UFFS lança edital de processo seletivo para o curso de Medicina em Passo Fundo

Publicado em: 27 de julho de 2013 08h07min / Atualizado em: 28 de março de 2017 11h03min

A partir de segunda-feira (29), os candidatos interessados em cursar medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Passo Fundo podem fazer a sua inscrição no processo seletivo específico para o curso. São oferecidas 40 vagas, para ingresso no segundo semestre letivo de 2013. O lançamento do edital foi realizado na noite de sexta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo (RS).

Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 ou 2012 e ter concluído ou estar concluindo o ensino médio até a data de início das aulas.

A inscrição para o Processo Seletivo da UFFS é gratuita e será realizada somente pela internet, através do site da instituição (www.uffs.edu.br). O candidato deve acessar a página, preencher integralmente o Requerimento de Inscrição, confirmá-la ao final do preenchimento, possuir e informar um endereço de e-mail de uso frequente para a comunicação e imprimir e guardar o comprovante.

O período de inscrição será de 29 de julho de 2013 até às 23h59 do dia 19 de agosto de 2013.

A lista de candidatos aptos a concorrer às vagas do PS UFFS MEDICINA/2013, contendo número de inscrição, nome e grupo, será disponibilizada a partir de 23 de agosto de 2013 no site da UFFS.

POLÍTICA DE INGRESSO

A UFFS reservará vagas aos candidatos que cursaram integralmente ensino médio em escola pública na porcentagem equivalente a de alunos matriculados no ensino médio da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, que, de acordo com o Censo Escolar (2011/INEP/MEC), são 89% dos alunos.

Dentro de sua autonomia, a UFFS destinará, ainda, 2% das vagas para alunos que cursaram parcialmente o ensino médio em escola pública ou em escolas cujo orçamento seja, no mínimo, 50% composto por recursos públicos. Sendo que 4% desse percentual incidirá sobre as vagas reservadas àqueles que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e 1% incidirá sobre as vagas restantes, chamadas de vagas da Ampla Concorrência (AC).

A lei dispõe, ainda, sobre a reserva de vagas para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Com base nos dados do Censo IBGE 2010, no Rio Grande do Sul, há um total de 17% da população que se enquadra nas cotas para pretos, pardos ou indígenas. Essa reserva é para candidatos que cursaram integralmente a escola pública e será inserida, nessa porcentagem, em cada um dos segmentos de renda familiar.

Das vagas reservadas, 50% são destinadas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salários mínimos per capita e 50% para candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salários mínimos per capita.

No momento da inscrição, o candidato deverá optar pela inscrição em um dentre os seis grupos, conforme seu perfil.

DÚVIDAS

Os candidatos que tiverem dúvidas sobre o Processo Seletivo, podem escrever para ps.uffs@uffs.edu.br ou pela fan page da instituição no facebook, www.facebook.com/uffsonline.

Todas as informações referentes ao Processo Seletivo estão disponíveis no edital nº 309/2013, de 25 de julho de 2013, publicado no site da UFFS (Boletim Oficial>Editais).