UFFS realiza seminário e institui Núcleo de Estudos em Cooperação

Publicado em: 11 de dezembro de 2012 08h12min / Atualizado em: 24 de março de 2017 14h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realiza, na próxima sexta-feira (14), um seminário para o lançamento do Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) da instituição. O evento será realizado no auditório do Lang Palace Hotel, em Chapecó, e tem início previsto para as 9h.

O Núcleo é um dos frutos do acordo de cooperação internacional assinado pela UFFS e pela universidade espanhola de Mondragón em maio deste ano. Segundo o vice-reitor, Antônio Andrioli, a instituição europeia é uma universidade cooperativa, integrante do Complexo Cooperativo de Mondragón, tida como uma das experiências mais exitosas do cooperativismo moderno. “Estamos aprendendo com a experiência deles”, ressalta.

Ainda de acordo com o vice-reitor, o tema "economia solidária e cooperação" são linhas de formação da UFFS presentes desde a sua constituição. “Inclusive temos cursos com ênfase nas áreas, como Ciências Econômicas em Laranjeiras do Sul, Administração com ênfase em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial em Cerro Largo e Administração com ênfase em Pequenos Empreendimentos e Associativismo em Chapecó, e pela primeira vez estamos possibilitando aos nossos pesquisadores um espaço permanente de discussão e pesquisa do tema”, destaca Andrioli. “O Núcleo de Estudos em Cooperação se dedica ao ensino, pesquisa e extensão, com a intenção de dar visibilidade e estrutura para todos os projetos e programas, na área, na UFFS”, finaliza.

Participarão do seminário o representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Valmor Schiochet, e também Fran Aller, que é ligado à Universidade de Mondragón, da Espanha.