Projetos nos cinco campi da UFFS promovem cultura e envolvem comunidade

Publicado em: 04 de julho de 2013 08h07min / Atualizado em: 28 de março de 2017 10h03min

Com a publicação do Edital 227/UFFS/2013, no mês de junho, no qual constavam os 14 projetos contemplados com Bolsa Cultura, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) inicia um novo estágio de interação com as comunidades no entorno dos cinco campi da instituição. Com o apoio de 50 bolsistas estudantes de graduação, os projetos pretendem oferecer atividades e bens culturais, tanto para o público interno da UFFS, quanto eventos abertos que possibilitem a participação e a troca de informações com públicos variados e interessados na valorização e incremento da área cultural.

Para o diretor de Arte e Cultura, Claiton Marcio da Silva, a expectativa em relação à implementação dos projetos é bastante grande, principalmente pela possibilidade de aproximar ainda mais as comunidades da Universidade. Para Claiton, essas atividades também oferecem um ambiente favorável à socialização e troca de experiências. “A procura está sendo grande. Como exemplo, podemos citar uma atividade ofertada no Campus Laranjeiras do Sul que teve mais de 160 inscrições, o que demonstra o interesse por iniciativas neste contexto”, avalia.

Cada projeto contará com um docente coordenador, bolsistas e voluntários, que podem ser servidores da UFFS ou da comunidade externa. Os estudantes bolsistas, no máximo cinco em cada projeto, tem direito a bolsa no valor de R$ 400,00, com vigência de junho a dezembro. Os recursos para pagamento das bolsas, num total de R$ 140.000,00, são oriundos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), no qual iniciativas culturais estão entre as áreas de abrangência.

Entre os estudantes bolsistas está Paulo José dos Santos, do Campus Erechim, integrante do projeto Contato: troca de saberes e experimentações artísticas relacionadas com a diversidade cultural brasileira. Para Paulo, a exibição de filmes, umas das atividades programadas, é uma ótima forma de integrar a comunidade e uma maneira de trocar diferentes saberes. “Como estudante de Agronomia, vou ter contato com pessoas de bagagens culturais diferentes. Nesse processo, os conhecimentos se completam e todos ganham”, diz.

No Campus Laranjeiras do Sul, os bolsistas Elder Tomassevski, do projeto "Educação Musical", e Valdirene Dambroski Bittencourt, integrante no projeto "MisticArte: Juventude mobilizada, conscientizando pelo viés da arte", pretendem trabalhar em conjunto, já que os dois projetos têm atividades que se complementam. De acordo com Elder, os cinco bolsistas envolvidos no projeto estão na fase de embasamento teórico e prático com um profissional de música, “para poderem repassar as informações aos inscritos nas oficinas”. Conforme Valdirene, “o aprendizado vai refletir na participação em sala de aula, já que o diálogo com outras pessoas e exercícios de improvisação auxiliam para uma melhor postura”.

Se depender do entusiasmo das estudantes do Campus Chapecó, Lizandra Rafaela Tavares e Camila Nascimento Machado, bolsistas no projeto "Música e responsabilidade social: Contribuições da Universidade com crianças e adolescentes à espera de adoção", a iniciativa será bem sucedida. Durante o andamento do projeto, elas e outros dois colegas vão fazer visitas semanais ao Abrigo Municipal de Chapecó para apresentar técnicas de percussão corporal e exercícios vocais. Conforme Lizandra, a expectativa é enorme. “É um público bem carente e necessitado, inclusive de atenção e carinho”, revela. Segundo Camila, que se diz apaixonada por música, “também estão programadas apresentações musicais mensais, graças à colaboração de amigos e colaboradores no projeto”.

Projetos em andamento nos cinco campi da UFFS

Projeto: Resgate Histórico Cultural do Rock na cidade de Xanxerê-SC

Coordenador: Jaisson Teixeira Lino

Projeto: Projeto Cultura: experimentos e sentidos