UFFS recebe comissão de avaliadores do INEP/MEC

Publicado em: 16 de maio de 2013 08h05min / Atualizado em: 28 de março de 2017 09h03min

Nos dias 20 e 21 de maio a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) receberá um grupo do Banco Nacional de Avaliadores do INEP/MEC. As visitas fazem parte do processo de avaliação e regulação dos cursos de graduação em funcionamento no País, instituído pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). De acordo com essa normativa, “a instituição deverá protocolar pedido de reconhecimento de curso no período entre metade do prazo previsto para a integralização de sua carga horária e setenta e cinco por cento desse prazo”.

No caso específico da UFFS, os avaliadores têm a função de verificar se foram cumpridos os requisitos constantes nos projetos dos cursos apresentados para autorização. Essa avaliação é realizada em mais de sessenta itens agrupados em três aspectos: instalações físicas, corpo docente e organização didático-pedagógica. Conforme a Pesquisadora Institucional, Cecilia Ines Duz de Andrade, nesta primeira visita serão avaliados os cursos Ciência da Computação, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Pedagogia do Campus Chapecó, e o curso de Geografia do Campus Erechim.

Conforme Cecilia, as visitas dos avaliadores serão uma constante na UFFS, já que, conforme cronograma divulgado em portaria normativa em janeiro de 2013, até meados de 2014 serão avaliados 34 cursos de graduação. “Os próximos a receberem os avaliadores do INEP/MEC serão Administração, no Campus Cerro Largo, e Ciências Econômicas, ofertado no Campus Laranjeiras do Sul”, informa. De acordo com agenda, durante os dois dias os avaliadores terão reuniões com os dirigentes da instituição e com a coordenação e o colegiado dos cursos envolvidos, além de encontros com os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada um dos cursos e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Para o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, as primeiras visitas dos avaliadores são de bastante expectativa, pois é nesse momento “que vai ser constatado o trabalho implementado pela instituição nesses mais de três anos de funcionamento, atendendo às necessidades previstas na legislação vigente”. Na opinião de Braida, “a UFFS tem potencial para ser bem avaliada em aspectos como corpo docente, devido principalmente à titulação e à experiência dos profissionais, bem como no acervo atualizado das bibliotecas”.

Os avaliadores têm cinco dias para finalizar o relatório e enviar ao INEP/MEC. Depois disso, a instituição será comunicada sobre o conceito alcançado em cada um dos cursos. “As notas recebidas são indicativos do que já está num bom patamar e do que necessita ser aperfeiçoado”, analisa Braida.