Orientações Gerais

 

 

PLANO GERAL DE ORIENTAÇÕES DA
COMISSÃO DE MONITORAMENTO DAS IMPLICAÇÕES DA COVID-19

 

A Universidade Federal da Fronteira Sul, ciente da sua função social e do seu papel como instituição de ensino, pesquisa e extensão, soma-se aos esforços da sociedade e das autoridades de saúde, no sentido de prevenir e minimizar os impactos decorrentes da pandemia da COVID-19 (coronavirus disease 2019). Com esse objetivo, foi instituída, pela Portaria nº 286/GR/UFFS/2020, a Comissão de Monitoramento das Implicações da COVID – 19,  alterada pela Portaria nº 289/GR/UFFS/2020. Posto isso, a UFFS:

1º. Suspende as atividades acadêmicas presenciais no âmbito da UFFS (PORTARIA N° 292/GR/2020);

2º. Altera a forma de execução das atividades administrativas (PORTARIA Nº302/GR/UFFS/2020);

3º. Orienta os cursos de graduação para a oferta de componentes curriculares durante o período de suspensão das atividades presenciais (PORTARIA Nº 293/GR/UFFS).


ORIENTAÇÕES GERAIS

SERVIÇOS SUSPENSOS

Aulas

Estão suspensas todas as atividades acadêmicas presenciais;

As atividades acadêmicas poderão ser realizadas a distância, com uso de recursos tecnológicos, em conformidade com as Portarias nº 293/GR/UFFS/2020 (Graduação) e nº 303/GR/UFFS/2020 (Pós-Graduação). 

Instruções sobre o período de início das atividades e formato serão encaminhadas, via e-mail, aos estudantes.

 

Restaurantes Universitários

No intuito de evitar aglomerações e expor a comunidade acadêmica a situações que implicam risco à saúde, o funcionamento de todos os restaurantes universitários fica suspenso por período indeterminado.

 

Bibliotecas

O acesso público às bibliotecas está suspenso por período indeterminado, contudo permanece disponível a todos o Repositório Digital (RD) da UFFS, que possibilita o acesso à produção filosófica, científica, tecnológica, artística e cultural da Instituição, em formato digital;

A data para devolução de material que já está sob empréstimo será atualizada e prorrogada até o retorno das atividades acadêmicas presenciais.

 

SERVIÇOS EM REGIME ESPECIAL

Atividades de pesquisa e acesso a laboratórios

O acesso aos laboratórios deve ser minimizado, sendo permitido apenas nos casos em que as pesquisas necessitem acompanhamento constante;

O volume de experimentos deve ser reduzido de acordo com o que for possível, finalizando o que está em andamento e avaliando a possibilidade de suspender a realização de novos experimentos.


Atendimentos aos serviços estudantis

Atendimento psicológico: todos os alunos agendados serão contatados. Será realizada uma triagem para a manutenção apenas dos casos considerados de risco, priorizando-se o uso de recursos digitais para o atendimento.

Atendimentos assistência social: todos os alunos agendados serão contatados, e será analisada a viabilidade de atendimento caso a caso, para que estudantes e servidores não sejam colocados em risco;

Excepcionalmente, serão suspensas todas as entrevistas presenciais na cidade de Cerro Largo, uma vez que o profissional responsável se enquadra no grupo de risco (+ de 60 anos);

Não serão agendados novos atendimentos presenciais. Casos excepcionais, serão analisados pela equipe técnica dos SAEs locais;
Para todos os casos em que se avalie a necessidade de atendimento presencial, o aluno precisa declarar a ausência de sintomas de gripe. Caso apresente sintomas, será orientado a buscar o serviço municipal de saúde.

Auxílio complementar: no sábado, dia 21/03, foi publicada a Portaria nº 320/GR/UFFS/2020, que institui um auxílio complementar, visando auxiliar nas condições de aquisição de gêneros alimentícios, de higiene e de saúde, necessários para a calamidade pública atual em decorrência do novo Coronavírus.

Alunos que não concluíram processo de avaliação socioeconômica: não ficarão desassistidos, continuam recebendo a faixa 4 do IVS, conforme Edital 28/GR/UFFS/2020 (Retificado).

Auxílio-alimentação: considerando que todos os RUs estão fechados para evitar aglomeração de pessoas, todos os estudantes receberão o valor do auxílio alimentação 2, valor pago aos estudantes de campi nos quais não há RU. O valor desse auxílio varia de R$140 a R$80,00, dependendo da faixa de IVS na qual o aluno se encontra. A mudança no valor do auxílio contemplará todo o mês de março e seguirá até que seja normalizado o atendimento dos RUs.

Demais auxílios socioeconômicos: considerando que estão suspensas apenas as atividades acadêmicas presenciais (Portaria 292/GR/UFFS/2020), os auxílios socioeconômicos serão mantidos na sua integralidade.

Atendimento pedagógico: será mantido. Os alunos serão orientados pelos servidores dos SAEs através de ferramentas como o e-mail, WhatsApp, Facebook, telefone, entre outras.

Em caso de dúvidas e necessidade de atendimento, os estudantes devem entrar em contato via e-mail com o SAE do seu Campus:

Setor de Assuntos Estudantis Chapeco - sae.ch@uffs.edu.br

Setor de Assuntos Estudantis - Cerro Largo - sae.cl@uffs.edu.br

Setor de Assuntos Estudantis - Erechim - sae.er@uffs.edu.br

Setor de Assuntos Estudantis, Laranjeiras do Sul - sae.ls@uffs.edu.br

Setor de Assuntos Estudantis, Passo Fundo - sae.pf@uffs.edu.br

Setor de Assuntos Estudantis - Realeza - sae.re@uffs.edu.br

 

 

Atividades de extensão e cultura

Orienta-se aos coordenadores de ações de extensão e cultura que promovam atividades relacionadas aos seus temas de trabalho possíveis de serem executadas pelos bolsistas a distância e em segurança.

As bolsas serão normalmente pagas aos discentes bolsistas em ações de extensão ou cultura enquanto o calendário acadêmico estiver vigente.

Calendário de formaturas

Fica suspensa a realização de eventos e reuniões presenciais enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). No que se refere às colações de grau com a participação de convidados, que seriam realizados pela Instituição, serão reagendados para o segundo semestre de 2020, em calendário divulgado posteriormente pelos campi.

As colações de grau em gabinete já agendadas serão remarcadas e as novas datas serão informadas aos interessados.

Novas solicitações de agendamentos de colação de grau em gabinete serão autorizadas apenas em casos de urgência devidamente justificada à coordenação acadêmica de cada campus.

 

Recebimento de materiais provenientes de compras e licitações

O recebimento de materiais provenientes de compras e licitações está mantido, porém deve ser reagendado, pelos setores responsáveis, para datas e horários oportunos, com o objetivo de reduzir a necessidade de deslocamentos e permanência na Instituição de servidores e fornecedores.

A tramitação de novos processos de empenho restringir-se-á aos casos estritamente necessários, ou seja, àqueles que comprometam o funcionamento da Instituição e, nesses casos, orienta-se que os servidores responsáveis pelo recebimento de materiais/serviços redobrem os cuidados, evitando o manuseio de mercadorias sem o uso de luvas e máscaras.


ORIENTAÇÕES REFERENTES À LIMPEZA DE AMBIENTES

Higienização com álcool de botoeiras internas e externas dos elevadores, maçanetas das portas dos banheiros, setores e escadarias bem como corrimões;

Isolamento dos bebedouros com plástico, para que não sejam utilizados;

Cada campus orientará suas equipes para elaboração de procedimentos que atendam às suas necessidades.



Mediante orientações da Comissão de Monitoramento das Implicações da COVID – 19, cada campus elaborou instruções detalhadas para atender a suas especificidades.

Novas orientações serão informadas nesta página e em todas as redes sociais da UFFS.

Acesse o menu ao lado para ter acesso às informações específicas de cada campus.

 

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA PREVENÇÃO E MONITORAMENTO DA COVID-19 NA UFFS

 

Este plano de contingência, tem como objetivo tratar de medidas específicas de biossegurança, a serem implementadas nos campi, reitoria e demais espaços utilizados para as atividades acadêmicas da Universidade Federal Fronteira Sul

 

 

CONTATOS PARA DÚVIDAS

 

Comissão de Monitoramento das Implicações da Covid-19 - email: comissao.covid19@uffs.edu.br

 

Campus Realeza:

Edinéia Paula Sartori Schmitz (Coordenadora Administrativa) - e-mail: edineia.schmitz@uffs.edu.br

Ademir Roberto Freddo (Coordenador Acadêmico e Diretor em Exercício) - e-mail: ademir.freddo@uffs.edu.br

Campus Laranjeiras do Sul

Martinho Machado Júnior (Diretor) - e-mail: martinho.machado@uffs.edu.br

Thiago Bergler Bitencourt (Coordenador Acadêmico) -e-mail: bitencourt@uffs.edu.br

Ronaldo José Seramim (Coordenador Administrativo) - e-mail: ronaldo.seramim@uffs.edu.br

Campus Erechim:

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva (Diretor) -e-mail: diretor.er@uffs.edu.br

Sandra Hopner Pierozan (Coordenadora Acadêmica) -e-mail: coord.acad.er@uffs.edu.br

Elizabete Pedroski - (Coordenadora Administrativa) - e-mail: coord.adm.er@uffs.edu.br

Campus Passo Fundo

Leandro Tuzzin (Coordenador Acadêmico) – e-mail: coord.acad.pf@uffs.edu.br

Laura Spaniol Martinelli (Coordenadora Administrativa) - email: coord.adm.pf@uffs.edu.br

Campus Cerro Largo

Bruno München Wenzel (Diretor) - e-mail: bruno.wenzel@uffs.edu.br

Sandro Adriano Schneider (Coordenador Administrativo) - e-mail: sandro.schneider@uffs.edu.br

Campus Chapecó

Roberto Dall'Agnol (Diretor) – e-mail: diretor.ch@uffs.edu.br

Gabriela G. de Oliveira – e-mail: coord.acad.ch@uffs.edu.br

Diego Boeno – e-mail: coord.adm.ch@uffs.edu.br