Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul

O PPGCTA promove anualmente o Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental (sete edições) e o Encontro Muldisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul. Embora tenha um forte apelo regional o Simpósio tem atraído participantes de todas as regiões do país. A primeira edição do Simpósio foi realizada em 2014 e contou com um público de aproximadamente 60 simposistas. Nos anos de 2015 e 2016, em média 150 simposistas participaram do evento e 42 trabalhos foram apresentados na forma de pôster, em cada edição. Na quarta edição do evento, em 2017, tivemos maior engajamento do público, contando com um total de 247 inscritos e 63 trabalhos apresentados. Esses números foram similares no Simpósio posterior, em 2018, o qual foi ampliado e passou a contar com o Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul. Em 2019, o Simpósio foi realizado pelo sexto ano consecutivo junto com o II Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul, com aumento das instituições envolvidas e número de trabalhos inscritos.

 

Em 2020, o VII Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e III Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul ocorreu nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro, de forma remota, sendo transmitido no canal do youtube do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFFS – Campus Erechim. Nos eventos, no período da tarde foram oferecidos 8 minicursos aos participantes. No período da noite, foram ministradas 04 (quatro) palestras e 01 (uma) mesa-redonda. A palestra de abertura, no dia 30 de novembro, foi sobre a diversidade na ciência, com o título: Há poucas Mulheres na Ciência? Por quê? Para que mais? Ministrada pela prof. Dra. Carolina Brito, pesquisadora do Instituto de Física da UFRGS, apresentadora e produtora do podcast de divulgação científica "Fronteiras da Ciência" e coordenadora do projeto "Meninas na Ciência".  Em seguida o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Goiano, prof. Alan Carlos Costa, ministrou a palestra: “A ciência e a formação de recursos humanos: caminhos para o desenvolvimento sustentável”. No segundo dia do evento, dia 01 de dezembro, ocorreu a palestra "Do plástico ao microplástico: uma ameaça onipresente", ministrada pela prof. Dra. Andreia Neves Fernandes, do Instituto de Química da UFRGS. Logo depois, o prof. Dr. José Barbosa dos Santos (UFVJM) ministrou a palestra "Fitorremediação como inovação tecnológica na diminuição de resíduos de herbicidas no ambiente". No terceiro e último dia, dia 02 de dezembro, quatro pesquisadores discutiram o tema "Migração da matriz energética e o impacto dos biocombustíveis". A mesa redonda reuniu o prof. Dr. Airton Kunz e Dr. José Dilcio Rocha (EMBRAPA), Dra. Suelen Paesi (UCS) e Dra. Sarita Cândida Rabelo (UNESP).

 

Os minicursos do evento sempre são dados por alunos de pós graduação. O PPGCTA tem essa iniciativa para formar recursos humanos cada vez mais capacitados para divulgar e compartilhar conhecimentos. Por isso, todos os ministrantes são alunos da UFFS e de outros PPGs. A pedido dos alunos do mestrado, nessa edição os minicursos foram preferencialmente sobre softwares de análises online. Por isso seis dos oito minicursos apresentaram diferentes softwares aos participantes. Nas tardes dos três dias, foram oferecidos os minicursos:

 

(1) Programa Compu Eye, Leaf & Symptom Area aplicado às Ciências Ambientais - Alessandro Ulrich (PPGCTA-UFFS)/ Me. Tássia Carla Confortin (PPGEA-UFSM)

(2) Sistemas agroecológicos: da teoria à prática - Adm. Carla Rodrigues Dal Prá Suliani (PPGCTA-UFFS) 

(3) Comandos básicos de AutoCAD -Eng. Giovana Pelisser (PPGCTA-UFFS)

(4) Redes de correlação: um tutorial utilizando o aplicativo Metscape na plataforma Cytoscape - Ms. Bruno Freire (PPGBioquimica-UFC) 

(5) Resistência de fungos a fungicidas: mecanismos e implicações - Ms. Deivid Sacon (PPG Fitopatologia-UFV)

(6) Utilização do Software Safira para análise do sistema radicular - Ms. Thales Caetano de Oliveira (PPGCA AGRO-IFGoiano)

(7) Projeto de rede de abastecimento de água para loteamento utilizando o Software Epanet 2.0 - Eng. Rúbia Passaglia (PPGCTA-UFFS)

(8) Princípios de Análises Univariadas e Multivariadas e Utilização do MetaboAnalyst plataforma web -Ms. Silvio Alencar Cândido Sobrinho (PPGCM-UFC)

 

O evento contou com a participação efetiva de 250 pessoas, de 115 instituições de 19 estados do Brasil, em um público formado por estudantes de graduação, de pós-graduação e do ensino médio, professores e pesquisadores. Foram apresentados 91 trabalhos científicos, e o e de forma inovadora – as apresentações foram em forma de pitch – vídeos que foram disponibilizados no canal do youtube do mestrado – ou em forma de infográficos, que foram divulgados no instagram e facebook. Tivemos também a participação de autores de Portugal nas apresentações científicas.

 

https://ppgctauffs.wixsite.com/simposio

https://www.facebook.com/divulgacaoSimposioPPGCTA