Professores da UFFS integram grupo nacional de estudos

Publicado em: 26 de abril de 2013 08h04min / Atualizado em: 27 de março de 2017 14h03min

Os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antonio Inácio Andrioli e Pedro Christofolli agora integram o Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (GEA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Coordenado pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), o GEA atualmente é composto por 20 pesquisadores, entre representantes do governo e da sociedade civil. O grupo tem o objetivo de aprofundar o entendimento e qualificar os debates acerca da conservação da agrobiodiversidade, sobre os riscos dos Organismos Geneticamente Modificados, e sobre a garantia dos direitos dos agricultores e consumidores.

De acordo com Andrioli, a participação no GEA credencia a UFFS, nacional e internacionalmente, na pauta da conservação da agrobiodiversidade. “Para nós esse convite para participar do grupo não é surpresa, pois a UFFS já nasceu com essa preocupação, sinalizada nos nossos cursos de graduação e pós-graduação. Já participamos também da CTNBio, que é a Comissão Técnica Nacional da Biossegurança, e o MDA nos considera um parceiro estratégico pela região em que estamos inseridos, onde temos forte atuação da agricultura familiar e camponesa”, destacou.

Andrioli ressalta, ainda, que o grupo organiza artigos e contribui na produção de cartilhas e livros do MDA sobre a temática. “Organizamos e participamos de eventos, como é o caso do VI Seminário Estadual de Agroecologia de Santa Catarina, de onde traremos três integrantes do GEA para uma mesa redonda. A participação no grupo facilita e enriquece muito o debate da temática do meio ambiente e a biossegurança dentro e fora da Universidade”, frisou.