Apresentação

Logo PPGCTA

O Programa

Sigla: PPGCTA
Conceito CAPES: 4 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) visa à promoção da sustentabilidade dos agroecossistemas, o desenvolvimento rural sustentável, o desenvolvimento de tecnologias e a manutenção das funções sistêmicas dos ambientes naturais. Com temáticas marcadamente interdisciplinares e, por consequência, intimamente associadas às Ciências Ambientais, os estudos são direcionados para produzir conhecimentos que possibilitem entender os efeitos das atividades humanas nos diversos ambientes e contribuir no estabelecimento de métodos, técnicas e estratégias para o desenvolvimento sustentável. Trabalha-se na perspectiva de que é possível a harmonia entre as dimensões ambiental, econômica, social, cultura e ética nos empreendimentos humanos.

O programa atua na formação de recursos humanos de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, suprindo assim as necessidades de uma região em desenvolvimento. A formação é essencialmente multi e interdisciplinar, onde os egressos devem ser capazes de integrar conceitos e métodos de sustentabilidade às atividades humanas geradoras de impacto ambiental nos agroecossistemas, dentro de uma abordagem unificada.

O Curso de Mestrado, constituído em 2013, demonstra sólida pesquisa e produção científica reconhecida, atingindo conceito 4 em meados de 2022. O Curso de Doutorado, foi aprovado pela CAPES em julho de 2023, constitui-se no primeiro curso de Doutorado público e gratuito da região do Alto Uruguai, no norte do estado do Rio Grande do Sul.


Objetivos Gerais do Programa (Mestrado e Doutorado)

● Estimular o avanço do conhecimento relativo as questões ambientais em suas diferentes vertentes, considerando o seu caráter inovador, teórico e metodológico.
● Promover a agregação de informações e de bases de dados sobre conservação dos recursos naturais e sustentabilidade dos agroecossistemas,
● Desenvolver iniciativas para formação e intercâmbio de pesquisadores nas áreas de Produção Sustentável e Conservação Ambiental,
● Estabelecer cooperação visando propor políticas e a promoção do desenvolvimento sustentável, compatíveis com as necessidades de cada região.
● Reduzir o grau de isolamento da instituição, permitindo a interiorização, a desmetropolização do conhecimento, viabilizando o acesso de inúmeros profissionais a pós-graduação stricto sensu, bem como fixar os professores/pesquisadores de alto nível que aqui se encontram.
● Mitigar os impactos socioambientais ocasionados pelas atividades agrícolas, através de tecnologias e produtos que proporcionem a sustentabilidade dos recursos naturais.
● Fortalecer cada vez mais o caráter interdisciplinar das pesquisas, ensino e extensão no programa, com maior adequação e correlação dos resultados finais (dissertações, teses, artigos, produtos tecnológicos) voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s)


Área de Concentração

Produção Sustentável e Conservação Ambiental

Linhas de Pesquisa

● Sustentabilidade dos Agroecossistemas
● Conservação dos Recursos Naturais

Mestrado

Público-Alvo
Graduados em nível superior, devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação.
Duração e Ingresso
O Curso de Mestrado terá duração de até 24 meses. O ingresso se dará anualmente ou semestralmente (havendo disponibilidade de vagas) e as regras serão estabelecidas em edital específico que regulará a seleção.
Modalidade: Acadêmico

Doutorado

Público-Alvo
Mestres e/ou Doutores em nível superior, devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação.
Duração e Ingresso
O Curso de Doutorado terá duração de até 48 meses. O ingresso se dará anualmente ou semestralmente (havendo disponibilidade de vagas) e as regras serão estabelecidas em edital específico que regulará a seleção.
Modalidade: Acadêmico

 

Coordenação

Coordenador: Paulo Afonso Hartmann
E-mail: paulo.hartmann@uffs.edu.br
Telefone: (54) 3321- 7346
Sala 229 - Bloco dos professores
* Atendimento sob agendamento.

Coordenador Adjunto: Daniel Galiano
E-mail: daniel.galiano@uffs.edu.br
Telefone: (54) 3321-7319
* Atendimento sob agendamento.

 

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

Secretária: Tania Marisa Schapla
E-mail: sec.ppgcta@uffs.edu.br
Telefone: (54) 3321-7099
Sala 201 - Bloco dos Professores

Endereço:
Campus Erechim-RS
ERS 135 - Km 72, 200, Cx Postal 764, CEP 99700-970
Telefone: (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31