UFFS completa 14 anos de história
Solenidade no Campus Chapecó marcou o aniversário e a posse simbólica da nova gestão da Universidade

Publicado em: 15 de setembro de 2023 17h09min / Atualizado em: 18 de setembro de 2023 16h09min

Nesta sexta-feira, dia 15, a UFFS completou 14 anos de história. Para celebrar a data, foi realizada, no auditório do Bloco C do Campus Chapecó, uma solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades da área da educação, políticas e sindicais, representantes de movimentos sociais, assim como estudantes, professores, técnicos administrativos e comunidade em geral. Na oportunidade, foi realizada a posse simbólica do reitor João Alfredo Braida e da vice-reitora Sandra Simone Hopner Pierozan.

A abertura do evento foi marcada pela entrada da bandeira da UFFS, conduzida pela estudante haitiana Christele Fanfan e por Genes da Fonseca, da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), como representante da comunidade regional. Na voz e violão, esteve Nicolle Eduarda Martinelli, egressa do curso de Pedagogia e mestranda em Educação da UFFS - Campus Chapecó.

Na sequência, foi realizada a leitura de um texto sobre a história e os compromissos e metas da UFFS, feita pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Willian Simões, seguida de gritos de ordem vindos da plateia. Cada frase foi proferida por um representante dos segmentos que compõem a comunidade universitária: professores, comunidade regional, estudantes (incluindo indígenas e imigrantes) e técnicos.

O primeiro ato da solenidade foi a assinatura do termo de posse da vice-reitora, que, em seguida, proferiu um discurso emocionado, no qual destacou a importância da representatividade feminina à frente da UFFS. Houve ainda espaço para o discurso de representantes dos estudantes, do Conselho Estratégico Social, das entidades sindicais representativas dos técnicos e dos docentes e da professora Adriana Remião Luzardo, diretora do Campus Chapecó, representando todos os demais diretores de campi.

A deputada estadual Luciane Carminatti e o deputado federal Pedro Uczai lembraram em seus discursos da luta necessária para que o sonho da UFFS se tornasse realidade. Emocionados, eles agradeceram a todos aqueles que participaram dos movimentos para a criação da Universidade e ressaltaram a importância de que o trabalho deve continuar, para que a Instituição se aprimore e cresça. Também esteve presente na solenidade a deputada federal Ana Paula Lima.

O ministro da Educação, Camilo Santana, foi convidado para a solenidade, mas não pode estar presente. Por e-mail à nova gestão, o ministro agradeceu o convite e justificou sua ausência em razão de compromissos oficiais assumidos anteriormente.

Para finalizar a solenidade, o reitor, João Alfredo Braida, apresentou os nomes dos membros da nova gestão e, em seu discurso, agradeceu a todos que, de alguma forma, contribuíram para que ele e a vice-reitora estivessem à frente da UFFS. Na sequência, todos foram convidados a almoçar no Restaurante Universitário, que preparou um cardápio especial para celebrar os 14 anos da UFFS e os seus 9 anos de funcionamento no Campus Chapecó.

Galeria de Imagens: