Vereadores de Chapecó visitam obras da UFFS

Publicado em: 30 de julho de 2011 09h07min / Atualizado em: 21 de março de 2017 15h03min

Os vereadores Marcelino Chiarello, Angela Vitória e João Siqueira visitaram as obras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó. Os vereadores foram acompanhados pelo vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, e o secretário especial de obras da UFFS, Paulo Roberto da Luz.

A visita faz parte de uma vistoria realizada pelos vereadores em obras da cidade que possuem investimentos do governo federal e o objetivo principal foi conhecer a concepção do projeto da universidade; os diferenciais do projeto que preveem estratégias de desempenho energético, como boa orientação solar, uso de condicionamento de ar splits de baixo consumo com sistema de renovação de ar e reuso de águas pluviais para bacias sanitárias e o bloco A que também foi concebido para receber, futuramente, uma estação fotovoltaica. Além disso, conversou-se sobre a urgência da construção do acesso para a Universidade que vai possibilitar, entre outras coisas, a instalação da energia elétrica na obra.

Aos poucos, a área destinada à instalação do Campus-sede definitivo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Chapecó, vai tomando forma de cidade universitária. Os primeiros seis prédios já estão com a parte de estrutura em concreto pré-moldado e cobertura em fase final. São quase 15 mil metros de área construída, distribuídos em dois prédios de quatro andares para salas de aulas e quatro destinados a laboratórios didáticos.Os Blocos A e B terão 40 salas de aula cada um deles e auditório para 150 pessoas, cantina e biblioteca, além de espaços destinados a atendimento a alunos e salas de apoio. No pátio central está previsto uma área de recreação com mesas, bancos e paisagismo.

Estão previstos ainda para o Campus-sede, nesta primeira fase, a construção de prédios para o Centro Administrativo, Restaurante Universitário, com capacidade para servir até 2.000 refeições, Moradia Estudantil para 192 moradores, Bloco Sala de Professores, Biblioteca Universitária – Central, Prédio Patrimônio e Almoxarifado Central, Bloco C, Galpão Manutenção/Prefeitura. A Reitoria vai funcionar num prédio de quatro pavimentos onde haverá espaços para auditório, hall de exposições, salas para reuniões e videoconferência, além de uma área específica para os Conselhos, composta de auditórios e salas de apoio. Conforme o secretário especial de obras, Paulo Roberto da Luz, todos os projetos também preveem condições favoráveis de acessibilidade a pessoas com deficiências, sejam elas motoras, visuais, auditivas ou outras.