Seminário discute ”Juventude Rural no Século XXI – Êxodo ou Permanência?” em Realeza

Publicado em: 31 de maio de 2011 09h05min / Atualizado em: 21 de março de 2017 11h03min

Inicia na quarta-feira (1), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, o Seminário “Juventude Rural no Século XXI – Êxodo ou Permanência?”. O evento, que é coordenado pelo professor Aparecido Francisco Bertochi dos Santos, surgiu de uma discussão na câmara temática de Educação no Campo promovida pelo Grupo Gestor do Território Sudoeste do Paraná (GGETESPA).

Contando com a participação de varias instituições, que estão realizando atividades voltadas ao interesse do território Sudoeste (como, por exemplo, o estudo do impacto do êxodo rural na região) o campus da UFFS estará oferecendo o seminário com o objetivo de saber, pensar e conscientizar sobre a importância de se valorizar o papel da agricultura familiar e o motivo pelo qual está acontecendo o êxodo rural do jovem.

Desse modo, para Bertochi, será possível desenvolver políticas públicas que possam colaborar para que os jovens permaneçam no campo com suas famílias. Ele ainda comenta que uma outra forma de mudar esse quadro é a busca, por parte das universidades, de metodologias e tecnologias inovadoras que possam facilitar o  trabalho dessas pessoas no meio rural no que diz respeito a árdua atividade a qual estão sujeitas.

Outro objetivo desses encontros é discutir com os adolescentes as oportunidades no campo e na cidade. No seminário também serão abordados assuntos relativos às consequências que o êxodo rural poderá trazer se não existir uma geração futura para assumir a agricultura familiar.

O seminário, que segue até a sexta-feira (3),  é aberto a toda a comunidade  e ainda está com as inscrições abertas no site da UFFS (www.uffs.edu.br), no link “Agenda” ou diretamente no campus da universidade por meio da secretaria da coordenação de cursos.

Os participantes que preencherem o formulário e tiverem uma participação de 75%  receberão certificado de  24 horas expedido pela UFFS.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3543-8304

PROGRAMAÇÃO:

Dia 01/06
Local – Casa da Cultura
19h45 – Atividade Cultural: Apresentação de dança Studio Ballet Art - Profª. Amélia Skiba
20h15 – Abertura -  João Alfredo Braida - Diretor da UFFS - Campus Realeza
20h30 - Palestra juventude rural no século XXI - Drª. Sueli Martins - UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão

Dia 02/06
Local – UFFS
8h00 – 12h00 - Painéis e Exposição de Fotos de Sebastião Salgado
13h30 – 17h30 – Juventude rural - Representante da FETRAF-SUL - Francisco Beltrão
19h30 - 22h30 – Questões de gênero - Drª. Roseli Alves Santos – Unioeste – Campus de Francisco Beltrão