UFFS disponibiliza contas de e-mail institucional aos alunos
Ação é uma parceria entre a Google e a Universidade

Publicado em: 28 de junho de 2019 15h06min / Atualizado em: 28 de junho de 2019 15h06min

A partir de hoje, os alunos da UFFS, tanto da Graduação quanto da Pós-graduação, terão acesso a contas de e-mail institucional. A ação, conforme explica o Secretário de Tecnologia e Informação da UFFS, Claunir Pavan, é resultado do levantamento de demandas para o Plano Diretor de TI e de uma parceria com a Google. “Há alguns recursos na internet que só podem ser acessados através de uma conta acadêmica, como exemplo o ResearchGate, uma rede social para cientistas e pesquisadores, com o propósito de compartilhar artigos, perguntas e respostas, encontrar colaboradores, etc. Além disso, diversas plataformas permitem o uso de softwares para fins educacionais a partir dessas contas”. Os estudantes terão ainda, mais capacidade de armazenamento de mensagens, acesso ao Google Drive, agenda, compartilhamento de documentos, planilhas e apresentações e formulários.

Pavan detalha que as contas de e-mail foram criadas automaticamente, com o nome do usuário (IdUFFS) cadastrado no momento da matrícula. Esse identificador é o mesmo utilizado para acesso a diversos serviços de TI da UFFS, como o Portal do Aluno, Moodle, rede Wi-fi, entre outros. A senha também será a mesma utilizada para acesso a esses serviços, e o endereço de e-mail terá o formato <idUFFS>@estudante.uffs.edu.br. O serviço já está disponível aos estudantes e o acesso pode ser feito diretamente pelo gmail, indicando o endereço de e-mail completo na interface de acesso.

A implementação da infraestrutura da aplicação, no âmbito da UFFS, foi realizada pelas equipes das diretorias de Infraestrutura de TI e Sistemas de Informação da Secretaria Especial de Tecnologia e Informação. O gerenciamento de contas de e-mail ficará sob o controle da UFFS. Para resposta a dúvidas e problemas, os estudantes devem abrir chamado a partir do endereço https://ati.uffs.edu.br.

“É inegável que o e-mail da Google é um serviço de referência. Essa parceria não tem custo direto para a Universidade. A partir de agora, todos os estudantes da UFFS poderão usufruir dessa facilidade e essa conta permanecerá ativa para os estudantes egressos", finaliza Pavan.