Vice-reitor realiza encontros com estudantes dos cinco campi da UFFS

Publicado em: 15 de maio de 2012 09h05min / Atualizado em: 23 de março de 2017 09h03min

A Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realiza neste mês de maio mais uma série de encontros com as lideranças de turmas dos cinco campi da instituição. As conversas semestrais acontecem desde o ano de 2011 e tem a proposição de abrir um espaço para troca de ideias entre a Reitoria e a comunidade estudantil, ao mesmo tempo em que serve para acolhida das reivindicações e esclarecimentos sobre assuntos de interesse direto dos estudantes. Durante os encontros, a Reitoria está sendo representada pelo vice-reitor, Antonio Inácio Andrioli, acompanhado do diretor de Assuntos Estudantis, Maurício Fernando Bozatski.

O ciclo de encontros iniciou no dia 3 de maio, com representantes dos 11 cursos de graduação oferecidos na UFFS – Campus Chapecó. Participaram os coordenadores da Unidade Seminário, Darlan Kroth, e da Unidade Bom Pastor, Antonio de Campos. Entre os assuntos tratados, a realização dos próximos Jogos Universitários da UFFS, a organização do I Festival de Inverno, situação do transporte coletivo para os estudantes, principalmente para a Unidade Seminário, espaços físicos das bibliotecas e as primeiras cerimônias de colação de grau já em 2014.

Sobre as formaturas, o vice-reitor adiantou que a ideia é realizá-las de modo autogestionadas com a colaboração da instituição, como empréstimo da vestimenta e oferecimento de espaço apropriado. “Não queremos reproduzir a indústria que se formou em torno das formaturas, a qual acaba explorando os estudantes”, disse Andrioli. Em relação aos próximos Jogos Universitários, Maurício Bozatski informou que foram incluídas mais duas modalidades esportivas, atendendo pedidos dos estudantes. “A partir deste ano teremos também tênis de mesa e karatê”. Segundo Bozatski, o desafio agora é implantar o evento como cultura institucional. Outra novidade em relação aos Jogos Universitários é a introdução da ideia de jogos cooperativos que, segundo Andrioli, “aconteçam com menos rivalidade e num contexto de integração, diálogo e convivência”.

As reuniões prosseguiram no dia 11 de maio nos campi de Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná. Em Laranjeiras do Sul, com a participação do diretor do Campus, Paulo Henrique Mayer, os assuntos giraram em torno do restaurante universitário e moradia estudantil, a serem oferecidos no Campus definitivo, e o apoio da Reitoria e direção do Campus em eventos como Jogos Universitários, Rio+20 e encontro da União Nacional dos Estudantes (UNE). Andriloli aproveitou a oportunidade para parabenizar os estudantes pela organização do I Intersul, realizado no Campus Laranjeiras do Sul, e fez referência à politica de permanência implantada pela Reitoria. No final do encontro, os estudantes fizeram uma cobrança em relação à desinformação de alguns professores sobre os objetivos sociais da UFFS em sua região de abrangência.

Durante a conversa no Campus de Realeza, que contou com a participação do coordenador Administrativo do Campus, Jaci Poli, Antonio Andrioli reiterou que a vontade da Reitoria é a de que tanto os Jogos Universitários quanto o Festival de Inverno tenham cada vez mais a participação dos estudantes em sua organização e na elaboração das propostas. O vice-reitor falou também da ampliação de auxílios concedidos aos estudantes, que neste ano passam a abranger participação em eventos e outras atividades acadêmicas. Conforme Andrioli, a instituição está revendo alguns pontos desta política, como a redefinição do valor dos auxílios para que possam estar mais próximos das necessidades financeiras dos estudantes.

Na segunda-feira 14 foi a vez dos estudantes da UFFS – Campus Cerro Largo dialogarem com os representantes da Reitoria. Com a presença do diretor do Campus , Edemar Rotta, um dos temas abordados foi a construção do Restaurante Universitário. Segundo os dirigentes, a licitação já foi feita e a empresa está definida. “Estamos aguardando suplementação orçamentária para esse ano, portanto, é necessário aguardarmos para iniciarmos a construção”, adiantou o vice-reitor. De acordo com ele, os alimentos deverão ser de origem agroecológica e provenientes dos produtores da região. Outra novidade é uma alimentação mais balanceada com inclusão de carne de peixe. "As nutricionistas estão trabalhando na elaboração de uma proposta de cardápio envolvendo o curso de Nutrição e os cursos das áreas Agrárias", informou Andrioli.

A próxima e última reunião da Reitoria com os estudantes de graduação da UFFS neste semestre letivo acontece no dia 4 de junho, na UFFS - Campus Erechim.