Semana Acadêmica valoriza formação em Letras

Publicado em: 13 de maio de 2011 08h05min / Atualizado em: 21 de março de 2017 10h03min

Discutir “Formação e atuação do profissional de Letras: desafios e perspectivas” é a proposta da I Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. O evento, de 17 a 19 de maio, acontece na Unidade Seminário (Acesso Canários da Terra, Bairro Seminário) e é aberto à comunidade externa.

A Semana Acadêmica terá palestras, mesas-redondas, minicursos e uma oficina, com o objetivo de debater temas vinculados ao ensino de línguas e literaturas, formação de leitores, formação de professores, atuação do profissional de Letras como professor e para além da sala de aula. As inscrições precisam ser feitas somente para os minicursos e estarão abertas até o dia 15, pelo semanaletrasuffs.blogspot.com/.

A professora da UFFS e uma das organizadoras do evento, Maria Laiño, lembra que a profissão de professor vem sendo desvalorizada nos últimos anos. Segundo ela, notícias de violência em sala de aula e a baixa remuneração têm contribuído com essa visão negativa da profissão. Porém, afirma, o evento pretende mostrar o lado positivo de ser professor. “Queremos suscitar a paixão em ser professor. O professor atua como mediador do processo de aprendizagem e dá orgulho em observar o progresso do aluno”.

Ela também destaca que a Semana Acadêmica pretende mostrar um pouco dos outros caminhos que o licenciado em Letras pode atuar, como tradutor e intérprete, produtor, revisor e editor de textos e como produtor cultural.

Para a professora, a atividade extra classe é essencial para a formação dos estudantes, que terão a oportunidade de falarem sobre assuntos que nem sempre estão contemplados nas disciplinas. Também são convidados professores de outras instituições, trazendo outros pontos de vista aos assuntos a serem discutidos no evento.

Veja a programação completa:

17.05.2011

8h00 às 8h30 – ABERTURA OFICIAL

8h30 às 10h00 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Os gêneros textuais e suas práticas sociais: a produção em sala de aula de LE.
Palestrante: Profª Drª Maria José Damiani Costa (UFSC)

10h20 às 11h45 – MESA REDONDA
Desafios da formação e atuação de professores de ELE
Participantes: Maria Letícia (Gerente da GERED); Profª Ma. Alejandra Rojas Covalski (UFFS)
Mediadora: Profª Ma. Maria José Laiño

14h00 às 17h00 – MINICURSO
Literatura e inmigración: una mirada rioplatense a la “problemática” del gringo.
Ministrante: Prof. Me. Santo Gabriel Vaccaro (UFFS)
Número de vagas: 20

19h10 às 22h10 – MINICURSO
Usos de recursos informatizados en la clase de español.
Ministrante: Profª Ma. Alejandra Rojas Covalski
Local: Laboratório de informática 1 - Unidade Seminário
Número de vagas: 50

18.05.11
8h30 às 10h00 – PALESTRA
Literatura e autoritarismo
Palestrante: Profª Ma. Neiva Graziadei (UFFS – campus Cerro Largo)

10h20 às 11h45 – MESA REDONDA
Tópicos de tradução
Participantes: Profª Ma. Alejandra Rojas Covalski (UFFS), Profª Ma. Maria José Laiño (UFFS), João Batista Torres Pereira (membro Associação Chapecoense de Escritores)

14h00 às 17h00 – MINICURSO
Criação de atividades interativas para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem
Ministrante: Prof. Me. Fernando da Silva (UNOCHAPECÓ)
Local: Laboratório de informática 1 - Unidade Seminário
Número de vagas: 15

19h10 às 20h40 – PALESTRA
A individualização do sujeito no discurso sobre o ensino de língua portuguesa
Palestrante: Prof. Dr. José Simão da Silva Sobrinho (UFFS)

20h50 às 22h00 – MESA REDONDA
Literatura e formação de leitores
Debatedores: Prof. Me. Luciano Melo de Paula (UFFS), Profª Ma. Neiva Graziadei (UFFS), Prof. Me. Luciano Carvalho do Nascimento (CMRJ)

19.05.11

8h30 às 10h00 – PALESTRA
Formação contínua de professores de língua portuguesa: reflexões a partir de experiências em um grupo ao longo de 10 anos
Palestrante: Profª Drª Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB)
Local: Auditório Unidade Seminário

10h15 às 11h45 – MESA REDONDA Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa.
Participantes: Prof. Me. Clovis Butzge (UFFS-Realeza), Profª. Ma. Marcela Langa (UFFS-Laranjeiras do Sul), Profª Ma. Francieli Pinton (UFFS - Cerro Largo)

14h00 às 17h00 – MINICURSO
O jornal na sala de aula de língua portuguesa
Ministrante: Prof. Me. Luciano Melo de Paula (UFFS)
Local: Laboratório 2 - Unidade Seminário
Número de vagas: 25

19h10 às 20h40 – PALESTRA
Educação Básica e formação de professores de língua portuguesa: das propostas curriculares às práticas em sala de aula
Palestrante: Profª Drª Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB)
20h50 às 22h00 – DEBATE SOBRE A PALESTRA ANTERIOR
Debatedores: Profª. Drª. Mary Neiva da Luz (UFFS), Profª. Ma. Mary Stela Surdi, Profª. Drª. Claudia Finger-Kratochvil (UFFS).
Mediadora: Profª. Drª. Claudia Rost Snichelotto (UFFS)