissa de Sousa Balbino. Não compareceram à sessão por motivos justificados: Aruanã Antonio dos Passos [suplente] (comunidade regional), Maikel Douglas Florintino [titular] (técnico-administrativo em educação); Não compareceram à sessão: Elizandro Paulo Krajcyk [titular] (representante da comunidade regional), Marcos de Almeida [suplente] (representante da comunidade regional), Paulo Roberto Czekalski [titular] (representante da comunidade regional). Iniciada a sessão, o presidente passou, de imediato, ao Expediente. 1.1 Apreciação das atas das sessões anteriores. A Ata da 8ª Sessão Ordinária de 2021 foi aprovada sem ressalvas. Abstiveram-se da votação por não terem participado da referida sessão os conselheiros Cassio Klein, Clovis Butzge, Eloá Koehnlein, Jonatas Cattelam, Marcelo Zanetti, Sabrina Casagrande e Sergio Massagli. 1.2 Informes. O presidente comunicou a presença do presidente da Comissão de Ética, Alcione Roberto Roani, que requereu um espaço durante a sessão para ministrar alguns informes. Na sequência, passou a palavra ao presidente da comissão. O presidente da Comissão de ética da UFFS foi instituída em 2011 e integra o sistema de gestão da ética pública. Explicou que dentre suas atribuições, atua na apuração das denúncias de possíveis infrações éticas. Considerando o número significativo de denúncias recebidas durante este ano, a comissão decidiu investir em ações de promoção da ética, com a elaboração de uma cartilha sobre o assédio e demais iniciativas que serão realizadas nos próximos meses, a fim de zelar pela qualidade no serviço público e pelas relações entre os servidores. Informou que no próximo ano também serão organizadas atividades de educação para a ética. Salientou que a Comissão de Ética, bem como secretaria da referida comissão, está à disposição para orientar os servidores sobre questões relacionadas à ética no serviço público. Na sequência, passou a palavra ao conselheiro Emerson Martins, que também integra a Comissão de Ética. O conselheiro Emerson Martins disse que a comissão de ética tem produzido novas recomendações, dentre elas a Recomendação nº 1/CE/UFFS/201, relativa às denúncias de apuração de responsabilidade por possíveis infrações éticas cometidas por conselheiros com mandatos em órgãos colegiados, no exercício de suas funções colegiadas e durante sessões oficiais e em outros espaços de atuação como conselheiros, que recomenda que as denúncias relativas a comportamento de conselheiros em Pleno ou na atividade de conselheiros sejam primeiramente julgados pelo pleno do respectivo conselho se de fato configura denúncia para, posteriormente, verificada a necessidade, ser analisada pela comissão de ética. A conselheira Adelita informou que a Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Ciências Biológicas será realizada entre os dias 23 e 26 de novembro, no formato remoto. O conselheiro Antonio Myskiw informou que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) está finalizando na data de hoje a aplicação dos instrumentos de pesquisa aos discentes com relação aos componentes curriculares ofertados no semestre 2021.1 e nos meses de novembro e dezembro serão aplicados os questionários gerais de autoavaliação institucional para discentes, docentes, servidores técnico-administrativos e comunidade regional. A conselheira Edinéia Schmitz informou que: a) as obras da cantina, do prédio do almoxarifado e patrimônio e a reforma do galpão agrícola encontram-se em fase de acabamento; b) foi encerrado o contrato com a empresa responsável pelo projeto do Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos (CRCQA), devido a não conclusão de entrega dos projetos e a impossibilidade de aditamento do contrato; c) está ocorrendo na data de hoje o processo licitatório para aquisição dos equipamentos para Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos (CRCQA); d) o projeto da usina fotovoltaica encontra-se em fase de execução do serviço de medição e verificação energética e, posteriormente, será realizada a substituição das lâmpadas nos espaços do Campus, com expectativa de realização do processo licitatório da usina fotovoltaica; e) no dia 15 de outubro, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFFS, que integra a estrutura da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), depositou seu primeiro pedido de patente de invenção junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), referente a um produto que se adequa ao campo de aplicação industrial de alimentos funcionais e/ou fitoterápicos tendo por objetivo a inibição da fome e/ou redução do apetite, resultado de um Acordo de Parceria para P,D&I entre a UFFS e a empresa no ramo de alimentos Gum’s Diet, tendo como coordenadores da pesquisa a docente Dalila Moter Benvegnu e o docente André Gallina; f) no dia 29 de outubro, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFFS realizou o depósito de patente de invenção junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), referente a um produto que se aplica ao campo do monitoramento da qualidade da água por meio de um biossensor, uma composição para detecção de agroquímico em água, resultante de uma pesquisa interna da UFFS realizada pelos pesquisadores do Campus Realeza Gisele Peres, Edinéia Schmitz, Hudison Haskel e Alini de Almeida; g) hoje pela manhã foi realizada uma reunião com a empresa Alimentare, responsável pelo Restaurante Universitário (RU) do Campus, com objetivo de verificar as condições para a reabertura do restaurante e reativação do contrato. O conselheiro Ademir Freddo informou que: a) entre os dias 22 e 26 de novembro será realizado o X Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE/UFFS); b) no dia 30 de novembro, a Prefeitura de Realeza promoverá o evento de lançamento do Habitat de Inovação de Realeza, Inova Realeza, a partir das 19 horas, na ACIAR - Associação Empresarial de Realeza. O presidente informou que: a) o Conselho Universitário (Consuni) aprovou o auxílio emergencial aos estudantes  integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica; b) o Consuni devolverá os regimentos gerais dos campi aos Conselho de Campus para adequações, considerando que as propostas em tramitação no Consuni foram encaminhadas no ano de 2016 e encontravam-se suspensas até o momento; c) o Consuni designou relator para a proposta de execução orçamentária da UFFS para 2022 que integra um conjunto de obras, dentre elas, a construção da Clínica Escola de Nutrição. A conselheira Cristiane de Quadros informou que: a) entre os dias 17 e 19 de novembro ocorrerá o IV Congresso Internacional de Memória e Formação Docente (CIMFOR); b) o Grupo de Trabalho (GT) do Curso de Graduação em Pedagogia encaminhou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para apreciação da Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis. A conselheira registrou seu agradecimento a todos os membros do GT que colaboraram na elaboração do PPC. Encerrado o Expediente, passou-se à Ordem do Dia. O presidente apresentou a pauta da sessão: 2.1 Revisão do Nível de Segurança Operacional do Campus Realeza; 2.2 Processo nº 23205.023925/2021-61: Proposta de minuta para regulamentar a aprovação do Plano Anual de Atividades e do Relatório Anual de Atividades dos docentes no âmbito do Campus Realeza. 2.3 Processo nº 23205.023697/2021-29: Autorização para realização de aulas nos sábados à tarde; 2.4 Moção de repúdio ao atraso no pagamento das bolsas da Residência Pedagógica e PIBID; 2.5 Processo nº 23205.023823/2021-45: Proposta de criação de Grupo de Trabalho (GT) do Mestrado Interdisciplinar em Educação em Direitos Humanos no Campus Realeza; 2.6 Reanálise da Decisão nº 30/CONSC-RE/UFFS/2021; 2.7 Processo nº 23205.020600/2021-26: Acordo de Cooperação Técnica entre a UFFS e a Unioeste Cascavel. A conselheira Adelita Linzmeier solicitou a inclusão da pauta “Institucionalização de coleções biológicas científicas do Campus Realeza”. O presidente submeteu à aprovação a pauta, com a inclusão requerida na ordem 2.8, sendo aprovada por unanimidade pelos conselheiros. Passou-se ao item 2.1 Revisão do Nível de Segurança Operacional do Campus Realeza. O presidente passou à apresentação do Relatório de Nível de Segurança Operacional (NSO), que recomenda a manutenção do “Nível 3 - nível de segurança operacional a ser adotado para enfrentamento de uma situação de risco médio” no Campus Realeza. O conselheiro Clóvis Butzge sugeriu que seja realizado o levantamento da evasão para ter maior precisão no percentual de vacinação. O presidente submeteu à aprovação o Nível de Segurança Operacional recomendado, sendo aprovado por unanimidade pelos conselheiros. Passou-se ao item 2.2 Processo nº 23205.023925/2021-61: Proposta de minuta para regulamentar a aprovação do Plano Anual de Atividades e do Relatório Anual de Atividades dos docentes no âmbito do Campus Realeza. O conselheiro Ademir Freddo apresentou a minuta de Resolução constante no Processo nº 23205.023925/2021-61. O presidente informou que a matéria deverá seguir para análise de relatoria e passou a palavra ao Pleno para manifestações. O conselheiro Antonio Myskiw manifestou interesse em assumir a relatoria. A conselheira Gilza Franco solicitou que a minuta seja disponibilizada aos conselheiros e definido um prazo para proposição de emendas. O Pleno aprovou a designação do conselheiro para relatar a matéria, cujo parecer deverá ser apresentado na 11ª Sessão Ordinária. Ficou definido o prazo de 10 dias para que os conselheiros encaminhem os apontamentos à minuta para o relator. Passou-se ao item 2.3 Processo nº 23205.023697/2021-29: Autorização para realização de aulas nos sábados à tarde. A conselheira Adelita Maria Linzmeier apresentou o Ofício nº 30/2021 – CCCBL-RE, que solicita autorização para realização de atividades letivas presenciais do Componente Curricular (CCR) optativo “Práticas Integradoras de Campo”, todos os sábados, no período vespertino, entre novembro de 2021 e março de 2022. O presidente submeteu à aprovação a solicitação apresentada, sendo aprovada por unanimidade pelos conselheiros. Passou-se ao item 2.4 Moção de repúdio ao atraso no pagamento das bolsas da Residência Pedagógica e PIBID. O presidente solicitou à secretaria que procedesse a leitura da minuta da moção, conforme segue: “MOÇÃO DE REPÚDIO AO ATRASO NO PAGAMENTO DAS BOLSAS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID. O Conselho do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em defesa dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), vem a público repudiar o atraso no pagamento das Bolsas dos Programas, pelas quais a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável. Nos programas, docentes e discentes participam como bolsistas, residentes, pibidianos, supervisores, preceptores, orientadores, coordenadores e voluntários. Todos os participantes têm cumprido suas incumbências, de acordo com o exigido pelos regulamentos dos referidos programas. O trabalho formativo continuou sendo desenvolvido, muitas vezes em condições estruturais difíceis, pois, devido à pandemia de COVID-19, muitos tiveram que se adaptar à nova realidade educacional de ensino remoto. O atraso nos pagamentos afeta principalmente os estudantes que utilizam as bolsas para arcar com necessidades básicas (água, luz, alimentação e moradia) e para pagar despesas com tecnologias de acesso à internet, para além de outras que já fazem parte do contexto de um estudante, mesmo de instituição pública de ensino. Afeta ainda a formação dos estudantes, permanência nos cursos e precariza ainda mais o trabalho formativo”. O presidente submeteu à aprovação a emissão da moção de repúdio ao atraso no pagamento das bolsas dos programas de Residência Pedagógica e PIBID, sendo aprovado por unanimidade pelos conselheiros. Na sequência, o presidente passou a palavra ao Pleno para ajustes na redação. O conselheiro Clóvis Butzge sugeriu as seguintes alterações: a) quanto ao título, alterar para “MOÇÃO DE REPÚDIO À CAPES PELO ATRASO NO PAGAMENTO DAS BOLSAS DOS PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID”; b) no trecho “[…]Nos programas, docentes e discentes participam como bolsistas, […], suprimir o termo “bolsistas”. O Pleno aprovou por unanimidade as alterações propostas pelo conselheiro Clóvis Butzge. O presidente sugeriu a seguinte alteração: no trecho “[…]Todos os participantes têm cumprido suas incumbências, de acordo com o exigido pelos regulamentos dos referidos programas. O trabalho formativo continuou sendo desenvolvido, muitas vezes em condições estruturais difíceis, pois, devido à pandemia de COVID-19, muitos tiveram que se adaptar à nova realidade educacional de ensino remoto.[…]”, substituir por “[…]Devido à pandemia de COVID-19, os integrantes tiveram que se adaptar à nova realidade educacional de ensino remoto. No entanto, o trabalho formativo continuou sendo desenvolvido, muitas vezes em condições estruturais difíceis.[…]”. A conselheira Gilza Franco destacou que o atraso no pagamento das bolsas não se originou, necessariamente, em virtude da pandemia, mas por questões de gestão e aprovação das verbas. Disse que a pandemia foi um agravante principalmente para os estudantes, tendo em vista a falta de estrutura para a realização das atividades remotas, demandando uma exigência financeira maior por parte dos bolsistas. Sugeriu que seja acrescentada a seguinte sentença à redação proposta pelo presidente: “[…] muitas vezes em condições estruturais difíceis e que demandam maior aporte financeiro[…]”. Para contemplar a problemática exposta pela conselheira Gilza Franco, o presidente propôs a seguinte redação para os parágrafos 3º e 4º: “Devido à pandemia de COVID-19, os integrantes tiveram que se adaptar à nova realidade educacional de ensino remoto. No entanto, o trabalho formativo continuou sendo desenvolvido, muitas vezes em condições estruturais difíceis e que demandam maior aporte financeiro. A despeito dessas dificuldades, todos os participantes têm cumprido suas incumbências de acordo com o exigido pelos regulamentos dos referidos programas. O atraso nos pagamentos afeta principalmente os estudantes que utilizam as bolsas para arcar com necessidades básicas (água, luz, alimentação e moradia) e para pagar despesas com tecnologias de acesso à internet, para além de outras que já fazem parte do contexto de um estudante, mesmo de instituição pública de ensino. Afeta ainda a formação dos estudantes, permanência nos cursos e precariza ainda mais o trabalho formativo”. O Pleno acolheu a proposição do presidente. Na sequência, o presidente submeteu à aprovação da minuta na íntegra, sendo aprovada por unanimidade pelos conselheiros. Passou-se ao item 2.5 Processo nº 23205.023823/2021-45: Proposta de criação de Grupo de Trabalho (GT) do Mestrado Interdisciplinar em Educação em Direitos Humanos no Campus Realeza. O conselheiro Antonio Myskiw passou à apresentação da proposta de criação do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do projeto do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação em Direitos Humanos, composto pelos seguintes servidores: Antonio Marcos Myskiw (UFFS – Campus Realeza), Aruanã Antonio Passos (UTFPR – Campus Pato Branco), Gilson Luis Voloski (UFFS – Campus Realeza), Gilza Maria de Souza Franco (UFFS – Campus Realeza), José Oto Konzen (UFFS – Campus Realeza), Maria de Lourdes Bernartt (UTFPR – Campus Pato Branco), Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia (UFFS – Campus Realeza), Samuel Mânica Radaelli (IFPR – Campus Palmas), Sérgio Roberto Massagli (UFFS – Campus Realeza), Silvia Carla Conceição Massagli (UFFS – Campus Laranjeiras do Sul). Como justificativa para a criação do GT, o conselheiro explicou que a proposta tem o intuito de, nos próximos dois anos, elaborar e submeter à Capes uma proposta de mestrado interdisciplinar em educação em direitos humanos, que terá sede no Campus Realeza, sendo tal proposição fruto direto da experiência vivenciada pelos docentes que integram este GT quando das atividades de docência e orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC) nas três turmas da pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos ofertada no Campus Realeza entre os anos 2016 e 2021. Salientou que a proposta está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) da UFFS sobre os Programas de Pós-Graduação: “Apoiar a criação de programas de Pós-Graduação em áreas estratégicas e inovadoras”; ainda no PDI/UFFS, na área de Políticas de Responsabilidade Social: “Promover ações efetivas de educação em Direitos Humanos nos diversos níveis” e “Interagir com os municípios, Estado e escolas visando à capacitação da sociedade em geral para a temática dos direitos humanos, principalmente em relação àqueles que trabalham diretamente com a educação, assistência social, justiça, entre outros”; e nas metas do Campus Realeza: “ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO (lato e stricto sensu) – Reoferta contínua e gratuita de cursos de Especialização em Letras, Ciências Naturais, Saúde e Direitos Humanos; submissão à CAPES, até 2021, de APCNs dos cursos de Mestrado Acadêmico em “Educação”, “Biodiversidade, Saúde e Sustentabilidade na Fronteira Sul” e “Interdisciplinar em Educação em Direitos Humanos”; condições para que o Mestrado em “Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul” venha a ter nota e condições de ter aprovação do Programa de Doutoramento em 2023”. Destacou que a proposição de metas do Campus Realeza previa a submissão de APCN de Mestrado “Interdisciplinar em Educação em Direitos Humanos” à Capes até 2021, que por situações diversas não se efetivou. No entanto, a meta permanece ativa e válida no PDI da UFFS e do Campus Realeza até 2023. O presidente submeteu à votação a criação do GT nos termos apresentados, sendo aprovado por unanimidade pelos conselheiros. Passou-se ao item 2.6 Reanálise da Decisão nº 30/CONSC-RE/UFFS/2021. O presidente explicou que na 9ª Sessão Ordinária foi emitida e encaminhada à Secretaria dos Órgão Colegiados a Decisão nº 30/CONSC-RE/UFFS/2021, que solicita manifestação do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Fronteira Sul sobre a obrigatoriedade da vacinação para o retorno às atividades presenciais. Na sequência, o Gabinete do Reitor remeteu às direções de campi o Ofício nº 273/2021 – GR sobre o encaminhamento de parecer da Procuradoria Jurídica Federal, acerca de consulta sobre obrigatoriedade ou não de vacina contra COVID-19, para ingresso nos campi, considerando o retorno das atividades acadêmicas presenciais. Considerando o parecer jurídico, o presidente submeteu à apreciação do Pleno a reanálise do encaminhamento da matéria para manifestação do Consuni. O conselheiro Clóvis Butzge afirmou a necessidade de a matéria ser pautada pelo Consuni e a definição de uma regulamentação institucional, pois é um questionamento existente em todos os campi, não havendo condições dos campi legislarem individualmente sobre esta pauta. Ademais, o conselheiro salientou que o parecer jurídico da Procuradoria se trata de uma sugestão, havendo divergências de interpretação sobre essa matéria dentro do sistema jurídico brasileiro. A conselheira Gilza Franco destacou que o estado de Santa Catarina já possui um posicionamento estadual, o que permite a exigência da vacinação nas dependências da UFFS naquele estado. Salientou que, em sua concepção, no caso em questão, o direito coletivo se sobrepõe ao individual, pois aqueles que optaram por não se vacinar colocam em risco as pessoas que, por motivos de saúde, não podem se vacinar. Sugeriu que além do encaminhamento da matéria ao Consuni, seja constituído um grupo para elaborar uma proposta institucional que possa ser avaliada posteriormente pelo Consuni. O presidente submeteu à aprovação os seguintes encaminhamentos: a) manter a Decisão nº 30/CONSC-RE/UFFS/2021; b) remetimento da matéria a Comissão Local de Monitoramento das Implicações da COVID-19 para que tematize o assunto no âmbito de suas competências. O Pleno aprovou por unanimidade ambos os encaminhamentos. Passou-se ao item 2.7 Processo nº 23205.020600/2021-26: Acordo de Cooperação Técnica entre a UFFS e a Unioeste Cascavel. O conselheiro Ademir Freddo apresentou o Parecer nº 31/CONSC-RE/UFFS/2021 da Comissão Permanente de Ensino, Pesquisa e Extensão (CPEPE), com o seguinte voto: “Considerando a Resolução nº 4/CONSUNI/UFFS/2015 que estabelece as normas para distribuição das atividades do magistério superior da Universidade Federal da Fronteira Sul; Considerando a Resolução nº 2/2013 – CONSUNI/CPPG (Art. 7º A participação do docente não pode comprometer as atividades de ensino de graduação previstas para o docente na UFFS, em seu Plano de Atividades); Recomendamos a manifestação deste Conselho de forma FAVORÁVEL ao Acordo de Cooperação Técnica, na participação da servidora CLÁUDIA ALMEIDA FIORESI como docente COLABORADORA, pelo prazo de 5 anos”. Na sequência, o conselheiro André Zabott apresentou o Parecer nº 32/CONSC-RE/UFFS/2021 da Comissão Permanente de Legislação e Normas (CPLN), com o seguinte voto: “Diante do exposto neste parecer, a comissão vota pela APROVAÇÃO, com atenção especial à carga horária, do Acordo de Cooperação Técnica entre UFFS e Unioeste em tela”. O presidente submeteu à votação os pareceres apresentados, sendo aprovados por unanimidade pelos conselheiros. Passou-se ao item 2.8 Institucionalização de coleções biológicas científicas do Campus Realeza. A conselheira apresentou o Processo nº 23205.023833/2021-81, que trata da solicitação de reconhecimento institucional da Coleção Biológica REAL, e o Processo nº 23205.021989/2021-27, referente a solicitação de reconhecimento institucional da Coleção Entomológica UFFS-RE. Na sequência, a conselheira procedeu a leitura do Ofício nº 42/2021 – ACAD-RE, que trata da institucionalização de coleções biológicas científicas do Campus Realeza - Coleção Entomológica UFFS-RE e Herbário REAL. O presidente parabenizou a conselheira Adelita Linzmeier pelo empenho em organizar o fluxo institucional de reconhecimento das coleções. A conselheira Adelita registrou seu agradecimento aos servidores Eder Oliveira dos Santos, Suianny Michelon e Eduardo Korf que auxiliaram na implementação dos fluxos. Ademais, salientou que as coleções serão institucionais, estando apenas alocadas no Campus Realeza. O presidente submeteu à aprovação a recomendação de institucionalização da Coleção Biológica REAL e da Coleção Entomológica UFFS-RE, sendo aprovada por unanimidade pelos conselheiros. Às dezessete horas e quarenta e cinco minutos, o presidente deu por encerrada a sessão, da qual eu, Suellen Karoliny Sergel de Oliveira, Secretária da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente.

 

Data do ato: Realeza-PR, 08 de novembro de 2021.
Data de publicação: 15 de dezembro de 2021.

Marcos Antônio Beal
Presidente do Conselho de Campus Realeza

Documento Histórico

ATA Nº 12/CONSC RE/UFFS/2021