Publicado edital de processo seletivo para auxílios socioeconômicos 2018
Os estudantes de Graduação da UFFS podem acessar quatro tipo de auxílios

Publicado em: 26 de janeiro de 2018 15h01min / Atualizado em: 29 de janeiro de 2018 12h01min

Com o objetivo de fortalecer as condições de frequência, permanência e êxito nas atividades acadêmicas dos estudantes de Graduação durante o ano letivo de 2018, a UFFS publicou novo edital de processo seletivo para solicitação de  auxílios socioeconômicos. Neste edital são destinados R$ 8,1 milhões para custear os auxílios destinados aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Quais e como são disponibilizados os auxílios?

A UFFS dispõe dos seguintes auxílios:

- moradia;

- transporte (3 modalidades);

- alimentação (2 modalidades);

- estudantil.

A concessão é realizada por faixas de vulnerabilidade social (faixas I, II e II). O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é medido através da análise socioeconômica. Todos os alunos precisam realizar a análise para determinar seu IVS, pois esse índice determina qual faixa de valor que poderá ser acessada. Além disso, alguns auxílios, como o transporte e alimentação, têm mais de uma modalidade de concessão. O estudante poderá ser beneficiado, nesses auxílios, na modalidade na qual se encaixe.

AUXÍLIOS X VALORES DE REFERÊNCIA

Auxílio

Faixa I (IVS até 400)

Faixa II (IVS de 401 até 800)

Faixa III (IVS de 801 até 1.320)

Alimentação 1

Alimentação 2

Moradia

Transporte 1

Transporte 2

Transporte 3

Estudantil

A QUAIS AUXÍLIOS OS ESTUDANTES PODEM TER ACESSO?

Calouros: antes mesmo de realizar a análise socieconômica, os alunos ingressantes pelo PROHAITI, PIN e modalidades de reservas de vagas com renda inferior a 1,5 salários mínimos, podem acessar o auxílio-alimentação e o auxílio-estudantil. Os valores concedidos correspondem aos valores da faixa de IVS II.

Após a realização da análise socioeconômica, poderão acessar os demais auxílios, conforme os critérios estabelecidos no edital.

Veteranos: podem acessar a todos: auxílio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-estudantil.

COMO ACESSAR?

Calouros: devem fazer a inscrição presencialmente no Setor de Assuntos Estudantis no campus em que está matriculado.

Veteranos: durante as férias letivas, poderão realizar a inscrição para acessar os auxílios por formulário on-line. Fora do período de férias, devem fazer a solicitação nos SAEs dos campi.

Os que já tem análise socioeconômica em vigência, só precisam preencher o formulário online. Já os que precisam realizar a análise ou atualizá-la, precisam acessar o Sistema de Análise Socioeconômica, preencher o cadastro, imprimir os documentos e levar ao SAE de seu Campus. Após finalizado o processo da análise, poderão preencher o formulário online.

A inscrição para solicitação de auxílio socioeconômico pode ser feita a qualquer tempo – até a data-limite de 2 de outubro de 2018 – pelo estudante regularmente matriculado na UFFS. No entanto, para que o estudante receba o auxílio já no mês seguinte à solicitação, foi estipulado um calendário com datas-cortes de pagamento. Por exempo, se o estudante solicitar o auxílio até o dia 2 de março, já receberá o auxílio no mês de abril. O calendário completo está disponível no edital.

Mais detalhes sobre o processo seletivo dos auxílios socioeconômicos 2018 podem ser conferidos no Edital nº 48/GR/UFFS/2018.

Atos normativos relacionados: