UFFS promove jogos universitários para integrar estudantes

Publicado em: 29 de abril de 2011 09h04min / Atualizado em: 21 de março de 2017 10h03min

Já está definida a programação dos primeiros Jogos Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O I JUFFS vai envolver estudantes dos cinco campi da instituição e está marcado para os dias 23, 24 e 25 de novembro, em Chapecó. Entre coletivas e individuais, os estudantes poderão competir em oito modalidades esportivas e concorrer a troféus e medalhas.

Na modalidade coletiva, os jogos serão disputados em chaves de seis times que representarão os campi da UFFS. Nas modalidades de futsal, basquetebol, voleibol e handebol serão inscritas uma equipe masculina e uma feminina. O futebol de campo será disputado apenas por homens. Os integrantes dos times serão escolhidos em seletivas  realizadas em cada um dos cinco campi da universidade. Já nas individuais, atletismo, corrida rústica e xadrez, não há limite para o número de competidores. Poderão participar dos jogos universitários todos os acadêmicos matriculados regularmente nos cursos de graduação da UFFS.

O I JUFFS é promovido pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), Diretórios Centrais de Estudantes (DCE's) de cada campus e Diretórios Acadêmicos (DA's), com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó. Conforme o diretor de Assuntos Estudantis da UFFS, Maurício Fernando Bozatski, a iniciativa não deve ser entendida apenas como uma competição entre estudantes e deve ser entendida de forma mais abrangente. “É uma forma de integrar os estudantes dos cinco campi da universidade, ao mesmo tempo em que incentiva as práticas esportivas e hábitos de vida mais saudável”, analisa Bozatski. A DAE também está à frente de um projeto de acompanhamento nutricional dos estudantes que participarão dos jogos. “Isto tudo é para que eles tenham uma preparação adequada até os dias das provas”, menciona o diretor.

A promoção de práticas esportivas estão previstas no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Para atender as necessidades previstas no PNAES, a Diretoria de Assuntos Estudantis da UFFS sistematizou suas atividades e programas em quatro eixos centrais: Desempenho Acadêmico, Acesso e Permanência, Integração: Cultura, Lazer e Esporte, Egresso e Assuntos da Juventude. “Neste conjunto estão as atividades implementadas pela diretoria, como os programas de bolsas, auxílios, projetos junto à comunidade externa e agora os jogos universitários”, informa Maurício Bozatski.