Projeto promove aproximação da UFFS com universidades argentinas da região da fronteira

Publicado em: 08 de abril de 2015 09h04min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 14h01min

O nome do projeto é emblemático: Nósotros. Propositalmente um neologismo entre os pronomes pessoais das línguas portuguesa e espanhola com a intenção de aproximar a UFFS de universidades argentinas com atuação na região de fronteira. O Projeto Nósotros vai reunir em Chapecó, no período de 13 a 15 de abril, representantes da UFFS e das instituições Universidad Nacional de Misiones, Universidad Católica de las Misiones, Universidad Gáston Dachary e Instituto Universitario de Ciencias de la Salud – Fundación H. A. Barceló.

O evento é organizado pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais da UFFS e começou a tomar forma durante a realização da XXXIII Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça, em dezembro de 2014 na cidade parananense de Foz do Iguaçu. O evento teve o intuito de aproximar universidades brasileiras e argentinas para a realização de projetos e ações.

O Projeto Nósotros, como um de seus desdobramentos, vai constar de reuniões de trabalho com as instituições envolvidas para proposição de projetos e cursos para serem implementados e executados em parceria. Uma das ações a serem discutidas durante o evento é a criação do curso de graduação Letras Portugues/Espanhol, com metade da frequência das aulas na UFFS e a outra metade na Argentina. O mesmo acontecendo quando ofertado no país vizinho. Também fará parte das tratativas a implantação de um mestrado em Agroecologia/Agropecuária e cursos de extensão envolvendo medicina familiar.

As reuniões de trabalho são fechadas para participação dos representantes da UFFS e das quatro instituições de ensino da Argentina. A comunidade acadêmica e o público externo poderão acompanhar a abertura do evento, na tarde do dia 13 de abril, além da palestra com Denise Martins Abreu e Lima, coordenadora nacional do Programa Idioma sem Fronteiras (ISF/MEC), a qual abordará assuntos como internacionalização e o Programa Ciência sem Fronteiras, na manhã do dia 14. A palestra será no Campus Chapecó e transmitida por videoconferência para os demais campi da UFFS. A apresentação das propostas das mesas de trabalho e o encerramento do evento, na manhã do dia 15, também poderão ser acompanhados pelo público.

O assessor de Assuntos Internacionais da UFFS, Mauricio Bozatski, ressalta que do encontro resultará uma agenda dos programas e ações a serem implementados daqui para frente por meio do Projeto Nósotros, inclusive com encaminhamentos relativos aos editais de seleção dos cursos ofertados em parceria. “Estes cursos, o de graduação e o mestrado, terão dupla titulação. Outro assunto importante que trataremos durante o encontro é a possibilidade de a UFFS oferecer o teste de proficiência em Língua Espanhola”, informa Bozatski.

Programação completa do encontro

HORÁRIO

14h-17h

Abertura

Sala 401B – Bloco A

Sala 403 – Bloco A

Sala 110 – Bloco B

Sala 206 – Bloco B

Sala D: Idiomas sem Fronteiras – CELU/ELSE

08h30-12h

Campus UFFS Chapecó

Palestra sobre o Idioma sem Fronteiras - Denise Martins Abreu e Lima ISF/MEC - Representante CELU/ELSE

Sala 1.3.9

Sala 1.4.1

Sala 1.4.3

Sala 2.2.5 (AAI)

Sala D: Idiomas sem Fronteiras – CELU/ELSE

14/04 – 3ª FEIRA

Sala 1.4.4

Sala 1.3.9

Sala 1.4.1

Sala 1.4.3

Sala 2.2.5 (AAI)

Sala D: Idioma sem Fronteiras – CELU/ELSE

Sala 1.4.4

8h30-11h30

Campus UFFS Chapecó

Apresentação das Propostas das Mesas de Trabalho e Encerramento.