VIII Festa das Sementes em Realeza tem apoio da UFFS

Publicado em: 28 de julho de 2011 09h07min / Atualizado em: 21 de março de 2017 15h03min

No dia 3 de agosto acontece a VIII Festa Regional das Sementes Crioulas, em Realeza, no Paraná. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participa do evento como uma de suas apoiadoras. A maior parte das atividades acontece no local onde está instalado o Campus provisório da UFFS em Realeza. Na programação, partilha de sementes e de alimentos, carreata e manifesto de conscientização.

A oitava edição da Festa das Sementes Crioulas é realizada pelo Fórum Regional de Entidades da Agricultura Familiar e Camponesa e tem como principal proposta debater o resgate e a reprodução das sementes crioulas com base na produção ecológica, como promotores de alimentos saudáveis. Conforme os organizadores do evento, a festa também se propõe “a manter vivo o debate e as ações referentes
à preservação e ao acesso às sementes, à redução na utilização de agrotóxicos, o acesso à alimentação saudável e a autonomia da região”.

Além de sediar o evento, o Campus Realeza da UFFS auxiliou na sua promoção  participando da Comissão Organizadora. Para o diretor do Campus Realeza, João Alfredo Braida, é importante colaborar num evento regional relevante para os agricultores e população em geral onde o campus está inserido. “A universidade, como promotora de pesquisas e de projetos de extensão, tem condições de ser uma parceira importante na melhoria e na manutenção desse banco de sementes tão importante para os agricultores da região”.

Conforme Braida, a ocasião também servirá para uma conversa mais próxima com os produtores sobre a importância de preservar esse patrimônio genético. “Vamos aproveitar a presença de professores de outras instituições envolvidos com esta temática para troca de ideias e tratativas para futuras pesquisas mútuas na área”, informa o diretor.

8:00 hs – Credenciamento – recepção das sementes e alimentos
9:30 hs – Mística de abertura
10:00 hs – Fala Dom Mauro Morelli
11:00 hs – Debate