Projetos de extensão da UFFS são contemplados em edital do MEC

Publicado em: 14 de junho de 2011 09h06min / Atualizado em: 21 de março de 2017 14h03min

Seis programas e projetos de Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foram contemplados com recursos no Programa de Extensão Universitária - PROEXT 2011- do Ministério da Cultura (MEC) e da Secretaria de Educação superior (SESu). Em linhas temáticas variadas, os recursos para os projetos ultrapassam R$ 330.000,00.

O Edital nº 4 PROEXT 2011 foi lançado em março de 2011 e as inscrições das propostas ocorreram até o dia 11 de abril. Foram disponibilizados recursos provenientes de diversos Ministérios, com gerenciamento da Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC. O Edital abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social em suas diversas dimensões. As propostas deviam enquadrar-se em uma das 13 linhas temáticas propostas no Programa de Extensão.

O programa “Aquicultura Familiar em Sistema Orgânico: Processo Produtivo e Viabilização Econômica Através de Cooperativismo e das Políticas Públicas”, que tem na coordenação Maude Regina de Borba, foi o único programa a obter a pontuação máxima (100.00) na linha temática 4 do PROEX 2011: Pesca artesanal e aquicultura familiar. O programa será implementado junto a produtores familiares dos municípios de Porto Barreiro e de Laranjeiras do Sul no decorrer do ano de 2012.  Ao todo, participam quatro professores, uma médica veterinária, uma técnica em agropecuária e mais quatro alunos bolsistas. Maude de Borba é coordenadora do curso de Engenharia de Aquicultura, ofertado pela UFFS - campus de Laranjeiras do Sul.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS, Geraldo Ceni Coelho, o Edital PROEXT tem sido um dos principais instrumentos de fomento a ações de extensão universitária do governo federal. “O último edital reflete uma política de extensão universitária que parte das grandes discussões que acontecem nas universidades e nos fóruns de extensão, como o FORPROEX (Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras)”, analisa Ceni Coelho. Na avaliação do pró-reitor, “a contemplação de seis programas e projetos sinaliza que a UFFS está demonstrando seu grande potencial na área da extensão universitária”.

Quadro de Programas e Projetos da UFFS contemplados com recursos no Edital PROEXT 04:

Linha Temática 1: Educação
Projeto: Informatização nas escolas de Realeza e regiões circunvizinhas
Coordenador: Anibal Lopes Guedes

Linha Temática 3: Cultura e Arte
Projeto: Política na Rede: Um site sobre a história política no Oeste de Santa Catarina (1964-1979)
Coordenador: Mateus Gamba Torres

Linha Temática 4: Pesca artesanal e aquicultura familiar
Programa: Aquicultura Familiar em Sistema Orgânico: Processo Produtivo e Viabilização Econômica Através de Cooperativismo e das Políticas Públicas
Coordenador: Maude Regina de Borba

Linha Temática 5: Promoção da Saúde
Projeto: Processo educativo-reflexivo acerca da revitalização da Política Nacional de Promoção d a Saúde no município de Guatambu/SC