Reitor da UFFS convida ministro da Educação para proferir Aula Magna

Publicado em: 03 de maio de 2011 10h05min / Atualizado em: 21 de março de 2017 10h03min

Um dos compromissos cumpridos pelo reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo, em Brasília durante os dias 26 e 27 de abril foi encaminhar convite ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para uma visita à instituição e ministrar a Aula Magna de 2011. O dirigente também tratou da seleção para professores seniores e da possibilidade de contratações e da  realização de novos concursos públicos ainda para este ano.

O primeiro compromisso na Capital Federal foi uma conversa com o diretor de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Emídio Cantídio de Oliveira Filho, para tratar do programa de contratação de professores seniores para atender as instituições novas e as que estão em fase de expansão no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Estamos finalizando o edital para contratação destes professores e a intenção é de contar com um número entre 15 e 20 profissionais seniores, que é a necessidade da UFFS neste momento”, informa Giolo.

Ainda no dia 26 o reitor da UFFS reuniu-se com o secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais do MEC, Claudio Vignati. O assunto principal foi a viabilização de liberação de emenda parlamentar para financiar as obras de acesso ao campus da UFFS em Chapecó, as quais tem custo estimado de R$ 1 milhão. À noite Jaime Giolo participou de seminário no Ministério da Educação com o tema “Novo Plano de Educação”, aprovado pelo Congresso Nacional em 2011.

No dia 27 o primeiro compromisso do reitor da UFFS foi com o secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, quando foi discutida a possibilidade de ingresso da universidade no sistema sistema de seleção Unificada (SiSU). Após esteve com o diretor de Tecnologia de Informação do Mec, Bruno Adann Sagratski Coura e com diretor geral da Rede Nacional de Pesquisa, Nelson Simões. As reuniões  tiveram como foco a possibilidade de extensão da rede de banda larga para atender os  campi da UFFS em processo de instalação nos locais definitivos.

Para tratar dos processos de avaliação dos cursos de graduação ofertados pela UFFS para fins de reconhecimento pelo MEC, Giolo esteve reunido com o diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Paulo Roberto Wollinger, e com a diretora de Avaliação de Educação Superior do Inep, Cláudia Maffini Griboski. O último compromisso da agenda foi com o coordenador geral de Gestão de Redes das Instituições Federais de Ensino superior (Ifes), Marcos Aurélio Souza Brito, com a intenção de viabilizar a realização de novos concursos públicos para 2011, bem como de contratações. “Depois desta conversa, as perspectivas são positivas”, avalia Jaime Giolo.