Processo Seletivo recebe mais de 15 mil inscrições

Publicado em: 31 de janeiro de 2012 08h01min / Atualizado em: 22 de março de 2017 14h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) divulgou hoje a lista de aprovados no Processo Seletivo 2012. Ao todo, 15.136 candidatos se inscreveram para os 33 cursos de graduação ofertados nos cinco campi da Instituição.

O destaque deste processo, segundo o reitor da instituição, Jaime Giolo, é que nenhum curso teve procura inferior ao número de vagas ofertadas. “O panorama brasileiro indica que os cursos de licenciaturas estão em rota de fechamento ou então, a caminho dela. Na UFFS, esse quadro se inverte, temos analisado a crescente procura pelos cursos formadores de docentes e, neste sentido, nos somamos às políticas adotadas pelo Ministério da Educação e seus órgãos descentralizados, que trabalham, também, com o intuito de fortalecer o magistério no Brasil e na relocação dos docentes brasileiros a um patamar adequado”, afirmou o Reitor.

Outro ponto frisado por Giolo é a agilidade proporcionada através da forma de seleção de candidatos na Universidade. “A utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é um processo bem organizado e amplo, possibilitou que a UFFS conduzisse o processo seletivo com tranquilidade e clareza. Além da nota do Enem, a utilização do Fator Escola Pública para a classificação dos candidatos encoraja muitas pessoas, que jamais tiveram em seu horizonte cursar o ensino superior, a participar do processo e a buscar a nossa Universidade”, pontuou.

Os números do Processo Seletivo de 2012 superaram as marcas anteriores da própria UFFS e de instituições públicas federais com tradição no Brasil e na região. Neste ano, foram disponibilizadas 2.160 vagas, sendo que a média geral de candidatos por vaga ficou em 7,01. Para Giolo, os números sinalizam a expansão adequada do modelo de educação pública brasileira. “Com certeza isso também demonstra que a localização e os cursos estrategicamente pensados pela UFFS atendem à expectativa da população”, disse.

Finalizando, o reitor afirma que, ao mesmo tempo em que a Universidade divulga os dados com uma ponta de orgulho, também é consciente que muitos alunos ficarão sem a oportunidade de estudar em uma instituição federal gratuita. “Somos conscientes que ao termos mais de 15 mil inscritos para cerca de duas mil vagas, haverá, necessariamente, um número expressivo de candidatos que não realizarão os planos de estudar em uma instituição como a UFFS. Por esta ótica, cerca de 12 mil candidatos – a não ser os que prestaram e foram aprovados em outras escolas – não cursarão uma Universidade Federal este ano e isso aumenta, ainda mais, o compromisso da UFFS em participar do movimento de expansão do ensino superior público no Brasil”, avaliou Giolo.

Números do Processo Seletivo 2012

Neste ano, o Campus de Chapecó registrou 5.156 inscritos para o total de 863 vagas, o que resultou numa média de concorrência de 5,97 candidato vaga. O Estado do Paraná registrou uma média de 8,18 na relação candidato vaga, sendo que foram 1.514 inscrições para o Campus de Laranjeiras do Sul, que ofertou 282 vagas, e 3.004 inscritos para Realeza, onde foram disponibilizadas 270 vagas.

Já o Rio Grande do Sul, que conta com unidades da instituição em Cerro Largo e Erechim, registrou média de concorrência geral de 7,33 candidatos para cada vaga. Em Erechim foram 3732 candidatos inscritos para 400 vagas e em Cerro Largo se inscreveram 1730 candidatos para 345 vagas.

No comparativo com outros anos, a procura por vagas na UFFS vem se demonstrando numa curva de crescimento expressiva: em 2010, primeiro ano de funcionamento da Universidade, foram registrados 11.209 inscritos, ao passo que em 2011, o número subiu para 14 mil e agora, em 2012, 15.136 pessoas participaram do processo de seleção.

Lista de aprovados

A lista de aprovados, edital de matrícula e a relação de candidato x vaga de cada curso estão disponíveis no site: http://resultadops.uffs.edu.br/