UFFS implanta sistema de gerenciamento de informações

Publicado em: 10 de maio de 2011 10h05min / Atualizado em: 21 de março de 2017 10h03min

Está em fase de implantação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) um sistema de gerenciamento online de informações que abrangerá vários setores da universidade em seus cinco campi. Os três primeiros a receberem treinamento sobre o novo método de trabalho foram o Patrimônio, Almoxarifado e Compras e Licitações. Nos próximos meses também vão fazer parte do sistema as áreas de Processos Administrativos e de Contratos.

Os primeiros contatos com a empresa responsável pela implantação do sistema, a Softplan de Florianópolis, aconteceram no mês de fevereiro, para reconhecimento e levantamento das demandas dos setores. Depois da importação das informações já existentes para o novo sistema, os primeiros treinamentos aconteceram no final do mês de março. Conforme a diretora de Gestão Patrimonial e Logística da UFFS, Sania Decarla Barasuol, a partir de agora todos os lançamentos que se referirem ao consumo diário de material, as aquisições ao patrimônio da universidade ou compra de produtos de expediente serão lançados neste sistema. “Melhora o controle de todo o processo, além de ser um método eficiente de prestação de contas do que a universidade consome e incorpora no seu patrimônio”, avalia Sania.

De acordo com o diretor de Sistemas da UFFS, Braulio Adriano de Mello, o prazo para que o sistema Solar (Solução Integrada para Gestão Pública) seja implantado em todas as suas fases nos cinco módulos contratados é até o final de 2011. Segundo o diretor, o processo segue uma sequência de etapas em que a primeira é a identificação das demandas de cada setor, depois transcorre um tempo para que a instituição faça alguns ajustes para receber o sistema.

A terceira etapa é a de instalação e treinamento. Por fim, ocorre o período de controle do sistema por parte dos representantes dos setores que têm acesso para realizar os lançamentos necessários. “Além da eficiência e do controle, um dos ganhos significativos é o de que a partir de agora os procedimentos são realizados via online, sem restrição geográfica”, constata Braulio, que aponta ainda a possibilidade de emissão de relatórios em tempo real um outro ganho interessante do sistema.