Segunda edição dos Jogos da UFFS inicia com presenças do reitor e do presidente da UNE

Publicado em: 23 de outubro de 2012 08h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 11h03min

A abertura oficial dos Jogos da Universidade Federal da Fronteira Sul (JUFFS) foi realizada no domingo (21), no Clube Cruzeiro, em Cerro Largo. A abertura contou com a presença do reitor da UFFS, Jaime Giolo e o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu. Além deles, o diretor do Campus Cerro Largo, Edemar Rotta, o secretário Especial de Assuntos Estudantis, Maurício Bozatski, o coordenador Administrativo do Campus Cerro Largo, Melchior Malmann e o prefeito de Cerro Largo, Adair Trott também compareceram à abertura.

O grupo de dança do Centro Estudantil de Tradições Gaúchas (CETG) Alvorada dos Pampas da Escola Estadual Eugênio Frantz de Cerro Largo preparou o espírito de integração dos estudantes com uma apresentação que incluiu as bandeiras de todos os municípios dos campi participantes.

Segundo o reitor da UFFS, Jaime Giolo, “a universidade prospera academicamente à medida que integra e proporciona aos seus alunos atividades diversas e experiências variadas. Na abertura, senti que aí estava uma universidade realmente em funcionamento, integrada e articulada”, declara.

O presidente da UNE, Daniel Iliescu destacou a importância da realização dos Jogos porque “para além da prática esportiva, é a dimensão cultural, política e social de integrar a juventude e de aproximar o jovem para compartilhar”. Ele aproveitou a oportunidade para saudar a instituição pelas vitórias conquistadas e pelos avanços: “A UFFS é uma vitória de educadores, professores, movimentos sociais e estudantes que lutam por uma universidade que produza conhecimento vinculado às necessidades da região. A UFFS é tão avançada que tem um percentual de alunos que vêm da escola pública que é ainda mais adiantada que essa vitória da lei de cotas”, acrescentou Daniel.

Logo após à abertura, a banda Burn, de Cerro Largo, deu seguimento ao evento.