Últimos dias para inscrições no programa Ciências Sem Fronteiras

Publicado em: 22 de janeiro de 2013 07h01min / Atualizado em: 27 de março de 2017 09h03min

As inscrições das novas chamadas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para bolsas de graduação-sanduíche em instituições de 15 países estão nos últimos dias. Estudantes interessados podem se inscrever até a sexta-feira (25). Os destinos são Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e à inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil. Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), dois alunos já foram selecionados pelo programa do Governo Federal. Jaderson Webler, acadêmico do curso de Ciência da Computação do Campus Chapecó, estudará na Technische Universitat München (Universidade Técnica de Munique), na Alemanha. A estudante de Engenharia Ambiental, Letiane Hendges, do Campus Cerro Largo, também irá para a Alemanha, estudar na Universidade Neubrandenburg.

Inscrições

As inscrições finalizam às 23h59min (horário de Brasília) do dia 25 de janeiro; no entanto, o suporte ficará disponível somente até às 18h30min. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única chamada. Para se inscrever, o acadêmico deve acessar www.cienciasemfronteiras.gov.br, link Inscrições e Resultados>Chamadas Abertas>Graduação, escolher o país em que deseja estudar e preencher o formulário de inscrição. A nota do Enem a partir de 2009 será utilizada como critério classificatório, somente nos casos em que a demanda qualificada for maior do que a oferta de vagas no país de destino. Entenda demanda qualificada como: aluno de graduação com mérito acadêmico, o qual realize curso dentro das áreas contempladas e detenha a proficiência no idioma exigido na chamada. Porém, todo aluno de graduação poderá se inscrever, preenchidos os requisitos mínimos informados nas chamadas.

Dúvidas

Em caso de dúvidas durante o processo de inscrição, os candidatos podem entrar em contato com a servidora Marissoni do Rocio Hilgenberg, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, pelo telefone (49) 2049-3130, ou então via e-mail: marissoni.hilgenberg@uffs.edu.br.