ATA Nº 3/CONSCLS/UFFS/2019

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos cinco dias do mês de abril de dois mil e dezenove, às quatorze horas, no auditório do Bloco Docente/Administrativo do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros para a terceira Sessão Ordinária do Conselho de Campus, estiveram presentes: Diogo José Siqueira, Edgar Martins Lírio, Éliton Paulo Novais, Fábio Luiz Zeneratti, Gracialino da Silva Dias, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Henrique Von Hertwing Bittencourt, Janete Stoffel (presidente), Katia Aparecida Seganfredo, Leda Battestin Quast, Liria Ângela Andrioli, Marciane Maria Mendes, Maria Eloá Gehlen, Paola Beatriz Sanches, Priscila Ribeiro Ferreira, Ricardo Key Yamazaki, Ronan Maciel Marcos, Siomara Aparecida Marques, Vivian Machado de Menezes. Justificativas: Ana Cristina Hammel, Andresa Freitas, Betina Muelbert, Deise Maria Bourscheidt, Marcos Alceu Felicetti, Roberto Antônio Finatto, Rubens Fey, Vanda Mari Trombetta, e a secretária executiva, Jaciele Hosda. Iniciada a sessão, a presidente Janete Stoffel agradeceu a presença de todos 1. INFORMES: 1.1. Janete Stoffel mencionou que em reunião administrativa o reitor mencionou que esteve em Brasília e que não houve acenos do MEC de novos códigos conforme havia a expectativa, inclusive sem perspectivas dos códigos da área de medicina que havia uma compactuação inicial, e que ainda não tem com o quadro de docentes e técnicos administrativos completo. 1.2. Lava Jato da Educação, aparentemente não é para apurar denúncias já efetuadas, mas para levantar questões que possam ser pautas para a lava jato. Uma operação já realizada pela lava jato e que afeta os técnicos administrativos, é de que uma Universidade de Mato Grosso foi condenada a devolver dinheiro referente a redução de jornada para 30 horas dos servidores técnicos administrativos. 1.3. ANDIFES e FONAPRACE estão organizando estudos sobre evasão dentro das universidades. 1.4. Sobre o orçamento para a UFFS, há um valor de 55 milhões para o ano, e apenas 1,7 milhões para investimento, já foi solicitado remanejamento de aproximadamente 9 milhões dos recursos para capital. O ministério do planejamento não acenou para recursos extras, além de ocorrer um contingenciamento de 20% do atual orçamento. 1.5. A empresa que imprime as provas do ENEM faliu, neste sentido a Pró-Reitoria de Graduação solicitou aos campi que se organizem para vestibular. A primeira possibilidade é pegar provas de outras instituições. 1.6. Diogo José Siqueira solicitou sobre os testes de insalubridade. Janete Stoffel mencionou que recebeu um e-mail de que estão encaminhando as respostas por malote, e chega na segunda-feira dia 08. Esses testes correspondem a medições de agentes químicos realizados no mês de novembro de 2018. 1.7. A direção de campus recebeu um Ofício da prefeitura do município de Candói, solicitando a oferta de mais cursos no município, nos moldes de alternância, sendo as solicitações dos cursos de pedagogia (voltado para os docentes) e agronomia (noturno). Janete Stoffel informou que encaminhará aos coordenadores dos cursos e colegiados para responderem tais solicitações. Maria Eloa Gehlen questionou se não havia a solicitação de ciências econômicas, Janete Stoffel comentou que neste primeiro ofício veio a solicitação de um curso de ciências contábeis, e que não há este curso no campus Laranjeiras do Sul, mas assim que tiver um documento solicitando ciências econômicas será encaminhado à coordenação e colegiado do curso. 1.8. O Edital Programa Fronteira em Movimento teve a inscrição de 4 prefeituras, sendo: Candói, Foz do Jordão, Reserva do Iguaçu e Goioxim. 1.8. As faltas de discentes e comunidade regional nas sessões do Conselho de Campus já ultrapassaram as 3 faltas consecutivas ou 5 alternadas, neste sentido, foi encaminhado pela presidência do Conselho, Ofícios às entidades mencionadas para indicarem novos membros. 1.9. Solicitação de saída do membro Edemar José Baraneck da comissão de consulta prévia, sendo que foi substituído pela servidora Marcia Regina Maximowski. 1.10. Autorização de redistribuição por permuta das professoras Adriana Saccol Pereira e Claudia Giongo, que deverão entrar em exercício nas instituições de destino em breve. 1.11. Está em trâmite, também, o pedido de redistribuição do professor Alex Verdério. Gracialino da Silva Dias solicitou se há segurança de que o código de vaga venha pra universidade, pois já houve o caso da professora Ana Paula Fonseca que ainda não foi disponibilizado o código da docente. Janete Stoffel informou que no caso da professora Ana Paula Fonseca não se perdeu o código de vaga, há somente demora nos trâmites de liberação de vaga pela UNILA, mas que o código permanece no campus, embora ela esteja cedida a outra instituição, já no caso do professor Alex Verdério, este só é liberado quando o código estiver na UFFS. Ricardo Key Yamazaki questionou a permuta da professora Marcela Langa Lacerda, Janete Stoffel mencionou que no caso desta professora é preciso cumprir o prazo de carência de afastamento para capacitação, de acordo com o Edital do PIACD em que ela se inscreveu, por se tratar de licença capacitação. 2. ORDEM DO DIA: Janete Stoffel apresentou a pauta encaminhada por e-mail, e solicitou a alteração de ponto de pauta da proposta de novos cursos, propondo uma reunião extraordinária para discussão de um único ponto, Siomara Aparecida Marques completou a solicitação de sessão extraordinária para poder incluir na sessão do CONSUNI o quanto antes, foi decidido realizar a discussão sobre uma nova sessão no momento do ponto na pauta. Foi solicitado também a inclusão do ponto de pauta referente a CAAEX e o pedido de autorização de uso de área para Olericultura. Aprovadas a alteração e inclusão de pauta. 2.1. Autorização de uso de espaço para Olericultura: Janete Stoffel, com auxílio do representante da CAAEX Wilson Ramos Mayer e o representante da infraestrutura Fabio Onetta, apresentou a solicitação de autorização para que a CAAEX utilize espaço para experimentos de Olericultura, mencionou que já houve uma autorização anterior e que vence em abril de 2019. A área a que se refere se localiza onde está previsto, na planta geral da UFFS, a construção do quarto bloco de laboratórios. A proposta é de que seja ampliado a autorização desta mesma área até abril 2022, para execução de projetos e pesquisas. Janete Stoffel informou que trouxe essa decisão ao conselho de campus, pois o período de autorização solicitada é superior a sua gestão, e nesse sentido precisa que o conselho dê um parecer, por adentrar em outra gestão do campus. A área definitiva para a CAAEX está em trâmites de destoca, com previsão na melhor hipótese em 30 dias, porém, informou o professor Henrique Von Hertwig Bittencourt, que os experimentos precisam ser implantados imediatamente, além da área solicitada já estar contemplada com água. Ricardo Key Yamazaki questionou se há um ranqueamento de uso de recursos. Janete Stoffel informou que diante do cenário atual e das prioridades da UFFS, as obras prioritárias no campus são o barracão para uso de almoxarifado e finalização do galpão. Gustavo Henrique Fidelis dos Santos indagou se há algum projeto previsto para a construção do quarto bloco de laboratório. Fabio Onetta mencionou que não há previsão nem orçamento, apenas há essa indicação no projeto inicial e expansão do campus. Após esclarecimentos, o conselho de campus homologou por unanimidade a autorização de uso da área mencionada pela CAAEX até abril de 2022. 2.2. Aprovação da Ata 2ª Sessão Ordinária de 2019 do Conselho de Campus – Laranjeiras do Sul: Ronan Maciel Marcos solicitou que retire seu nome da Ata, pois esteve somente no início, passou mal e acabou saindo com registro de atestado médico, após correção foi aprovada a Ata por unanimidade. 2.3. Plano Anual de Atividades: Janete Stoffel mencionou que em conversa com a professora Katia Aparecida Seganfredo, houve entendimentos diferentes de registro, referente aos membros dos colegiados, se são válidos como gestão ou atividade de ensino. Katia Aparecida Seganfredo informou sobre os documentos que regulamentam a entrega do PAA, e o que é entendido como ensino, pesquisa, extensão e gestão. Fez uma retrospectiva das resoluções que regem o PAA. Mencionou que a resolução deixa brechas para entendimento sobre o registro dos membros de colegiado, tanto para ensino quanto para administração, solicitou dessa forma que o conselho de campus defina de que forma deve ser considerado: ensino ou administração. Priscila Ribeiro Ferreira mencionou que no sistema o colegiado está cadastrado na parte de ensino. Ronan Maciel Marcos sugeriu que se há dúvida deve ser considerado para as duas formas. Katia Aparecida Seganfredo salientou que é preciso rever a Resolução nº19/CCLS/UFFS/2017, mencionou que as atividades de ensino são inerentes às aulas, pois aulas são inerentes as outras atividades. Gracialino da Silva Dias enfatizou que os professores atendem acadêmicos, preparam as aulas, e essas atividades devem ser contabilizadas também como ensino. Janete Stoffel apontou que ensino é mais tranquilo para se comprovar, a forma como a resolução está não precisa ser mudada, apenas o conselho deliberar que pode ser compreendida como ensino ou gestão. Katia Aparecida Seganfredo lembrou que o prazo para entrega dos PAAs foi deliberado pelo Conselho de Campus, e o sistema ficou aberto de 11 de fevereiro até 15 de março. No dia 11 de fevereiro foi encaminhado e-mail pela coordenação acadêmica a todos os docentes informando o período de abertura e fechamento do sistema. No dia 21 de fevereiro foi encaminhado novo e-mail avisando do prazo e relembrando do fechamento do sistema. No dia 15 de março o sistema fechou. no dia 18 de março foi aberto excepcional para que 13 professores que não haviam preenchido pudessem preencher até dia 21 de março. Informou ainda que os PAAs que não tiverem aprovação ou ficarem pendentes, terão 30 dias, para readequar e retornar para aprovação do conselho de campus. Houve discussão sobre a ministração de aulas, Ricardo Key Yamazaki mencionou que está na resolução, Katia Aparecida Seganfredo lembrou que foi uma interpretação de que havia a necessidade de ter mais uma atividade de ensino. Janete Stoffel sugeriu rediscutir essa interpretação da resolução. Gracialino da Silva Dias salientou que é preciso entender a ministração de aula de forma global, contemplando plenamente a aula com as atividades de ensino, pois é obrigatório no plano de ensino ter atendimento ao aluno, entendendo a aula em globalidade. Após discussões, o conselho de campus entendeu e definiu que na ministração de aula está composta também as atividades de planejamento, orientação e atendimento. Neste sentido a coordenação acadêmica deverá rever apenas este ponto, entendendo que a participação em colegiado é valido tanto em ensino quanto em gestão, e no ensino é válido a ministração de aulas no entendimento global. Após discussões e análises foram aprovados os PAAs dos seguintes professores: Adriana Saccol Pereira, Alexandre Manoel Dos Santos, Alexandre Monkolski, Aline Pomari Fernandes, Ana Cristina Hammel, Anderson Luiz De Oliveira, Andresa Freitas, Betina Muelbert, Cacea Furlan Maggi, Carlos Augusto Fernandes Dagnone, Catia Tavares Dos Passos Francisco, Ceyca Lia Palerosi Borges, Claudia Simone Madruga Lima, Deise Maria Bourscheidt, Eduarda Molardi Bainy, Ernesto Quast, Evandro Bilibio, Fabio Luiz Zeneratti, Felipe Mattos Monteiro, Fernanda Marcon, Geraldo Deffune Goncalves De Oliveira, Gilmar Franzener, Gustavo Henrique Fidelis Dos Santos, Henrique Von Hertwig Bittencourt, Janete Stoffel, Joaquim Goncalves Da Costa, Jorge Erick Garcia Parra, Jose Francisco Grillo, Juliano Cesar Dias, Julian Perez Cassarino, Katia A. Seganfredo, Larissa Canhadas Bertan, Leda Battestin Quast, Liria Ângela Andrioli, Luciano Tormen, Luis Claudio Krajevski, Luiz Carlos De Freitas, Marciane Maria Mendes, Marcos Alceu Felicetti, Marcos Weingartner, Marisela Garcia Hernandez, Martinho Machado Junior, Maude Regina De Borba, Miguel Mundstock Xavier De Carvalho, Nadia Teresinha Da Mota Franco, Paola Beatriz Sanches, Priscila Ribeiro Ferreira, Rafael Stefenon, Ricardo Key Yamazaki, Roberto Antonio Finatto, Ronan Maciel Marcos, Rubens Fey, Siomara Aparecida Marques, Vanda Mari Trombetta, Vania Zanella Pinto, Vivian Machado De Menezes. Deverá ser encaminhado comunicado para adequação ou preenchimento do PAA aos seguintes professores: Alex Verdério, Gracialino da Silva Dias, Lisandro Tomas da Silva Bonome, Elemar do Nascimento Cezimbra, Gian Machado de Castro, Josimeire Aparecida Leandrini, Josuel Alfredo Vilela Pinto, Luisa Helena Cazarolli, Maria Eloá Gehlen, Pedro Ivan Christoffoli, Thiago Bergler Bitencourt, Wanderson Gonçalves Wanzeller, Roberson Dibax, João Arami Martins Pereira, Paulo Alexandre Nunes, Evandro Bilibio, Marcos Alceu Felicetti e Geraldo Deffune Gonçalves Oliveira. Os professores afastados por licença capacitação ou licenças médicas devem entregar os PAA assim que retornarem às atividades. 2.4. Proposta dos novos cursos: O grupo de trabalho de ciências sociais do campus Laranjeiras do Sul, está produzindo a proposta de dois cursos de ciências sociais: um em licenciatura e outro bacharel. Porém não foi possível trazer para esta sessão a proposta finalizada, neste sentido solicitou a alteração da pauta de apresentação da proposta para uma data de sessão extraordinária para tal finalidade, a fim de ter tempo hábil para ser pautada também no CONSUNI ainda no mês de abril de 2019. Ronan Maciel Marcos sugeriu que seja discutido a pauta na sessão ordinária de maio, sem atropelar as datas, sendo aprovado por todos os conselheiros tal indicação. O conselho deliberou que este ponto de pauta entre na próxima sessão do conselho de campus, com solicitação de indicação de pauta ao CONSUNI para mês de maio. 2.5. Comissão eleitoral local para escolha dos membros do CONSUNI: Janete Stoffel informou que de acordo com a Resolução nº 016/2012 – CONSUNI, o conselho de campus deve homologar a Comissão Eleitoral Local do Campus Laranjeiras do Sul, para a escolha dos representantes dos segmentos da comunidade universitária no Conselho Universitário, nesta ocasião para o período 2019-2021, houve a indicação para representantes docentes: titular Jorge Erick Garcia Parra e suplente Ricardo Key Yamazaki; representantes técnico-administrativos: titular: Vanderleia Dezingrini e suplente Márcio Rodrigo de Oliveira; representantes discentes: titular Nathalia Heloiza Wiesenhutter Leal e suplente: Larissa Ortega de Oliveira. Após as indicações o conselho de campus aprovou por unanimidade a referida comissão. Nada mais havendo a tratar, a presidente encerrou a reunião e eu, Jaciele Hosda, secretária executiva dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata que após aprovada será assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 05 de abril de 2019.
Data de publicação: 13 de maio de 2019.

Janete Stoffel
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 3/CONSCLS/UFFS/2019