Reitoria e Governo do Estado de Santa Catarina formalizam repasse de verba para fomento à pesquisa

Publicado em: 05 de outubro de 2016 11h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 10h01min

Para incentivar projetos de inovação e pesquisa e transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso foi autorizado na última terça-feira (4), em Florianópolis, o repasse de cerca de R$ 15 milhões para empreendedores e universitários.

Do valor, R$ 10 milhões são da Fapesc, e o restante é de instituições parceiras, entre elas a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Receberão os recursos os contemplados no Programa Sinapse da Inovação e Programa de Pesquisa para o SUS, e três outros editais: Researcher Connect, Apoio a Grupos de Pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Apoio a Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações de Ensino (Acafe).

“É um apoio direto às pessoas que têm vocação empreendedora, que têm uma boa ideia na área de tecnologia. Depois de passar por uma rigorosa seleção e avaliação técnica, as pessoas são selecionadas e, então, o Governo do Estado dá o aporte financeiro para que a ideia se materialize em uma empresa e em um produto. Com isso, contribuímos para a competitividade, a eficiência empresarial e a geração de empregos. Toda nova economia precisa de apoio, e Santa Catarina tem crescido nessa área. Muitas das empresas que são sucesso hoje no Brasil nasceram aqui, nesse modelo”, disse o governador do Estado, Raimundo Colombo.

Através do edital conjunto entre Fapesc e UFFS, foram concedidas 26 bolsas de Iniciação Científica e contratados 18 projetos de grupos de pesquisa selecionados no edital de Apoio à Pesquisa. O valor do aporte é de R$500 mil, sendo R$ 250mil liberados pela Fapesc e R$ 250mil liberados pela UFFS.

Para o reitor da UFFS, Jaime Giolo, “os recursos para fomento da pesquisa provenientes da cooperação entre Fapesc e UFFS demonstram o reconhecimento que a UFFS já está obtendo da parte dos órgãos de fomento brasileiros, em virtude da importância estratégica que o desenvolvimento da pesquisa científica tem para a nossa região”, avalia..

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, salienta que “é a primeira vez que a UFFS lança um edital em parceria com uma fundação de apoio. A iniciativa é inovadora e vamos desenvolver o melhor trabalho possível para que possamos prosseguir e ampliar essa parceria com a Fapesc e também com outras fundações”.

Os projetos aprovados na Chamada Pública serão desenvolvidos de forma integrada, com envolvimento de diversos pesquisadores e desenvolvidos ao longo de dois anos. “Os projetos já foram selecionados via edital, para um período de 24 meses de execução. Os termos assinados ontem firmam o repasse dos recursos para os grupos de pesquisa da UFFS. Os recursos serão repassados este ano ainda", complementa Trevisol.

O evento contou com a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do governador Raimundo Colombo. Também participaram o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni, secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio.

* Contribuição da Secretaria de Estado de Comunicação.