Cursos de Ciências Sociais do Campus Laranjeiras do Sul obtêm nota máxima em avaliação do MEC
Comunidade acadêmica comemora a nota máxima nas avaliações

Publicado em: 24 de maio de 2024 14h05min / Atualizado em: 24 de maio de 2024 15h05min

Os cursos de bacharelado e de licenciatura em Ciências Sociais, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, alcançaram o conceito 5, nota máxima, em avaliações conduzidas pelo Ministério da Educação (MEC).

A fim de validar o reconhecimento dos cursos, as comissões de avaliação realizaram visitas virtuais in loco para conhecer as instalações do Campus, além de conduzir  reuniões com estudantes, professores, Núcleo Docente Estruturante (NDE), Colegiado do curso e dirigentes do Campus, Reitoria, Procuradoria Educacional Institucional (PI) e Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

O processo de reconhecimento envolve a avaliação de cerca de 60 itens agrupados em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura. O objetivo é verificar se foram cumpridos os requisitos constantes nos projetos dos cursos apresentados para autorização. Cada dimensão recebe um conceito, que varia entre um e cinco. Ao final, é atribuída uma média e, para a aprovação, é necessário atingir, no mínimo, o conceito três. 

Notas obtidas:
O bacharelado em Ciências Sociais obteve as seguintes notas:  dimensão 1 (organização didático-­pedagógica): 4,46; dimensão 2 (corpo docente e tutorial): 4,67; dimensão 3 (Infraestrutura): 4,43. Dessa forma, o conceito final atribuído ao curso foi 5.

Já a licenciatura em Ciências Sociais obteve as seguintes notas: dimensão 1 (organização didático-­pedagógica): 4,56; dimensão 2 (corpo docente e tutorial): 4,89; dimensão 3 (Infraestrutura): 4,40. Dessa forma, o conceito final atribuído ao curso foi 5.

O coordenador dos cursos, professor Mariano Luis Sánchez expressa sua satisfação: “as comissões do MEC realizaram avaliações positivas, que foram recebidas com imensa satisfação por todos os setores que participam dos cursos, por parte dos docentes, dos discentes, dos técnicos administrativos, das autoridades do Campus, e certamente pela coordenação, que recebeu as notas 5 como reconhecimento do trabalho cotidiano que, com entusiasmo, todos e todas realizamos nas diferentes dimensões que envolve oferecer os cursos de Ciências Sociais à sociedade hoje em dia. Essas aprovações demonstram que estamos no bom caminho, e que tudo que ainda pudermos fazer para melhorar ainda mais os cursos, será concretizado da melhor maneira. Mais estudo, mais conhecimento, mais educação, pública, gratuita e de qualidade, esse é o caminho que defendemos e oferecemos”. 

A coordenadora adjunta dos cursos, professora Siomara Aparecida Marques relata que “as visitas foram excelentes experiências porque possibilitaram perceber os nossos potenciais e as fragilidades. Um dos pontos positivos destacados foi a qualidade do corpo docente. A maioria dos professores apresentou uma boa produção acadêmica com publicação de artigos, capítulos de livros, livros, coordenação e participação em projetos de pesquisa e extensão. No quesito inovação, outro aspecto bem avaliado, o destaque foi para o trabalho de alguns professores que estão investindo na produção de mídias, como jogos eletrônicos e podcasts com o objetivo de trabalhar conteúdos de Sociologia na linguagem dos jovens do Ensino Médio. A coordenação dos cursos só tem a agradecer. As notas máximas só foram possíveis pela contribuição e participação de todos os envolvidos!”, finaliza. 

Cursos
O Campus Laranjeiras do Sul oferta os cursos de bacharelado e de licenciatura em Ciências Sociais desde 2020. As atividades dos cursos são realizadas na modalidade presencial, no período noturno, e cada curso disponibiliza 30 vagas anuais.

Conheça mais sobre os cursos no site da UFFS:
- Bacharelado em Ciências Sociais;
- Licenciatura em Ciências Sociais.