Período para ajustes de matrícula inicia na sexta-feira (19)

Publicado em: 18 de abril de 2013 08h04min / Atualizado em: 27 de março de 2017 14h03min

A partir de sexta-feira (19) até o dia 23 de abril, está aberto o período para ajustes de matrículas aos estudantes da graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Os ajustes possibilitam aos estudantes solicitar vagas em novas turmas e/ou requerer exclusão de turmas em que estão matriculados.

Para realizar os ajustes, o aluno precisa acessar, no Portal do Aluno, a opção "Pedido de Ajuste". Ali podem ser feitas as alterações necessárias na lista de CCRs. Após o procedimento, é necessário confirmar e salvar (ou imprimir) o comprovante.

A realização de ajuste não é obrigatória. Somente deve fazê-lo o aluno que não tenha conseguido, no período de rematrícula, inscrever-se nos CCRs que deseja cursar.

Confira abaixo algumas dicas importantes sobre os ajustes:

- Não é possível incluir turmas com sobreposição (choque) de horário.

- O período de ajustes é a última oportunidade de incluir CCRs em sua matrícula. Portanto, fique atento aos prazos.

- Todos os pedidos de ajuste (inclusão ou exclusão de turmas) passam pela análise do coordenador de curso, com base nos critérios especificados no Regulamento de Graduação. Você deve ficar atento ao resultado da análise antes de frequentar ou deixar de frequentar as aulas. Somente pedidos de inclusão deferidos garantem vaga na turma.

- No ajuste, você também pode escolher CCRs que não fazem parte de sua matriz, a fim de cursá-los como componentes extracurriculares ou isolados. Por sua vez, os pré-requisitos, se existentes, devem ter sido cumpridos.

- Não é possível realizar ajuste condicional (ou seja, excluir uma turma somente se a inclusão de outra for deferida). Portanto, ao tentar trocar uma disciplina pela outra, esteja ciente de que não há garantia de vaga.

- A exclusão de CCRs no ajuste libera vagas para outros estudantes que tenham feito pedido de inclusão para a mesma matéria. Portanto, se você já decidiu não frequentar alguma turma em que esteja matriculado, faça sua exclusão durante os ajustes. Assim você evita a necessidade de cancelamento e deixa a vaga à disposição de colegas que precisam dela.