Seminário regional discute Agroecologia

Publicado em: 10 de maio de 2011 09h05min / Atualizado em: 21 de março de 2017 10h03min

Um debate sobre potencialidades e avanços da agroecologia no âmbito das universidades acontece no na sexta-feira (13), em Chapecó. O “Seminário Regional de Agroecologia: Educação Pesquisa e Extensão” é gratuito e promovido pelos Grupos de Trabalho em Agroecologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). As discussões terão início às 8h30min, no auditório do Sindicato dos Bancários.

Também é objetivo do seminário, reforçar as redes de cooperação de pesquisa, ensino e extensão entre as instituições de ensino de nível superior, empresas de pesquisa públicas e organizações não-governamentais. Participam do evento, professores, estudantes, extensionistas, pesquisadores, dirigentes de entidades e agricultores da região. Os participantes recebem certificação.

Segundo uma das organizadoras do seminário, a professora da UFFS,  Ines Claudete Burg, nos últimos 20 anos a Agroecologia começou a ser tema em universidades. Isso vem acontecendo de maneiras diferentes nas instituições de ensino: em disciplinas, em pós-graduações e até em propostas de cursos de graduação em Agroecologia – o que ainda gera polêmicas pelo fato de criar uma nova profissão. A UFFS foi a primeira universidade a criar o curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia. “Formaremos um agrônomo com condições técnicas de orientar a produção agroecológica”, afirmou.

A intenção do seminário, portanto, é trocar essas experiências – sobre ensino, pesquisa e extensão - regionalmente. O evento também serve como uma forma de preparação para o Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece em novembro, em Fortaleza, e terá a presença de representantes da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

Confira a programação completa

MANHÃ
08h30min
ABERTURA -