UFFS presta homenagem, in memoriam, a professor sênior Angel Pino Sirgado

Publicado em: 10 de outubro de 2013 08h10min / Atualizado em: 29 de março de 2017 10h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realiza, nesta segunda-feira (14), ato de homenagem, in memoriam, ao Professor, Angel Pino Sirgado. A homenagem é pela sua destacada contribuição à educação superior brasileira e à instituição.

Pino, falecido recentemente, fazia parte do quadro de Professores Visitantes Nacionais Sêniors e chegou na UFFS em agosto de 2012. O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Joviles Vitório Trevisol, explica que o professor contribuiu de forma ativa para a implantação do programa de mestrado em educação da UFFS. “O Professor Pino traçou sua carreira acadêmica, no Brasil, junto à Unicamp, e foi uma referência intelectual e política no campo da educação, estudando, especialmente, a área da psicologia da educação. Deixou um legado importante para a educação superior brasileira, em virtude de sua longa e qualificada atuação em diversas universidades no país e no exterior e em outros espaços e instituições. Na UFFS o professor contribuiu de forma direta junto ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, desenvolvendo pesquisas e seminários para a elaboração do projeto de implantação do curso”, conta. “Por meio dessa homenagem a UFFS expressa o seu reconhecimento pela trajetória acadêmica e política desse educador recentemente falecido. A homenagem é um retribuição de honra, é um agradecimento, é um ato de gratidão e de reconhecimento”, afirma Trevisol. A esposa do professor, Ivany Rodrigues Pino, é quem recebe a homenagem.

Ainda na ocasião, a família do homenageado formalizará a doação da biblioteca do Professor à UFFS. “O acervo contém obras importantes e especializadas do campo das ciências humanas, especialmente da área de psicologia e psicologia da educação”, finaliza o Pró-reitor.

A homenagem será realizada às 19h30, no auditório do Campus Chapecó (definitivo).

Breve histórico

O Professor Pino era bolsista desde 2012 no Programa Professor Visitante Sênior (PVNS) na UFFS. Nascido em Ojos Negros, pequeno povoado de mineração da Espanha, em 1933, Pino veio para o Brasil em 1954. Completou os estudos de Teologia em São Paulo e foi ordenado sacerdote. Trabalhou junto à Juventude Universitária Católica (JUC) e à Juventude Estudantil Católica (JEC) coordenando e organizando as primeiras comunidades eclesiais de base. No final dos anos 60, retornou à Europa, licenciou-se do sacerdócio e estudou psicologia na Universidade de Louvain, na Bélgica. Foi professor na L'Université du Québec à Trois-Rivières, no Canadá, por sete anos. Após esse tempo, retornou ao Brasil, tendo sido contratado para trabalhar na Faculdade de Educação da Unicamp.

Pino faleceu em 06 de agosto de 2013, aos 80 anos. Possuía graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Seminário de Madrid (1953), Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1958), Graduação e Mestrado em Psychologie pela Université Catholique de Louvain, Bélgica (1970), Mestrado em Criminologie pela Université Catholique de Louvain (1971) e Doutorado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1985). Título de livre docente em Psicologia Educacional pela Unicamp, 02/2003.