UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promoveu evento sobre Educação do Campo

Publicado em: 20 de junho de 2011 08h06min / Atualizado em: 21 de março de 2017 14h03min

Desenvolver ações articuladas, discutir o processo de formação de professores e refletir a respeito da natureza do curso de Educação do Campo. Estes foram alguns dos pontos discutidos durante Seminário realizado em Laranjeiras do Sul, nos dias 15 e 16 de junho. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participou como um dos promotores do evento.

Durante os dois dias, cerca de 400 pessoas acompanharam, na sede do Assentamento 8 de Junho, a programação composta de conferências, mesa-redonda e atrações culturais. Além do II Seminário de Educação do Campo da UFFS, também aconteceram, de forma conjunta, o II Seminário das Licenciaturas de Educação do Campo do Paraná, o III Seminário de Educação e Políticas Públicas da Unicentro e o V Seminário da Educação do Território da Cantuquiriguaçu. O  vice- reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, participou da cerimônia de  abertura e proferiu a primeira conferência do evento.

Os seminários tiveram participação de estudantes e professores das instituições de ensino que possuem cursos de Educação do Campo no estado do Paraná: UFFS, Unicentro, UTFPR, Unioeste. Também acompanharam o evento professores da rede estadual e municipal de ensino, pesquisadores de várias universidades, lideranças de movimentos sociais e gestores públicos, além de  secretários municipais de Educação e prefeitos de municípios da região. Um dos  momentos  marcantes do encontro foi a noite cultural, com a apresentação do cantor Pedro Munhoz e de artistas regionais. A palestra de encerramento foi com a professora  Roseli Salete Caldart, pesquisadora e referência nacional no tema Educação do Campo.

Na opinião do coordenador geral do encontro, professor da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul Joaquim da Costa, dentre os resultados do evento deste ano  destacam-se a análise dos avanços das políticas públicas, o planejamento de metas para curto, médio e longo prazo e a elaboração de um documento construído durante o evento para ser entregue à secretaria de estado da Educação e ao Ministério da Educação.