Reitor da UFFS participa de evento sobre educação integral

Publicado em: 24 de outubro de 2011 08h10min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min

O reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo, esteve em Erechim-RS, na noite da última sexta-feira (21), a convite da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.

Juntamente com a diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), Jaqueline Moll, o reitor da UFFS falou sobre a educação integral e os desafios para o Brasil do século XXI.

O evento foi realizado no Auditório da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) e contou com um público formado por diretores, professores e monitores da rede municipal de ensino e que trabalham diretamente com a implantação do Programa Mais Educação nas escolas municipais de Erechim, além de dirigentes e professores de instituições de ensino superior e acadêmicos de cursos de Pedagogia. Da UFFS também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, e a diretora de organização pedagógica, Adriana Salete Loss.

Sobre o programa Mais Educação, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, afirmou que estamos em um momento que podemos intervir no destino do país através do fortalecimento das escolas em tempo integral, do incentivo ao ingresso no Ensino Superior e da instalação democrática de instituições de ensino superior em regiões menos assistidas.

Para a diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), Jaqueline Moll, a educação integral não se resume a integralidade de tempo, mas também a espaços educativos, envolvimento de diferentes atores e de diferentes ações. “Os meninos e meninas atendidos pelo Programa Mais Educação terão a possibilidade de desenvolver seus talentos o que, consequentemente, os afasta da violência, das drogas e do crime”, ressaltou.

Na ocasião também foi lançado o livro “Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos”, organizado por Jaqueline e que tem entre os colaboradores o professor Giolo que escreveu o capítulo intitulado “Educação de tempo integral: resgatando elementos históricos e conceituais para o debate”.

O livro propõe e qualifica o debate da educação integral com base em conceitos e teorias de grandes pensadores da educação tais como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire, entre outros. Ele também explicita a necessidade de novos pactos entre governo e sociedade para que essa agenda se cumpra, abre espaços para o debate sobre a reorganização cotidiana da escola e apresenta experiências bem-sucedidas de estados e municípios empenhados na tarefa de construir uma escola de educação integral a partir do desafio de repensar a escola pública.

O Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macro campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005.