UFFS realiza encontro sobre acessibilidade e educação inclusiva

Publicado em: 23 de abril de 2013 09h04min / Atualizado em: 27 de março de 2017 14h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realiza nos dias 23 e 24 de maio, em Chapecó, o evento “Educação Inclusiva e Acessibilidade no Século XXI”. A solenidade acontece no salão Nobre do Hotel Lang, e será transmitida via videoconferência para todos os campi da UFFS.

O encontro procura sensibilizar para questões que norteiam o contexto da Universidade, possibilitando pensar e propor ações de maneira coletiva, no intuito de fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão.

De acordo com um dos coordenadores do evento, professor Elsio José Corá, a UFFS reconhece a importância de fomentar os debates sobre educação inclusiva, principalmente, por entender que essas ações fortalecem e ampliam os horizontes em torno da inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior. “Acredita-se que a inclusão é um dos caminhos para a democratização da educação, bem como para ampliar os direitos, tendo em vista que a educação inclusiva fundamenta-se na concepção de direitos humanos, que reconhece as diferenças como parte da diversidade humana”, ressalta.

O Evento contará com as participações dos núcleos de acessibilidade da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e  Instituto Benjamin Constant,  além de um representante do "Programa Incluir", do Ministério da Educação. A realização é da Secretaria Especial de Assuntos Estudantis e da Pró-reitoria de Graduação da UFFS.

Os interessados em participar do evento devem ficar atentos ao site da UFFS, pois o período de inscrições inicia no próximo dia 29 de abril e encerra em 17 de maio, através do site da instituição.