Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular:

O currículo do Programa é composto por um conjunto de disciplinas com caráter interdisciplinar, sem perder a profundidade necessária em determinados temas ou abordagens. As disciplinas podem ser cursadas pelos discentes de Mestrado e Doutorado. As disciplinas podem estar vinculadas mais diretamente a uma das linhas de pesquisa do programa, ou atender as duas linhas, como no caso das obrigatórias e várias eletivas. Com exceção da disciplina de “Seminário em produção sustentável e conservação ambiental”, que é ofertada separadamente para cada nível do curso, todas as outras disciplinas podem ser cursadas pelos discentes de mestrado e doutorado.

A disciplina de “Seminário em produção sustentável e conservação ambiental”, no nível de Mestrado tem por objetivo iniciar o discente sobre o que é pesquisa e Pós-graduação, sobre a área de Ciências Ambientais, sobre a proposta e funcionamento do PPGCTA, além de auxiliar na elaboração do projeto de pesquisa. No nível de Doutorado tem por objetivo discutir a importância de produção acadêmica relevante e da interdisciplinaridade como fator decisivo na solução de problemas socioambientais, além de auxiliar na elaboração do projeto.

Para atingir uma formação ampla e interdisciplinar são ofertados três componentes obrigatórios (10 créditos) que buscam preparar o discente para o desenvolvimento da pesquisa e promover uma formação cidadã̃, preparando-o para o desafio de ser um agente transformador na construção de uma sociedade sustentável. As três disciplinas obrigatórias devem ser cursadas obrigatoriamente nos primeiros semestres do curso para que o discente insira os conceitos de sustentabilidade e interdisciplinaridade nos projetos.

Principais pontos de acompanhamento da formação, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado:

- Entrega do projeto. Uma cópia do projeto devera ser entregue na secretaria do curso devidamente assinado pelo orientador ao final do primeiro semestre.

- Qualificação. Entre 6o (sexto) e o 18o (décimo oitavo) mês do início do curso para Mestrado e entre 12o (décimo segundo) e o 36o trigésimo sexto para Doutorado.

- Proficiência. Comprovação de proficiência em língua inglesa até o 12o (décimo segundo) mês após o ingresso no curso.

- Estágio de docência. Obrigatório para bolsistas e eletivo para não bolsistas.

- Participação no Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental.

- Submissão de um produto para solicitação da defesa, seja para o mestrado ou para o doutorado.

Total de créditos para titulação

Mestrado

Créditos obrigatórios: 10

Créditos eletivos: 14

Dissertação: 06


Total de créditos para titulação

Doutorado

Créditos obrigatórios: 10

Créditos eletivos: 38

Tese: 12

 

Componentes Curriculares

 

Disciplina
Ementa
Linha de Pesquisa
Créditos
Natureza
(O ou E)
Nível
 

Sustentabilidade ambiental

Surgimento e contextualização da preocupação ambiental.  Definições modernas de sustentabilidade. Paradigmas entre o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental. A questão ambiental sob o enfoque econômico. A Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) e os desafios à sua implementação. A sustentabilidade ambiental e o uso dos recursos naturais (clima, água, solo, Bioenergias, fauna, flora). A sustentabilidade ambiental e suas relações com o setor produtivo. Ferramentas e técnicas visando à sustentabilidade das sociedades modernas. Indicadores de Sustentabilidade.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e

Conservação dos recursos

naturais

4

O

ME e DO

Estatística aplicada às

ciências ambientais

Introdução à estatística. Importância do tratamento estatístico de dados em atividades de pesquisa. Organização de Dados. Desenho experimental e amostral. Modelos de Distribuição de Probabilidade. Testes de hipóteses. Delineamentos Compostos Centrais (Rotacionais e Fracionários). Introdução à estatística multivariada. Análise de dados ambientais. Primeiros

passos no R: instalação do R e os pacotes adicionais. A linguagem R: funções matemáticas, tipos de dados, objetos de dados e gráficos. Estudos de caso associados às Ciências

Ambientais.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e

Conservação dos recursos

naturais

4

O

ME e DO

Seminários em produção

sustentável e conservação

ambiental

Tem por objetivo iniciar o discente sobre o que é pesquisa e pós-graduação, sobre a área de Ciências Ambientais, sobre a proposta e funcionamento do PPGCTA, além de auxiliar na elaboração do projeto de pesquisa.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e

Conservação dos recursos

naturais

2

O

ME

Seminários em produção

sustentável e conservação

ambiental

Tem por objetivo discutir a importância de produção acadêmica relevante e da interdisciplinaridade como fator decisivo na solução de problemas socioambientais, além de auxiliar na elaboração do projeto. Os discentes de doutorado serão convidados para colaborar na disciplina do nível de mestrado, trazendo experiências e vivências acadêmicas e de formação profissional. As apresentações de projetos serão em conjunto para os dois níveis do Programa.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e

Conservação dos recursos

naturais

2

O

DO

Bioprocessos aplicados às

Ciências Ambientais

Conceito e caracterização de resíduos e efluentes agroindustriais. Importância dos Processos Biotecnológicos aplicados na valorização de resíduos e efluentes agroindustriais. Processos

Fermentativos. Processos Enzimáticos. Processos biotecnológicos de aproveitamento de resíduos/efluentes ou subprodutos das agroindústrias para a obtenção de produtos com alto valor agregado, tais como enzimas, polímeros, biocombustíveis, bioherbicidas e outras moléculas com atividade biológica. Estudos de caso e exemplos práticos de uso de resíduos eefluentes visando a Sustentabilidade Ambiental.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas

3

E

ME e DO

Conservação da natureza

Conceitos de Biologia da Conservação. Histórico da relação homem-natureza. Importância da conservação da biodiversidade. Medidas da biodiversidade. Principais ameaças à natureza. Causas diretas e indiretas da perda de diversidade. Extinção e manutenção de populações. População mínima viável. Espécies ameaçadas a nível local, regional e mundial. Estratégias de conservação (in situ e ex situ). Legislação ambiental como ferramenta de conservação. Técnicasutilizadas na proteção e conservação da diversidade biológica.

Conservação dos recursos

naturais

4

E

ME e DO

Gestão de agroecossistemas

Os agroecossistemas, sua estabilidade, função, serviços ambientais e sustentabilidade. A ecologia de paisagem, seus conceitos e aplicações na gestão ambiental destes sistemas. A gestão e o planejamento de agroecossistemas bem como sua implementação e certificação.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas

4

E

ME e DO

Manejo Sustentável dos

Sistemas Agrícolas

Esta disciplina visa: a) Estudar os efeitos dos diferentes sistemas de cultivos adotados na produção de culturas de interesse agrícola sobre os agroecossistemas; b) Avaliar o uso e a dinâmica ambiental da aplicação de agrotóxicos sobre os agroecosssistemas; c) Proporcionar os alunos possíveis métodos, técnicas e formas para o manejo de pragas ocorrentes em culturas de interesse agrícola com objetivo de minimizar o uso de agrotóxicos nas lavouras ou buscar formas alternativas para o controle de pragas; d) Trabalhar visando a maximização da produção de culturas de interesse agrícola com o menor uso de insumos, com uso de dose econômica ótima e nível de dano econômico de agrotóxicos para o manejo das pragas que ocorrem em lavouras; e, e) Avaliar as novas ferramentas tecnológicas voltadas ao manejo de pragas infestantes de culturas agrícolas e os efeitos dessas nos agroecossistemas.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas

4

E

ME e DO

Metodologia e redação

científica

Introdução à metodologia científica. Concepção, elaboração e redação de projetos de pesquisa. Estrutura de dissertações e teses. A importância da redação científica na divulgação dos resultados da pesquisa. Como preparar um artigo científico para publicação. Esboço de um artigo. Estilo e gramática do artigo científico. Como escolher uma revista científica para submeter um artigo para publicação. Como submeter um artigo para publicação. O processode submissão de artigos.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e Conservação

dos recursos naturais

2

E

ME e DO

Produção sustentável em

Fruticultura e manejo de

pomares

Conceito e importância da fruticultura nos aspectos econômico, social e alimentar. Estudo da planta e seus frutos em respostas às condições ambientais para consumo in natura e industrial. Exigências ecológicas e classificação das plantas frutíferas. Instalação de pomares. Poda. Planejamento de pomares comerciais. Dados econômicos e alimentícios, botânica, morfologia,

clima, solo, plantio, tratos culturais e fitossanitários, adubação, colheita e comercialização das frutas de prioridade nacional e de interesse para o Sul do Brasil. Estudo das principais frutíferas da região.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas

3

E

ME e DO

Restauração ecológica

Apresenta aos estudantes temas referentes à Restauração Ecológica, partindo de conhecimentos clássicos da Ecologia, e discutindo aplicações de conhecimentos de Interações Bióticas e Ecofisiologia, entre outras áreas, no sentido de desenvolver métodos que possam recuperar determinadas propriedades de ecossistemas perturbados. Discute o desenvolvimentoprojetos de Restauração Ecológica ou reabilitação de áreas degradadas.

Conservação dos recursos naturais

2

E

ME e DO

Tratamento de águas

residuárias

Definição e caracterização de águas residuárias. Legislação, aspectos sociais e ambientais. Conceitos sobre tratamento de água residuárias, padrões e parâmetros físico-químicos e biológicos da água. Tipos de tratamentos que podem ser aplicados, disposição ambientalmente adequada e sanitariamente segura de águas residuárias. Gerenciamento e Impactos ambientaisdo reuso de águas residuárias.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas

4

E

ME e DO

Biomonitoramento e

Toxicologia Ambiental

Bases conceituais sobre Bioindicação e Toxicologia Ambiental. Biomonitoramento, Bioindicadores, Biomarcadores. Efeitos de substâncias tóxicas sobre os organismos vivos. Contaminação ambiental dos ecossistemas aquáticos e efeitos sobre a saúde humana e a biota. Fundamentos de Ecotoxicologia. Genotoxicidade Ambiental. Estudos avançados em ToxicologiaAmbiental.

Conservação dos recursos naturais

4

E

ME e DO

Análise da paisagem

aplicada às ciências

ambientais

Fundamentos de Ecologia de paisagem: bases conceituais e teóricas, fatores que influem no estabelecimento da paisagem, estrutura, função, dinâmica, trocas e noções de manejo. Sistemas de Informações Geográficas (GIS) e sua importância metodológica na análise da paisagem. Escalas. Dinâmica da Paisagem. Fragmentação da paisagem. Estudos de casoassociados às Ciências Ambientais.

Conservação dos recursos naturais

2

E

ME e DO

Geotecnia Ambiental

aplicada ao uso de resíduos

Introdução a Geotecnia Ambiental e a sua importância para a Ciência e Tecnologia Ambiental. O uso de resíduos para o desenvolvimento de materiais geotécnicos: estudos de Caracterização tecnológica e Ensaios para Avaliação da Aplicação. Tecnologias para reaproveitamento de resíduos em solos agrícolas. Tecnologias para gerenciamento, tratamento e disposição de Resíduos e Rejeitos; Comportamento Geomecânico de resíduos/rejeitos/solos contaminados; Estabilização de solos/rejeitos/resíduos; Investigação geotécnica e monitoramento geoambiental de áreas contaminadas; Percolação e migração de poluentes. Recuperação e remediação de solos contaminados pela disposição de resíduos/rejeitos. Aplicações no uso de resíduos/rejeitospara o desenvolvimento de novos materiais.

Conservação dos recursos naturais

4

E

ME e DO

Desenvolvimento e

políticas públicas

Definições sobre desenvolvimento. O caráter interdisciplinar e as várias dimensões do desenvolvimento. O desenvolvimento sustentável. Socioeconomia, desenvolvimento dos mercados e construções sociais. Desenvolvimento, crescimento e democracia econômica. Política pública: definição, ciclo de política pública, os atores e seus interesses na intervenção do Estado. Política pública ambiental: instrumentos e aplicações; Políticas públicas para odesenvolvimento rural. Políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e Conservação

dos recursos naturais

4

E

ME e DO

Sistemas Agroflorestais

Apresenta o tema dos sistemas agroflorestais em suas dimensões agronômicas e ecológicas. Propõe a análise de experiências agroflorestais existentes no Brasil e em outros países, sob a perspectiva da sustentabilidade ecológica e socioeconômica, dos serviços ambientais e das possibilidades agroecológicas. Aborda também as potencialidades dos sistemas agroflorestais como estratégia de restauração ecológica de florestas. Conceito de sistemas agroflorestais; sucessão ecológica e grupos funcionais; sistemas análogos ou sucessionais; potencial das espécies arbóreas nativas; experiências de sistemas agroflorestais no Mundo, no Brasil e no Sul do Brasil; sistemas agrosilvopastoris, acúmulo de biomassa e sequestro de carbono; interações ecológicas em sistemas agroflorestais; desenvolvimento de projeto de implantação de sistemas agroflorestais; procedimentos de manejo; análise econômica.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e Conservação

dos recursos naturais

3

E

ME e DO

História Ambiental

Estudo dos diferentes processos históricos de intervenção humana sobre o ambiente, tendo como ponto de partida não apenas regiões territoriais definidas politicamente, mas também

regiões com alguma homogeneidade ou identidade natural e cultural. A análise das influências do meio natural sobre as sociedades humanas em diferentes contextos históricos e ecológicos, faculta possibilidades comparativas entre distintas configurações histórico-ecológicas e o diálogocom as ciências sociais e as ciências naturais.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e Conservação

dos recursos naturais

2

E

ME e DO

Estágio de docência

Prática supervisionada do mestrando no ensino de uma disciplina de algum dos cursos de graduação envolvidos. Inclui a participação do aluno em organizar a disciplina, planejar, preparar e ministrar aulas teóricas e práticas, adquirir noções de didática e exercitar interações na sala de aula, sob a supervisão do professor responsável pela disciplina.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e Conservação

dos recursos naturais

2

E

ME e DO

Tópicos especiais I

Apresentação e discussão de assuntos de interesse relevantes e específicos relacionados com Produção Sustentável e Conservação Ambiental. Os tópicos serão sugeridos por iniciativa

dos professores responsáveis e/ou estudantes. Os conteúdos a serem oferecidos serão aprovados em colegiado e divulgados no semestre precedente àquele em que serão ministrados. Abordagens práticas de alguns assuntos poderão ser incluí das no programa

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e Conservação

dos recursos naturais

2

E

ME e DO

Tópicos especiais II

Apresentação e discussão de assuntos de interesse relevantes e específicos relacionados com Produção Sustentável e Conservação Ambiental. Os tópicos serão sugeridos por iniciativa

dos professores responsáveis e/ou estudantes. Os conteúdos a serem oferecidos serão aprovados em colegiado e divulgados no semestre precedente àquele em que serãoministrados. Abordagens práticas de alguns assuntos poderão ser incluí das no programa.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e Conservação

dos recursos naturais

3

E

ME e DO

Tópicos especiais III

com Produção Sustentável e Conservação Ambiental. Os tópicos serão sugeridos por iniciativa dos professores responsáveis e/ou estudantes. Os conteúdos a serem oferecidos serão aprovados em colegiado e divulgados no semestre precedente àquele em que serãoministrados. Abordagens práticas de alguns assuntos poderão ser incluí das no programa.

Sustentabilidade dos

agroecossistemas e Conservação

dos recursos naturais

4

E

ME e DO

Quanto à natureza da disciplina: “O” = obrigatória e “E” = eletiva.

Quanto ao nível da disciplina: ME – Mestrado e DO - Doutorado