PIBID/UFFS promove primeiro encontro institucional

Publicado em: 06 de junho de 2013 09h06min / Atualizado em: 28 de março de 2017 09h03min

O Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) sediou, nos dias 4 e 5 de junho, o 1º Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFFS. Participaram coordenadores, supervisores e estudantes bolsistas do programa dos cinco campi da instituição, bem como professores da rede pública de ensino. A abertura contou com a presença de Maria Salete Perin, integradora de Educação Superior da Gerência Regional de Educação de Chapecó.

O evento teve como propósito rever as ações formativas relacionadas à docência, bem como refletir a profissão como possibilidade formadora e coformadora. Também teve como objetivo buscar reflexões, proposições e exercícios de iniciação à docência, numa multiplicidade de desafios inerentes às matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e, assim, problematizar a postura profissional da universidade neste contexto. Conforme a coordenadora do PIBID/UFFS, Maria Lucia Marocco Maraschin, “o encontro é uma oportunidade para criar condições de refletir sobre a docência. Podemos irradiar uma onda positiva sobre a profissão”, pondera Maraschin.

Sobre o PIBID/UFFS

O PIBID/UFFS iniciou suas atividades em 01 de junho de 2011, com 01 projeto institucional e 12 subprojetos agregados. Participaram desse momento inicial 2 coordenadores institucionais e 12 coordenadores de área, com o apoio de 14 supervisores e 97 estudantes de iniciação à docência. Atualmente, o programa institucional conta com 16 subprojetos institucionais, 16 coordenadores de área, 29 supervisores e 205 estudantes de iniciação à docência, nos cinco campi da UFFS.