UFFS participa de feira das áreas de conhecimento e educação em Chapecó

Publicado em: 06 de maio de 2011 10h05min / Atualizado em: 21 de março de 2017 10h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participa este ano da Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação (FACE) com estande e palestra de professores sobre formas de ingresso no ensino superior, em especial o ENEM. O reitor da UFFS, Jaime Giolo, foi um dos convidados para a abertura oficial da feira, na noite de quinta-feira (5). A FACE vai até sábado (7) no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

A feira tem por objetivo unir segmentos empresariais e estudantis num único espaço. Paralelo ocorre o II Seminário FACE de Formação Educacional, além de palestras, atrações culturais e jogos. Com estande institucional montado no espaço destinado aos expositores, no segundo pavimento, a UFFS aproveita os três dias de realização do evento para divulgar os cursos oferecidos nos cinco campi da instituição e a forma de ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS, Geraldo Ceni Coelho, participações como esta na FACE são oportunas para divulgar a universidade para um público jovem, que está buscando opções de cursos de graduação. “É importante para a UFFS ocupar estes espaços, principalmente porque pode informar a um bom número de jovens estudantes os diversos tipos de bolsas e auxílios oferecidos”, analisa Geraldo Coelho.

No sábado, a partir das 18 horas, na sala 1 do Centro de Eventos, os professores da UFFS Adriana Salete Loss, Braulio Adriano de Mello e a pró-reitora de Graduação, Cláudia Finger-Kratochvil, aprofundam o assunto na palestra “Ingresso no ensino superior e o Enem”. Durante o encontro com o público formado principalmente de alunos do ensino médio e de outros interessados no processo de ingresso à UFFS, os docentes fazem uma explanação geral sobre o Enem, passando por um pequeno histórico, principais mudanças ocorridas recentemente, implicações do exame no currículo do ensino médio no Brasil, como é utilizado no processo de ingresso nas universidades e as habilidades que são cobradas dos participantes.

Num segundo momento os professores esclarecem pontos do porquê da UFFS optar pelo Enem como forma de ingresso aos cursos de graduação e algumas explicações sobre como fazer as inscrições e de como acompanhar todo o processo seletivo.  “Feiras como esta são ideais para levar informações sobre a UFFS e da forma de ingresso por meio do Enem”, analisa Cláudia.