UFFS e Embrapa iniciam diálogo para futuras parcerias

Publicado em: 10 de maio de 2011 10h05min / Atualizado em: 21 de março de 2017 10h03min

Pós-graduação, pesquisa, extensão e estágios foram alguns dos assuntos tratados pelo reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo, e o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, Dirceu João Duarte Talamini, na manhã de segunda-feira (9), em Concórdia (SC).

Talamini e Giolo apresentaram um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelas instituições em uma reunião no início da manhã, que contou ainda com a participação de pesquisadores da Embrapa e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, e da assessora Especial do reitor, Iara Dreger.

Na conversa, representantes das duas instituições trocaram informações sobre a possibilidade de serem desenvolvidas especializações, com pesquisadores da Embrapa como professores. Giolo também afirmou que a UFFS tem a perspectiva de ter ações de extensão muito fortes e que a Embrapa também poderia contribuir.

Para alavancar essas possibilidades, ficou acordado que a Embrapa encaminhará à UFFS um documento com a relação de profissionais e suas titulações. Com isso, áreas de interesse mútuo podem ser levantadas. Outra sugestão, que em breve deve tornar-se realidade, é a de reunir UFFS e Embrapa periodicamente, juntamente com outras instituições federais. “Formaremos uma malha de instituições regionalizadas e poderemos trocar informações sobre interesses comuns”, afirmou Giolo.

Também ficou acertada uma reunião, no próximo dia 31, entre pesquisadores da Embrapa e a assessora Especial do reitor. Iara é a responsável pelo desenvolvimento do projeto de uma usina de geração elétrica a partir da biomassa – aproveitando dejetos suínos e de aves, lixo urbano e carcaças – para a alimentação do campus-sede, em Chapecó. A Embrapa já vem pesquisando algumas  tecnologias que poderão ser empregadas na usina. Assim, o encontro poderá estabelecer uma parceria entre as instituições na construção da usina, orçada atualmente em R$ 15 milhões.

Mais tarde, no auditório da Embrapa Suínos e Aves, o reitor apresentou a UFFS para um grupo maior de funcionários. Contou um pouco da criação da universidade, falou sobre as limitações e as oportunidades de uma instituição com campi em três estados, explicou a forma de ingresso nos cursos de graduação, comentou a maneira com que vem sendo desenvolvidos os projetos de mestrados e doutorados. Os funcionários foram participativos, questionando o reitor sobre vários temas, como a relação com as universidades comunitárias, o nível educacional dos estudantes da UFFS e os possíveis novos cursos.

A visita foi encerrada com a apresentação de todo o espaço físico da unidade aos representantes da UFFS pelo chefe geral da Embrapa Suínos e Aves.